INOVAÇÃO – Cipatex lança produtos ecologicamente corretos

A Cipatex, indústria 100% brasileira, líder na fabricação de laminados sintéticos para calçados, anuncia novidades na tecnologia aplicada em seus produtos. Trata-se do Coverline Eco, laminado de PVC produzido com plastificante de origem vegetal e substrato com fibras de garrafas PET recicladas, e do PorUs® Acqua, produto em poliuretano fabricado com resina à base de água. Os dois novos materiais são destinados aos produtos da linha calçadista e podem ser conferidos na coleção Primavera Verão 2011/2012.

O PorUs® Acqua é um poliuretano espalmado e texturizado com resinas à base de água, que o torna econômica e ambientalmente sustentável para a produção de calçados eco friendly. A novidade foi desenvolvida, há dois anos, em conjunto com a Lanxess, multinacional alemã líder em especialidades químicas. “A grande vantagem do material está na versatilidade e aplicabilidade em diversos mercados. Estamos implantando as primeiras aplicações no setor calçadista, mas temos planos de expandir a utilização para outros segmentos como moveleiro e automotivo”, comenta Leonardo Vieira, gerente de Produtos da Cipatex.

O PorUs® Acqua também garante economia energética visto que o único resíduo de produção é vapor d’água. Além disso, o material chega ao mercado como opção às exigências do consumidor final, que cada vez mais se preocupa com a origem dos materiais utilizados na composição de produtos. “O mercado brasileiro como um todo já está bastante sensível às questões ambientais e, atualmente, as marcas precisam estar atentas, principalmente porque o consumidor já encara a sustentabilidade como uma obrigação das marcas. Desta forma, procuramos criar um material que atendesse às exigências do público e que, ao mesmo tempo, fosse sustentável”, ressalta Vieira.

Fernando Brandão, gerente de novas tecnologias da empresa e um dos responsáveis pela criação do Coverline Eco, explica que o maior desafio foi criar um material totalmente ecológico com a utilização de fontes renováveis. Para criar e produzir um plastificante de origem vegetal que é o grande diferencial do produto, a companhia contou, no último ano, com a parceria da Petrom, empresa do Grupo Cipatex especializada em produtos petroquímicos.

Composto por resina de PVC convencional e plastificante feito de soja, o Coverline Eco é livre de metais pesados, é aplicado em conjunto com substrato, manta de não-tecido, produzido com garrafas plásticas PET recicladas e representa uma evolução natural na cadeia de suprimentos sustentáveis.

Os materiais de origem vegetal estão se tornando cada vez mais competitivos e relevantes para as necessidades da sociedade. “Já é uma prática as empresas investirem em tecnologias e pesquisas aplicadas para a extração de recursos vegetais por sua sustentabilidade econômica e versatilidade. A Cipatex foi pioneira na criação do plastificante elaborado a partir de fontes renováveis. Sem dúvida, esta é uma evolução natural da cadeia de suprimentos mais sustentável do PVC”, finaliza Fernando Brandão.

Os produtos, apresentados durante a última FIMEC, podem ser conferidos na nova coleção Primavera Verão 2011/2012 da empresa e têm como principais diferenciais a inovação, que é marca registrada da Cipatex ao longo de toda a sua história. “A FIMEC, sem dúvida, é a feira de maior visibilidade da América Latina para o setor calçadista. A apresentação da nova coleção, com altos índices de resistência mecânica, visual arrojado, conforto e toque especial, e o lançamento dos materiais ecologicamente corretos, PorUs®Acqua e o Coverline Eco, reafirmaram a nossa sintonia com o meio ambiente e nos dão perspectiva de novos negócios para o próximo semestre, tanto para calçados femininos quanto esportivos”, comenta o diretor comercial, Fabiano Bianchi.

Sobre a Cipatex

Há 47 anos no mercado, a Cipatex é líder na fabricação de laminados sintéticos e oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em laminados sintéticos e não-tecidos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. A companhia conta com uma linha de produtos que atende aos setores de: calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual.

Registrou faturamento de R$ 520 milhões em 2010 e conta com cerca de 1.400 colaboradores distribuídos em três plantas industriais, com área construída de 100 mil m²: a Cipatex Impregnadora, sede da empresa, a Cipatex Sintéticos, em Cerquilho, no interior de São Paulo, e a Cipatex Nordeste, localizada em Bayeux, na Paraíba. Possui ainda outras duas unidades de negócios, a Dinaplast, em Buenos Aires, e a Cipatex Nova Hartz, na cidade de Nova Hartz, Vale do Sinos (RS), pólo gaúcho de calçados e equipada com máquina piloto, laboratório de desenvolvimento e show room.

A empresa é globalizada e possui Sistema de Qualidade Global (ISO 9001 – versão 2008), tem software de Gestão Integrada (ERP-Oracle), além de produtos competitivos para os mercados globais.

Mais informações:

a.maradei comunicação

Kátia Dutra: katia@amaradei.com.br
Veridiana Lutti: veridiana@amaradei.com.br
Ane Maradei: ane@amaradei.com.br

Tel: (11) 2978 6283 / www.amaradei.com.br

Publicado em Banco de Práticas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*