CEO com Propósito – Conheça o mais novo evento da Plataforma

O que é?

Em seu segundo ciclo de atividades, Negócios com Valores, a Plataforma Liderança Sustentável vai identificar os líderes de novas empresas, menores e ágeis, que, em parceria com grandes companhias, vêm construindo soluções para o desenvolvimento sustentável e contribuindo com o cumprimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, no dia 24 de outubro, a PLS realiza seu mais novo evento, o CEO com Propósito, no Teatro Vivo, em São Paulo.

Como funciona?

Cada empresa patrocinadora da Plataforma Liderança Sustentável poderá indicar até três líderes para integrar o quadro de palestrantes do evento. Depois, caberá à consultoria Ideia Sustentável, criadora e organizadora da PLS, fazer uma análise sobre os líderes e seus negócios, a fim de selecionar um para dar seu depoimento no palco. Nessa análise , cinco critérios básicos serão critérios de escolha:

   Conexão com o negócio

A empresa indicada deve pertencer, impreterivelmente, ao ecossistema de relações da empresa patrocinadora, sendo fornecedor atual, fornecedor potencial, parceira tecnológica ou objeto de investimento (aceleração de start up). É pré-requisito básico a existência de uma relação firme, forte e regular com a empresa patrocinadora.

   Contribuição aos ODS

A empresa indicada deve conter em seus produtos/serviços uma solução para algum problema ligado à insustentabilidade do planeta, apresentando respostas a, pelo menos, um dos 17 ODS da ONU.

   Resultados

A empresa indicada deve, preferencialmente, estar operando no mercado, com resultados (econômicos, sociais e ambientais) já contabilizados. No caso de startups em processos de incubação / aceleração, deve ter uma data definida, não superior a seis meses, para início de atuação efetiva no mercado e também a perspectiva clara de ingresso de capital para o seu desenvolvimento.

   Inovação
A empresa indicada deve ser jovem (não mais do que cinco anos de mercado) e propor algum tipo de inovação sustentável (processo, tecnologia, metodologia, abordagem) em seu mercado de atuação.

   Negócios com Valores

A empresa indicada deve ser liderada por um líder empreendedor, inovador, guiado por um propósito (um incômodo, uma indignação, um sentimento de solidariedade ou um senso de oportunidade) que excede o bottom line. Tão importante quanto o resultado a ser atingido pela empresa é a qualidade inspiracional da narrativa do seu líder.

O dia do evento

O encontro CEO com Propósito será dividido em dois períodos:

   Período da manhã

Os líderes selecionados apresentarão seus cases em palestras curtas e objetivas, que serão registradas em vídeo e, depois, disponibilizadas na internet. Também acontecerá o lançamento dos livros Líder 2030 Talks, com as histórias de 13 executivos que estão acelerando a agenda da sustentabilidade nas empresas, e Ética e Diversidade, com cases de companhias consideradas referências na gestão desses temas. Para reforçar a relação do CEO com Propósito e os ODS, Haroldo Machado Filho, assessor sênior do PNUD, será convidado para fazer o encerramento do período da manhã.

   Período da Tarde

No período da tarde, será realizado o workshop Líder Geração P de Propósito, com Ricardo Voltolini, para a formação de jovens líderes sustentáveis. Saiba mais sobre este programa clicando aqui.

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 100 presidentes e executivos de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 90 mil gestores em mais de 320 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 3 milhões de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canais no YouTube e Vimeo.




Compartilhar:

É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parcerias