Ideia Sustentável lança estudo inédito sobre ferramentas de gestão para a sustentabilidade

Ideia Sustentável lança estudo inédito sobre ferramentas de gestão para a sustentabilidade

Mais de 200 executivos, líderes e profissionais interessados em sustentabilidade participaram, na manhã de hoje (25/fev), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do lançamento do 4º Estudo NEXT: Ferramentas de Gestão para a Sustentabilidade – 5 Grandes Desafios. No evento, Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e idealizador do NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade (iniciativa da Plataforma Liderança Sustentável), apresentou as principais tendências identificadas na pesquisa:

1) Mapear e mensurar as externalidades: Usar ferramentas que permitam identificar os impactos socioambientais e calcular as externalidades com a máxima precisão;
2) Definir temas materiais e objetivos estratégicos: Priorizar  temas materiais para mensurar o que realmente importa e conectá-los com os objetivos estratégicos;
3) Transversalizar a sustentabilidade na gestão: Implantar a sustentabilidade em toda a organização, e não apenas em uma ou outra área;
4) Gerar Valor Compartilhado & Relato Integrado: Integrar as informações de sustentabilidade aos relatos financeiros, valorizando outros capitais, além do econômico;
5) Promover a conectividade de ferramentas: Integrar cada vez mais diferentes instrumentos de gestão da sustentabilidade, evitando o desperdício de esforços que não dialogam entre si.

Ao lado de Voltolini, compuseram a mesa para o lançamento do estudo o diretor-presidente da Fundação Espaço ECO® (FEE) – principal apoiadora do NEXT –, Roberto Araújo, e a diretora titular adjunta do Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da FIESP, Grácia Elisabeth Fragalá. Para Araújo, “os conteúdos da pesquisa representam uma contribuição prática para quem lida diretamente com a gestão da sustentabilidade no dia a dia das empresas”. Já Grácia comemorou: “Atualmente, buscamos aproximar pequenos e médios empresários das discussões de sustentabilidade do ponto de vista da estratégia de negócio, e esta publicação é a ferramenta que precisávamos para alcançar nosso objetivo. O CORES está muito satisfeito por consolidar a parceria com Ideia Sustentável e FEE.”

Durante o evento, o público conferiu também a participação do principal validador do estudo, Oliver Laasch, fundador do Center for Responsible Management Education (Centro de Educação em Gestão Responsável) e diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Manchester. Coautor do livro Principles of Responsible Management: Glocal Sustainability, Responsibility, and Ethics (Princípios da Gestão Responsável: Sustentabilidade, Responsabilidade e Ética “Glocais”), o especialista falou aos participantes diretamente da Inglaterra, via Skype, sobre a importância da sustentabilidade tanto na dimensão individual – a compreensão de cada um dos colaboradores das organizações – quanto na estratégica – inserir o conceito no planejamento e nas operações.

Sobre Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema no Brasil. Com o diferencial de ter 20 anos de mercado, atua em modelo híbrido – think tank (organização dedicada a produzir e difundir conteúdos e táticas sobre assuntos estratégicos para públicos de interesse) e consultoria –, desenvolvendo e gerindo conhecimento para empresas, em três linhas: consultoria, educação e conteúdos.

Fundação Espaço ECO®

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – The Chemical Company, com o apoio da GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é um centro de excelência em educação e gestão para a sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?