Apaixonados pela natureza ao redor do mundo estarão competindo no 'Desafio Natureza nas Cidades'

Apaixonados pela natureza ao redor do mundo estarão competindo no 'Desafio Natureza nas Cidades'

O Desafio Natureza nas Cidades chega em 2018 a mais de 65 cidades
Participantes ao redor do mundo em 5 continentes com mais de 300 instituições parceiras
A cidade vencedora será anunciada no dia 4 de maio!


Alguns do tratados internacionais mais importantes como, a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção e a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres enfatizam a necessidade de registrar e acompanhar mudanças no estado da biodiversidade global. Além disso, uma das principais funções do Painel Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da ONU é “realizar avaliações periódicas do conhecimento sobre a biodiversidade”.
Para atingir estas metas globais é imprescindível que governos, organizações não-governamentais e a sociedade apoiem e estimulem iniciativas inovadoras voltadas ao envolvimento do grande público na coleta de dados e monitoramento da biodiversidade. Esta é a revolução da ciência cidadã onde, cientistas, coordenam projetos voltados a integrar toda a sociedade na coleta de dados ambientais enquanto, se dedicam igualmente a comunicar ciência de forma aberta e acessível.
Este é apenas um dos objetivos do ‘Desafio Natureza nas Cidades’ ou, em inglês, City Nature Challenge, que tem como uma das suas finalidades conectar as pessoas a natureza presente nas cidades, empoderando o conhecimento e a valorização da biodiversidade local além da integração de pessoas apaixonadas pela natureza.
Em 2018, o Desafio Natureza nas Cidades chega a mais de 65 cidades ao redor do mundo engajando pessoas de inúmeras nacionalidades entorno de um único objetivo, registrar animais, plantas e outros organismos de sua região. O desafio se inicia no dia 27 de Abril as 12:01am (no fuso horário local) e, se encerra, no dia 30 de Abril as 11:59pm.
A ação global convoca todas as pessoas, de todas as idades, os entusiastas e ativistas dedicados a conservação da natureza, aqueles que desejam um dia se tornar cientistas atuantes na área, curiosos e marinheiros de primeira viagem a observar, registrar e submeter as fotos entre 27 e 30 de Abril através da plataforma e aplicativo oficial do evento o iNaturalist. Os participantes do desafio poderão ainda participar das identificações de todos os registros, auxiliados por um time de voluntários da comunidade online, entre os dias 1 e 3 de Maio e, os resultados finais do desafio serão divulgados no dia 4 de Maio.
A natureza está presente em todas as cidades do mundo e, a melhor maneira de estudá-la é integrando comunidades locais a cientistas interessados em um mesmo tema, tornar as cidades mais verdes. Com estimativas de organizações internacionais como, a ONU que, apontam, o aumento da concentração da população humana mundial nas cidades, chegando a 9,6 bilhões de pessoas em 2050, o estudo da
biodiversidade urbana rapidamente se torna essencial para o futuro da conservação das espécies do planeta Terra. A criação e manutenção de grandes bancos de dados, como o proporcionado pelo Desafio Natureza nas Cidades que, disponibilizam informações vitais tanto para organizações internacionais e locais, quanto para cientistas e tomadores de decisão na concepção de cidades sustentáveis onde, humanos, plantas e animais possam coexistir em harmonia, como bons vizinhos em um mesmo bairro.
O Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challenge) foi inicialmente lançado em 2016, como uma iniciativa das pesquisadoras Lila Higgins do Museu de Los Angeles de História Natural (NHMLA) e Alison Young da Academia de Ciências da Califórnia (CAS). Em 2017 o evento alcançou 16 cidades participantes exclusivamente nos Estados Unidos, quando voluntários alcançaram, impressionantes, 125,000 registros de fauna, flora e outros organismos presentes em seus munícipios.
Em 2018, o Desafio Natureza nas Cidades inicia sua expansão se tornando um programa global e, é lançado no Brasil graças a uma parceria entre as pesquisadoras norte-americanas Lila Higgins e Alison Young e, o pesquisador em Conservação da Biodiversidade, o Brasileiro Sandro Von Matter, Russell E. Train Legacy Scholar e, um dos maiores especialistas do mundo em Ciência Cidadã.
Além de Coordenador Nacional do Desafio, apenas uma das etapas de um projeto que engloba uma série de campanhas voltadas a coleta de dados sobre biodiversidade em Cidades e Unidades de Conservação, Sandro Von Matter é o principal responsável pela tradução, adaptação e lançamento da plataforma de ciência cidadã, iNaturalist, no país.
Este ano 7 cidades brasileiras estarão participando da competição, que será conduzida por Coordenadores Regionais responsáveis por cada um dos munícipios, incluindo alguns ambientalistas de renome como Helena Aguiar (Manaus), Andreia Vitório (Salvador), Diogo Loretto (Rio de Janeiro), José Sabino (Campo Grande), Renata Leite Pitman (Curitiba), Luisa Lopes (Florianópolis) e Sandro Von Matter (São Paulo). A ação no Brasil conta ainda com uma lista de Embaixadores, de todos os setores, reconhecidamente acalmados pela sociedade.
Já é estimado que este ano, sejam registradas mais de 500,000 fotografias por, pelo menos, 10,000 participantes de todo o mundo. Os registros contendo nomes e localidades das espécies serão imediatamente depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade em inglês, “Global Biodiversity Information Facility”, uma organização internacional dedicada à disponibilização de dados sobre biodiversidade. Porém os direitos sobre as fotografias permanecem sendo inteiramente de propriedade dos participantes que, poderão optar por diferentes licenças de uso para suas fotos, seguindo o padrão Creative Commons ou, simplesmente não autorizar o uso de, suas imagens, em nenhuma circunstância.
Participar é muito simples: 1. Primeiro encontre animais, plantas e outros organismos. Qualquer tipo de planta, árvores, orquídeas, capins entre outras, além de musgos, fungos, líquens, ou qualquer tipo de animal, como aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, moluscos, insetos, aracnídeos, vermes, protozoários basicamente qualquer forma de vida nativa de sua região. Incluindo evidências de vida selvagem (pegadas, conchas, penas, pelos e até animais mortos. 2. Tire uma foto do que encontrou. É essencial que você registre a sua descoberta com uma fotografia e, principalmente, anote o local exato de sua observação. O modo mais fácil é utilizando nosso aplicativo,
mas, você pode também utilizar sua câmera fotográfica e subir as imagens e dados da localização do registro no portal iNaturalist.
Lembre-se a qualidade da foto não é essencial, o mais importante é o registro e a localização. 3. Inclua suas observações na página de sua cidade. Faça o upload de suas observações em nossa plataforma (iNaturalist), durante os dias do evento (27 a 30 de Abril). Acesse a aba cidades do nosso site (www.desafionaturezanascidades.com.br) e envie seus registros diretamente para a área exclusiva de sua cidade inscrita na competição. Você poderá enviar as suas imagens criando uma conta em nossa plataforma de compartilhamento de dados o iNaturalist ou, diretamente pelo seu smartphone através do nosso aplicativo. Por que participar? Seria impossível para a comunidade de cientistas investigar todas cidades do planeta, por este motivo seu apoio é imprescindível. Durante o “City Nature Challenge” em 2016, os participantes registraram inúmeras espécies ameaçadas de extinção vivendo em suas cidades, incluindo borboletas, lagartos e até onças. Não perca a chance de mostra ao mundo que o Brasil é campeão em biodiversidade participe de 27 a 30 de Abril do Desafio Natureza nas Cidades.
Para mais informações, acesse: www.desafionaturezanascidades.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?