Imprimindo concreto para construir um futuro sustentável

Imprimindo concreto para construir um futuro sustentável

De um lado, desafios globais como saneamento, habitação, mudanças climáticas; de outro, inovações tecnológicas desenvolvidas em um ritmo nunca antes visto. Como, então, ligar as duas pontas? Essa foi a inquietude que levou a jovem Anielle Guedes a criar a Urban 3D, conforme ela conta no novo vídeo da Plataforma Liderança Sustentável.

Aos 16 anos, Anielle ingressava na faculdade de Física com a ideia de desenvolver tecnologias que gerassem impacto positivo na sociedade. O curso, no entanto, lhe pareceu muito teórico, e ela abandonou.

Em seguida, entrou para o programa International Development Design Summits (IDDS), no qual fazia a ligação entre os 45 estrangeiros do MIT e as comunidades em que eles vieram morar no Brasil (Capão Redondo, Palheiros, entre outras). Durante a experiência, observou o quanto a infraestrutura tem papel determinante no enfrentamento de todos os desafios da sociedade, como saúde, educação e finanças.

Em 2014, sancionada para participar de um programa de estudos na NASA, que desafia os integrantes a criar um projeto capaz de impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas em 10 anos, criou a Urban 3D, startup que pretende imprimir concreto.

O protótipo da Urban 3D, um material feito 100% de concreto reciclado, é considerado pela ONU como uma das tecnologias com maior potencial de impactar o mundo nos próximos 10 anos. “Com ele, queremos repensar o processo da construção civil: por que precisa ser tão demorado, ineficiente, intensivo em custos e em geração de resíduos?”, questiona Anielle.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável:

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos voltados à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?