Brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, diz pesquisa

A pesquisa ImagePower® Green Brands 2011 fez um panorama, pelo sexto ano consecutivo, do que pensam os consumidores de oito países do mundo – inclusive o Brasil – quando o assunto é sustentabilidade e empresas verdes. De modo geral, os brasileiros se mostram mais preocupados com o meio ambiente (77%) do que com a economia (20%). Nos dois aspectos, respectivamente, o Brasil é o país com o maior e menor índice entre todas as nações entrevistadas.

Enquanto os brasileiros mantiveram sua preocupação quanto à questão ambiental nas três últimas edições da pesquisa, a China mostrou uma mudança de opinião. Em 2009 e 2010, o índice de chineses que se preocupavam com o meio ambiente era de 29% e 32%, respectivamente. Na edição 2011, o quadro se inverteu e o índice chega a 58%, enquanto a porcentagem dos entrevistados que se preocupam com a economia caiu de 67% para 42%.

Já a nação que mais se preocupa com a economia é o Reino Unido, com 71%, contra 24% dos entrevistados que responderam estar mais ligados com o meio ambiente. Essa tendência também é vista em países como Estados Unidos e França.

Nos países desenvolvidos, os consumidores procuram produtos que tenham algum tipo de certificação que comprove que os itens comprados sejam realmente provenientes de empresas verdes. Na França, Alemanha e China, essa questão é ainda mais acentuada, chegando a porcentagens como 66%, 64% e 62%, respectivamente. No Brasil, contudo, os consumidores não costumam prestar atenção se os produtos são certificados por alguma organização – apenas 31% dos entrevistados se mostraram atentos a esse quesito.

Outros resultados da pesquisa revelam que os brasileiros dão mais atenção para a questão do desflorestamento do que para outros assuntos que envolvem sustentabilidade. Dos entrevistados, 32% afirmaram ser esse o maior desafio que o Brasil deve enfrentar e, em segundo lugar, está a mudança de clima, com 15%. Em países desenvolvidos, a resposta predominante para a mesma questão foi o uso de energia.

Ranking de empresas mais verdes no Brasil

Sobre a Pesquisa

Conduzida pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências da WPP, Landor Associates e Cohn & Wolfe – representada no Brasil pela G&A Comunicação Empresarial – a pesquisa ouviu 9 mil consumidores da Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia e Reino Unido. No Brasil, foram ouvidas 1.101 pessoas das principais cidades do País.

Sobre a Landor Associates

Landor Associates é uma das consultorias líderes de estratégia de marca e design de empresas no mundo. Fundada por Walter Landor em 1941, Landor foi a pioneira em muitos métodos de pesquisas, design e consultoria que estão agora padronizados na indústria de branding. Parceira de seus clientes, a Landor conduz transformações na performance de negócios ao criar marcas mais inovadoras, progressivas e dinâmicas do que seus concorrentes.

A abordagem ampla da Landor em branding é um equilíbrio entre ações dirigidas ao negócio e criatividade excepcional. Seu trabalho gira em torno de serviços de branding, incluindo pesquisa e avaliação de marca, posicionamento e construção de marca, nomenclatura e redação, identidade corporativa e design de embalagem, experiência em marca, administração de brand equity, envolvimento e marca digital.

Com 23 escritórios em 18 países, os clientes atuais e anteriores da Landor incluem as marcas mais poderosas do mundo, como Blackberry, Citi, Conselho de Relações Exteriores, Diageo, Hilton Hotels, Hewlett-Packard, Jet Airways, Microsoft, MillerCoors, Panasonic, PGA of America, Procter & Gamble, Taj Hotels  Resorts and Palaces e Verizon.

Landor faz parte da WPP, uma das maiores empresas de serviços de comunicação do mundo.

Sobre a Cohn & Wolfe

Cohn & Wolfe é uma agência estratégica de relações públicas dedicada a criar, construir e proteger as marcas mais produtivas do mundo. Com escritórios ao redor do mundo, a agência está comprometida em desvendar novas áreas na entrega de estratégias de canais da mídia, programação criativa e excelência na área praticada. A agência é reconhecida ano após ano pelos clientes e pela indústria pela excelência na criatividade, serviço ao cliente, comunicação digital, estratégia de imprensa, gestão sênior e conselho estratégico. Cohn & Wolfe também se classifica entre as primeiras na pesquisa anual “Melhores Agências para se Trabalhar”. Para mais informações, visite: www.cohnwolfe.com. Cohn & Wolfe faz parte da WPP (Nasdaq: WPPGY), um dos maiores grupos de comunicação do mundo. No Brasil, a agência é representada pela G&A Comunicação Empresarial (www.gaspar.com.br).

Sobre a Penn, Schoen & Berland Associates

Penn, Schoen & Berland Associates, uma unidade do WPP Group (Nasdaq = WPPGY), é uma consultoria global em pesquisa especializada em estratégias de mensagens em comunicação para clientes com foco político, corporativo e de entretenimento. Nós temos mais de trinta anos de experiência em alavancar ideias únicas sobre opinião do consumidor para oferecer aos clientes vantagem competitiva – o que nós chamamos de Winning Knowledge™. PSB executa pesquisas de opinião pública para as empresas presentes na revista Fortune 100 e tem ajudado a eleger mais de 30 presidentes e primeiros ministros ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.psbresearch.com.

Sobre a Esty Environmental Partners

Esty Environmental Partners (EEP) é uma consultoria de gerenciamento que trabalha com clientes corporativos para construir estratégias sustentáveis de alto impacto que criam valor para negócios sustentáveis. Nós servimos as empresas presentes na revista Fortune 500 em uma série de segmentos, como vestuário, serviços financeiros, industrial e embalagens. Nossos clientes são executivos que possuem como responsabilidades incluir assuntos corporativos sustentáveis, gerenciamento de linha de produtos, gerenciamento de facilidades e os mais altos níveis da empresa. Elas envolvem a equipe de profissionais com experiência em meio ambiente e negócios da EEP para ajudá-los a construir capacidades, inovações e diferenciações em suas empresas por meio da estratégia do meio ambiente. Para mais informações, acesse: www.EstyEP.com.

Para mais informações

Gaspar & Associados Comunicação Empresarial Ltda.
Karen Almeida – (11) 3037-3228 – karenalmeida@gaspar.com.br
Heloisa Picos – (11) 3037-3226 – hpicos@gaspar.com.br

Publicado em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Uma resposta a "Brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, diz pesquisa"

  1. Isso é realmente muito importante.

    Belo texto.