Plataforma reúne cerca de 120 líderes em Vitória

Vídeo exclusivo da Plataforma

Cerca de 120 pessoas participaram do segundo encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável, em Vitória (ES), entre representantes de empresas de pequeno, médio e grande porte – inclusive, alguns presidentes. Depois de passar por Brasília, o projeto seguiu viagem rumo à capital capixaba com o objetivo de identificar, inspirar e conectar jovens lideranças espalhadas pelo país. O evento contou com palestra de Ricardo Voltolini, autor de Conversas com Líderes Sustentáveis, videoconferência de José Luciano Penido, presidente da Fibria, e um módulo presencial do programa Caminhos e Desafios, do Santander.

“Houve forte participação e envolvimento do público. Muitas pessoas me procuraram para propor que a Plataforma volte ao estado mais vezes e com mais tempo para trabalhar produtos educacionais de desenvolvimento de lideranças em sustentabilidade”, conta Ricardo Voltolini, idealizador do projeto. Em sua palestra, o consultor selecionou os principais achados de seu livro e traçou um perfil do líder em sustentabilidade, o qual se diferencia, principalmente, pela crença firme em valores e princípios, coerência, envolvimento no trabalho, visão holística, fascínio pelo que faz e boa vontade para aprender e ensinar.

Já José Luciano Penido, cujo voo foi desviado para Belo Horizonte (MG) devido a um temporal em Vitória – fato que provocou o fechamento do aeroporto durante todo o período da manhã e impediu sua participação ao vivo no evento – conversou com o público por meio de uma videoconferência on-line. Em sua fala, o empresário contou como descobriu a importância da harmonia entre os investimentos corporativos e o todo social, pontuou a questão do “lucro admirado” e também insistiu na crença em princípios para a formação dos novos líderes: “Eles nunca irão errar se agirem de acordo com os seus valores”, disse Penido, em entrevista ao final de sua participação. “A despeito dos problemas meteorológicos, que impossibilitaram a presença física do líder da Fibria, o depoimento de Penido foi bastante aplaudido, as pessoas entenderam o espírito da Plataforma e demonstraram muita disposição em participar”, comemora Voltolini.

Durante a tarde, Laura Oltramare e Linda Murasawa, ambas superintendentes executivas de Desenvolvimento Sustentável do banco Santander, coordenaram o Caminhos e Desafios, curso que já capacitou mais de 3.600 profissionais de 2.121 organizações. Valores como prática de gestão, engajamento de stakeholders e inserção da sustentabilidade nos negócios foram alguns dos temas trabalhados com os jovens líderes participantes.

CLIQUE AQUI para conferir palestra exclusiva de José Luciano Penido durante o lançamento da Plataforma Liderança Sustentável.

Sobre os encontros regionais

Para a realização dos encontros regionais, a Plataforma Liderança Sustentável conta com a parceria do SESI/CNI. Além disso, uma rede de apoiadores, que desde o início entendeu o propósito educacional do projeto, investiu recursos para sua realização. São eles: Tetra Pak, Banco Santander, Fibria, AES Brasil, Natura, Alcoa, Promon e AmBev. Mais recentemente, a TAM aderiu ao projeto, fornecendo passagens aéreas para deslocamento da equipe de Ideia Sustentável durante os encontros regionais.

A Plataforma Liderança Sustentável conta, também, com apoiadores institucionais. São eles: a ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças), que é ligada ao LEAD e que tem um importante programa de formação chamado New Earth Leaders; e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), parceira de Ideia Sustentável em várias ações relacionadas ao tema da sustentabilidade.

Publicado em Líderes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

2 respostas a "Plataforma reúne cerca de 120 líderes em Vitória"

  1. Iomar Cunha disse:

    Participei do evento em Vitória.
    Alto nível.
    Iomar Cunha,
    Gerente de Inovação SESI-ES

  2. admin disse:

    Obrigado pelo feedback, Iomar!