Plataforma Liderança Sustentável entra em sua segunda etapa

Evento do dia 14/8, a ser realizado em São Paulo, reúne 10 novos líderes que vão contar como as empresas estão educando suas lideranças para a sustentabilidade e terá transmissão ao vivo pela internet

Na próxima terça-feira, 14 de agosto, a Plataforma Liderança Sustentável inicia a sua segunda etapa com um novo encontro anual que reunirá 10 dos mais importantes líderes empresariais brasileiros no Teatro do SESI, na sede da FIESP, em São Paulo. Apresentando experiências sobre como suas organizações estão envolvendo e educando lideranças para a sustentabilidade, o evento trará os depoimentos de Britaldo Soares (AES Brasil), Andrea Alvares (Pepsico), Rodrigo Kede (IBM), Oscar Clarke (HP), Marcelo Lyra (Braskem), Eduardo Leduc (Basf), Marise Barroso (Masisa), Luiz Barreto (Sebrae) e Alessandro Carlucci (Natura). Toda a programação será transmitida ao vivo pelo portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres.

Lançada em junho de 2011, a Plataforma Liderança Sustentável tem como missão inspirar, conectar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Nasceu junto com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, de Ricardo Voltolini, baseada na ideia de disseminar as histórias inspiradoras de 10 líderes consagrados que fizeram importantes transformações para a sustentabilidade em suas empresas – Fábio Barbosa (Abril S.A. e ex-Santander), Guilherme Leal (Natura), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Paulo Nigro (Tetra Pak), Héctor Núñez (Ex-Walmart, hoje Ri Happy), José Luiz Alquéres (ex-Light), Kees Kruythoff (Unilever) e Miguel Krigsner (Grupo Boticário). Sua realização está sob a responsabilidade de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa com mais de 10 anos de experiência no tema.

No seu primeiro ano de existência, a Plataforma já levou a sua mensagem para mais de três milhões de pessoas no Brasil e em países como Canadá, Portugal e França. Com mais de 80 encontros realizados nas principais cidades brasileiras, impactou cerca de 24 mil líderes empresariais. As palestras dos presidentes gravadas em vídeo já foram vistas por 100 mil pessoas. E o seu portal – que contém estudos, pesquisas, artigos de opinião e vídeos – tem recebido cerca de 25 mil visitas mensais.

O grande encontro de líderes do dia 14/08, também denominado Conversas com Líderes Sustentáveis, obedecerá à mesma dinâmica do primeiro, realizado em junho de 2011. Será estruturado numa série de palestras curtas (12 minutos) e inspiracionais, nas quais os presidentes e vice-presidentes convidados compartilharão suas crenças e o que estão aprendendo no esforço de inserir a sustentabilidade na gestão do negócio, nas estratégias e na cultura organizacional. Gravadas em linguagem de cinema, com quatro câmeras, essas palestras serão posteriormente disseminadas por meio do portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres e também nas redes sociais interconectadas de apoiadores e parceiros. As experiências empresariais relatadas no evento integrarão ainda um segundo livro da série Conversas com Líderes Sustentáveis, a ser lançado em 2013. E os conteúdos práticos, relacionados às diferentes formas de envolver e educar líderes, serão convertidos em material educacional, na forma de vídeo, para apoiar líderes ou empresas de qualquer lugar do Brasil, interessados em inserir sustentabilidade na cultura e na gestão do negócio.

“Mais do que um projeto, a Plataforma Liderança Sustentável transformou-se num amplo movimento nacional de promoção da liderança para a sustentabilidade. De líderes para líderes. Em sua concepção, é essencialmente uma iniciativa de gestão de conhecimento que parte da tese, defendida pelo professor Howard Gardner, da Harvard Business School, de que um dos principais atributos de um bom líder é saber contar uma história. Ao disseminar as experiências de mudança contadas por líderes de empresas vencedoras, que tratam o conceito de sustentabilidade como elemento de orientação em suas tomadas de decisão de negócio, a Plataforma tem inspirado jovens líderes de todo o Brasil a inserir valores de sustentabilidade na gestão. E isso é bom para as empresas, a sociedade e o planeta”, afirma o jornalista e consultor Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e um dos primeiros especialistas em sustentabilidade empresarial do Brasil.

Os casos foram selecionados a partir de entrevistas feitas com 35 importantes especialistas brasileiros em sustentabilidade – acadêmicos, jornalistas especializados e consultores. Definida uma primeira lista, Ideia Sustentável investigou cada um deles para avaliar se – e o quanto – atendiam aos quatro critérios centrais estabelecidos, a saber: (1) Pertencer a empresas ou organizações que possuem uma política de sustentabilidade claramente definida e do conhecimento da maioria dos funcionários e colaboradores; (2) Representar uma abordagem criativa, consistente e coerente de envolvimento e educação de líderes para sustentabilidade; (3) Integrar um esforço permanente de desenvolvimento, e não pontual ou episódico, revelando uma preocupação estratégica; (4) Ter a participação dos principais líderes da organização, incluindo o presidente e vice-presidentes. “A sustentabilidade é um tema novo na gestão das empresas. E nenhuma organização está tirando nota 10 nem pode ser considerada integralmente sustentável. Selecionamos companhias líderes que não apenas reconhecem a importância do conceito como o estão inserindo no planejamento estratégico, enfrentando os seus dilemas com coragem e, principalmente, envolvendo os seus líderes na construção de soluções e metas mais sustentáveis”, pondera Voltolini. De acordo com o idealizador do projeto, a Plataforma não se propõe a apenas valorizar histórias de sucesso, mas a partilhar os aprendizados das empresas no enfrentamento de obstáculos, dificuldades e desafios cotidianos. “O depoimento feito pelo presidente fortalece a nossa tese de que sustentabilidade é um tema para a alta liderança. Sem o envolvimento dos principais líderes, a implantação do conceito tende a ficar muito mais demorada”, completa.

Idealizada e realizada por Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, a Plataforma Liderança Sustentável tem o apoio, no Brasil, de Santander, Tetra Pak, Votorantim, AES Brasil, Alcoa, Fibria, PepsiCo, Anglo American, Sabesp, SESI e TAM. E o apoio institucional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), Lead, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), Enterprise for a Sustainable World (ESW), Fundação Dom Cabral, FEA-USP, Atopos/Eca-USP, Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Labies) da Fundação Getúlio Vargas, Aberje e Virada Sustentável. O programa conta ainda com os parceiros de mídia Administradores.com, Mercado Ético, Envolverde, EcoD, além da parceria com Setor 2 ½, Reclicagem, Catalisadora e Grupo Eco.

SERVIÇO O quê: Lançamento da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável (PLS 2012) Quando: 14/08/2012 – às 19h00 Onde: Teatro do SESI – Av. Paulista, 1.313 (sede da FIESP) Transmissão ao vivo pelo portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres Mais informações: contato@ideiasustentavel.com.br OBS. Evento exclusivo para convidados.

Publicado em Líderes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*