COMUNICAÇÃO – Rede Ibis apresenta seu compromisso ambiental em hotéis ao redor do mundo

COMUNICAÇÃO – Rede Ibis apresenta seu compromisso ambiental em hotéis ao redor do mundo

São Paulo, junho de 2009 – Divulgado na França e na Europa no início deste ano, a rede ibis apresenta no País os resultados das iniciativas adotadas, bem com os benefícios obtidos em diversos hotéis da rede ao redor do mundo. Preocupada com a crescente emissão de gases de efeito estufa e do agravamento das mudanças climáticas, além do esgotamento dos recursos de água potável e das ameaças à diversidade de ecossistemas, a rede é pioneira na adoção de medidas que visam colaborar para a diminuição da agressão ao meio ambiente e que já estão em fase de implantação no Brasil.
No mundo inteiro, a bandeira ibis, líder na categoria econômica no Brasil e na Europa e quarta colocada mundialmente[1], têm mostrado responsabilidade corporativa há alguns anos, avaliando o impacto que seus negócios têm sobre o meio ambiente. As ações ambientais do ibis seguiram a liderança dos fundadores do Grupo Accor, adotando recomendações da Carta Ambiental da Indústria Hoteleira, lançada em 1998, e participando ativamente através de diversas iniciativas locais do programaEarth Guest Accor.
 
1. Hotéis e o meio ambiente
 
O cliente assume o controle
A proteção ambiental é uma preocupação crescente, e por um bom motivo: as emissões globais de gases de efeito estufa aumentaram em 70% entre 1970 e 2004, e continuam a crescer, com um aquecimento médio de 0,2°C por década durante os próximos trinta anos.  Junto a isso o agravamento das mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos de água potável, as ameaças à diversidade de ecossistemas, etc. Todos são aspectos sobre os quais cada vez mais indivíduos e organizações percebem que podem influir.
Entre as indústrias analisadas está a hoteleira, que representa mais de 4,53 bilhões de diárias de hotel no mundo[2][2], cem milhões de funcionários e ativos em imóveis que chegam a 18 milhões de quartos, e está crescendo rapidamente.
A indústria hoteleira global está cada vez mais ciente de seu impacto ambiental, e está tomando cada vez mais medidas para reduzi-lo. E isso ocorre por duas razões.
Mudanças nas atitudes dos clientes exigem iniciativas que mostrem respeito pelo planeta. As cadeias que realmente prestam atenção às tendências de consumidores globais reconheceram o surgimento de um novo tipo de consumidor. Auxiliado pela agora onipresente Internet, esse consumidor proativo (e cada vez mais ativista) continua a procurar o melhor valor em termos de preço, qualidade e serviço, mas faz isso como um “consumidor responsável”. As políticas de ética da marca que esse consumidor compra, especialmente em relação ao meio ambiente, não são mais somente uma questão de imagem, mas sim um fator efetivo de venda. Esse consumidor responsável é muito real.  Mais da metade dos adultos dos Estados Unidos já diz preferir um “hotel amigável ao meio ambiente[3][3]”.
 
Entrevista com Sharon Greene, Diretora da RISC International[4][4]
 
1. A indústria hoteleira precisa revisar seu compromisso com o meio ambiente?
Sim, eu diria que isso deve ocorrer naturalmente.  Já faz alguns anos que o compromisso ambiental das grandes marcas está crescendo a um ritmo vertiginoso nas expectativas éticas que a maioria dos consumidores tem em relação às marcas. A crise financeira e a recessão econômica aumentarão essa expectativa ética mostrada pelos clientes, que se tornará um fator primário de seleção.
 
2. Como as cadeias de hotel podem se destacar nesse cenário?
Os clientes esperam que as marcas reafirmem sua consciência amigável ao meio ambiente.   As cadeias de hotel não podem mais simplesmente perguntar a seus clientes se eles desejam uma nova toalha.  Elas precisam estabelecer um programa genuíno de gerenciamento ambiental, ilustrar sua eficácia diariamente e comprová-la através de, por exemplo, uma certificação internacional tal como ISO 14001.
 
3. Esse investimento será consistente com o contexto econômico da indústria hoteleira?
Os viajantes hóspedes esperam que as grandes cadeias hoteleiras sejam conscientes em termos ecológicos, o que não pode ser feito através do aumento de preços.  Não obstante, um compromisso ambiental controlado a um nível global, baixará custos e aumentará a lucratividade.  Em um mercado mundial altamente competitivo, investimentos desse tipo beneficiam a imagem de algumas marcas e, por conseqüência, sua atratividade em relação a seus concorrentes.
 
O modelo de negócios da indústria hoteleira precisa levar em consideração as novas expectativas dos clientes, sem fazê-los pagar esse preço. Apesar da influência crescente de ambientalismo, os clientes não estão dispostos a pagar um preço significativamente maior. Programas ambientais na indústria hoteleira também devem gerar vantagens competitivas, baixando os custos operacionais, aprimorando a satisfação de hóspedes e funcionários e ajudando a aprimorar a reputação da marca como ambientalmente responsável.
O desafio da indústria hoteleira é, portanto, implementar durante sua expansão programas ambientais genuínos que possam produzir aprimoramentos ecológicos capazes de serem medidos com precisão.
 
FATO – China: Espelhos solares e bombas de calor fornecem quase 30% das necessidades do hotel ibis em Qingdao Huan gdao.
 
DADO – 76% dos adultos dos Estados Unidos não gostariam de pagar 10% a mais por um quarto de hotel amigável ao meio ambiente.
 
 
2. ibis, mantendo naturalmente o compromisso ambiental
 
No mundo inteiro, o ibis, líder de mercado em hotéis econômicos na Europa e o quarto colocado mundialmente[5][5], têm mostrado há muitos anos responsabilidade corporativa, avaliando o impacto que seus negócios têm sobre o meio ambiente.
 
Esse compromisso com o meio ambiente é mais do que apenas um programa, e não tem nada a ver com ser moderno. No ibis, pensar em qualidade ambiental faz parte da cultura corporativa, e tem estado em nosso DNA desde que começamos em 1974. As ações ambientais do ibis seguiram a liderança dos fundadores do Grupo Accor, adotando as recomendações da Carta Ambiental da Indústria Hoteleira quando foi lançada em 1998, e participando ativamente através de diversas iniciativas locais do programa Earth Guest Accor.
Em 2002, demonstrando seu compromisso, ibis lançou sua própria estratégia ambiental com quatro aspectos cruciais:
1. Economizar água
2. Economizar energia e promover o uso de energia renovável
3. Fazer coleta seletiva e reciclar lixo
4. Aumentar a sensibilização ambiental dos hóspedes, concientização dos colaboradores e fornecedores com informações e treinamento.
Avançando e acelerando a implantação dessa estratégia, o ibis decidiu simultaneamente começar um longo processo para obter certificados para seus hotéis.    Em 2004, a cadeia conquistou certificação ISO 14001 do Bureau Veritas Certification para 19 hotéis na França.
 
FATO – Em julho de 2004 o ibis se tornou a primeira cadeia internacional de hotéis econômicos a obter a certificação ISO 14001.
 
FATO – A rede ibis da América do Sul (50 hotéis) e cada uma de suas novas unidades são certificadas ISO 14001 mantendo um gerenciamento efetivo e reduzindo continuamente seus impactos ambientais.
A eficácia do modelo padronizado do ibis permitiu que a marca acelerasse ainda mais esse programa.  Em 2006, havia 149 hotéis ibis com certificado ISO 14001. Em janeiro de 2009, 244[6][6] hotéis em doze países já estavam alinhados com a ISSO 14001, o que equivale a 30% da rede ibis. O programa continua hoje com o objetivo de alcançar o nível de 75% de certificação em 2010.
O trabalho feito diariamente pelo pessoal do ibis no mundo inteiro tem tudo a ver com o sucesso desse programa.  Por muitos anos, as equipes do ibis têm sido organizadas para lidar, em seu nível local, com o desafio de proteger o planeta.  É esse projeto diário, pragmático e realista, que permite ao ibis permanecer alinhado com seu compromisso.
O trabalho feito diariamente pelo pessoal do ibis no mundo inteiro tem tudo a ver com o sucesso desse programa.  Por muitos anos, as equipes do ibis têm sido organizadas para lidar, em seu nível local, com o desafio de proteger o planeta.  É esse projeto diário, pragmático e realista, que permite ao ibis permanecer alinhado com seu compromisso.
 
Política de Desenvolvimento Sustentável Accor
 
O ibis também assinou a política de sustentabilidade Accor, fazendo parte dos programas do Grupo contra o turismo sexual e da luta contra a AIDS.  Além disso, o ibis incentiva sua rede a comprar produtos de Comércio Justo e participar do programa Accor de Serviços de Equilíbrio Alimentar, que ajuda os hóspedes a identificar pratos nutricionalmente balanceados.
www.accor.com
“O meio ambiente é a matéria-prima do turismo!”
Paul Dubrule – cofundador da Accor- 1974
Entrevista com Helen Lalitte, Vice-Presidente Global de Marketing ibis.
 
1. Por que uma cadeia de hotel de serviços econômicos se importa com o meio ambiente?
Nossa preocupação com o meio ambiente está presente nos valores de nossa marca há muito tempo. Muito antes de 2000, esses valores foram promovidos pela forte crença dos gerentes e pelas primeiras iniciativas de conscientização da empresa junto às suas equipes. Nosso compromisso ambiental está completamente alinhado com nossa posição no mercado de hotéis econômicos. Um hotel que usa menos água e eletricidade, separa o lixo apropriadamente e utiliza um bom gerenciamento ambiental é um hotel que conserva recursos naturais e é capaz de economizar custos.
 
2. Quão conscientes estão seus hóspedes de seus esforços ambientais?
Trabalhamos estreitamente com especialistas em tendências e comportamento de consumidores quando planejamos nossas ofertas, ajustamos nossos produtos ou configuramos novos serviços. Nossos clientes confiam em nós para apoiá-los em suas próprias iniciativas ambientais, e eles levam nossas iniciativas em conta ao escolher seu hotel.
 
3. Uma cadeia de hotéis do tamanho do ibis pode realmente dizer que respeita o meio ambiente?
Sim. Nosso padrão mundial nos oferece realmente uma vantagem nessa área, comparado às cadeias menos integradas. Ele nos permite implementar nossa estratégia em todo o mundo muito mais rapidamente.
3. Os quatro pilares do compromisso ambiental ibis
 
Entrevista com Helen Roques, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Accor
 
1. Por que a participação do ibis é importante na ação de desenvolvimento sustentável do Accor?
A filosofia da Accor é fazer do nosso desenvolvimento uma oportunidade para muitas pessoas: membros da equipe, clientes, fornecedores, comunidades locais em que o Grupo estabelece suas atividades, etc. Para realizar esses objetivos, o Grupo identificou 8 prioridades sociais e ambientais, reunidas no programa Earth Guest lançado em 2006. O ibis deu início a iniciativas desse programa, e escolheu reforçar seu compromisso no domínio ambiental.   O tamanho da rede, que representa mais de 800 hotéis distribuídos nos 5 continentes, e seu modelo padronizado permitiram obter grandes resultados nesse programa.
 
 
 
2. O ibis é um “aluno aplicado”?
O ibis participa ativamente do programa Earth Guest: produtos de comércio justo em seis países, programa de dieta equilibrada e participação em cursos de treinamento contra doenças epidêmicas e turismo sexual envolvendo crianças. Em termos ambientais, 734 hotéis ibis aplicam a “Carta Ambiental” da Accor, a ferramenta de gerenciamento ambiental do Grupo, que determina 65 ações que devem ser seguidas para preservar recursos naturais, lutar contra o aquecimento global, etc. Em média, os hotéis ibis aplicam 37 iniciativas do documento, o que é um bom resultado. Por último, mas não menos importante, além das iniciativas do Accor, o ibis foi uma marca pioneira no compromisso de sua rede com a certificação ambiental internacional ISO 1400. O número de seus hotéis certificados cresce sem parar: 244 em janeiro de 2009 comparado a 204 em 2007!
 
FATO: Na América do Sul todos os hotéis são certificados ISO 14001.
 
3. O ibis está sendo usado como uma plataforma para desenvolver novas iniciativas ambientais e relacionadas ao desenvolvimento sustentável?
De fato, a Accor escolheu o hotel ibis de Porte de Clichy (Paris) em 2004 para ser o 1º hotel do Grupo a utilizar painéis solares fotovoltaicos, uma importante inovação.  Em termos de tecnologia solar térmica, os hotéis ibis representam mais de um terço dos 58 hotéis Accor equipados, o que é ajuda a demonstrar nossa experiência nesse assunto. O processo de certificação ambiental de larga escala do ibis foi também uma oportunidade para o Grupo adquirir novas qualificações. Por último, o processo de eco-conceito implementado pelo novo portfólio de produtos de boas-vindas mobilizou o conhecimento para inovar e permitir que tal portfólio conquistasse o Ecolabel europeu, que identifica serviços e produtos que respeitam o meio ambiente.
 
FATO: No Brasil, há unidades que utilizam água da chuva em algumas atividades, e em Sorocaba e Teresina há painés solares para o aquecimento da água.
 
3.a Economizando água
Ao garantir altos níveis de monitoramento e manutenção de suas instalações, o ibis gradualmente implantou técnicas de controles de uso e economia de água e economia de água em cada vez mais instalações, onde foram conduzidas auditorias regulares pelo departamento técnico do ibis de monitoramento de consumo de água:
 
Nos quartos
 
•         Reguladores de fluxo de água: mais de 500 hotéis equipados
•         Detectores de vazamentos
•         Controles de temperatura termostática
•         Controles A/C
No restaurante, cozinha e com fornecedores (lavanderia)
 
•         Quantidades fixas de detergente
•         Temperatura regulada para água de lavandeira
•         Detecção de vazamentos nos lava-louças
•         Aprimoramento do uso de lava-louças.
 
 
3.b Economizando e renovando energia
Como faz com o uso de água, o departamento técnico do ibis monitora o uso de energia e ajuda a promover e implementar formas renováveis de energia.
 
 
 


DADO – Foram economizados 38,100,000 litros de água em 2007 pelos 800 hotéis ibis, o que equivale a doze piscinas Olímpicas.
 
FATO – Brasil: Coletando e reutilizando água (por exemplo, em seus jardins) de chuveiros, pias de banheiro e água de chuva, os hotéis ibis no Brasil agora consomem 20% menos água.
 
DADO – 17,8 dias: é o número médio de dias que os 814 hotéis ibis economizaram em consumo de eletricidade em um ano.


 
Produção
Muitos hotéis ibis, principalmente na França, Espanha, Brasil, China e Marrocos, são equipados com painéis de aquecimento solar para a produção de água quente.
Redução dos custos de energia
•         Uso de lâmpadas econômicas.
•         Experimento com telhados verdes para isolamento de energia de alto desempenho que também suporta biodiversidade utilizando espécies locais de plantas.
 
FATO – Austrália – O projeto do Parque Olímpico de Sidney do ibis inclui um dos maiores sistemas de aquecimento de energia solar na Austrália, economizando cerca de 40% da energia utilizada em um hotel tradicional.
 
Nos quartos
•         Desligando as TVs
•         Lâmpadas econômicas, incluindo 378 hotéis que utilizam lâmpadas fluorescentes compactas
FATO: No Brasil, as unidades de Caxias do Sul e Curitiba Batel têm reuso de água do chuveiro, que após tratamento, é utilizada nos vasos sanitários.
No restaurante e na cozinha
•         Ligar os equipamentos de preparo de comida conforme necessário.
Na área de recepção
•         Colocar em stand by os dispositivos elétricos que não estão em uso
Em áreas comuns
•         Equipar os lobbies e corredores com lâmpadas de poucos watts
 
FATO: França: Desde 2004, o ibis no Centro de Porte de Clichy é equipado com painéis solares de 75m2.
FATO: No Brasil as unidades de Sorocaba e Teresina utilizam sistema de aquecimento solar.
 
 
3.c Fazer coleta seletiva e reciclar resíduos
Os hotéis ibis garantem que seus resíduos são removidos por empresas licenciadas para locais de tratamento aprovados pelo governo. O próprio departamento técnico do ibis é responsável pela coleta seletiva de óleos minerais, latas que armazenam substâncias perigosas, baterias e tubos de neon, e por repassá-los para contratados estabelecidos para a coleta e tratamento de resíduos.
Durante a arrumação dos quartos, coleta seletiva de lixo
•              Bateria, Papel, Vidro
No restante do hotel, no restaurante e na cozinha
•              Coleta seletiva de latas vazias que podem armazenar substâncias perigosas
•              Coleta seletiva de vidro e óleos já usados no preparo de alimentos
•              Coleta seletiva de caixas de empacotamento
 
Na área de recepção
•              Coleta seletiva de cartuchos de tinta, toner e papel.
•              Monitoramento de uso de papel com o objetivo de reduzir o consumo.
 
FATO:
Austrália: O ibis Little Burke Street reduziu seu volume de lixo não-reciclável em 58%.  Hoje, em media, uma diária nesse hotel produz 3,3 litros de resíduos não-recicláveis, enquanto que as boas práticas naquele local estabelecem um objetivo de 8,2 litros.
 
Espanha: Reciclar celulares dos visitantes e dos funcionários resultou na coleta de 19.000 telefones em estações de coleta localizadas em hotéis ibis e Novotel, e a coleta de €46.000 em doze meses para a Cruz Vermelha.
 
França: O ibis lançou um programa de gerenciamento de resíduos, inspirado pelo <>, uma iniciativa criada pela Agência de Gerenciamento de Energia e Meio Ambiente da França (Ademe) junto a 100 empresas francesas.  O Ibis na França definiu para si o objetivo de reduzir em 10% seus resíduos até o final de 2008.
 
 
 
América do Sul: reutilização de papel para rascunho e utilização de papel reciclado para todas as comunicações.
 
Nas áreas comuns
•              Coleta seletiva de lâmpadas e baterias de sinalização e luzes de emergência
•              Monitoramento de descarte de cabeças de sprinklers de incêndio
•              Monitoramento do descarte de óleos minerais de dispositivos desse tipo, como geradores de     eletricidade.
 
DADO: Mais de 600 hotéis ibis reciclam jornais, papelão, vidro, baterias e cartuchos de tinta.  Fonte: OPEN – ferramenta de gerenciamento ambiental do Accor.
3.d Aumentando a consciência ambiental de clientes, colaboradores e fornecedores.
Soluções ambientais são geralmente fáceis de colocar em prática, desde que todo mundo faça a sua parte.
 
Treinando colaboradores
•              Com o suporte do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Accor e da Academia Accor, o ibis criou um CD de treinamento de práticas ambientais para a indústria hoteleira.
•              Mais de 600 hotéis começaram programas de conscientização e treinamento para os colaboradores dos hotéis ibis , inclusive a equipe centralizada (apresentando os impactos ambientais do hotel, aplicando a Carta Ambiental, comunicação com os novos membros da equipe)
•              Um em cada dois hotéis ibis oferece a seus clientes transporte de baixa poluição (acesso a transporte público, outras alternativas: bicicletas ou carros elétricos, etc.).
FATO: México: 36 funcionários dos hotéis ibis e Novotel se reuniram para replantar uma área queimada na região da Lagoa de Sanchez com 700 pinheiros.
 
Sensibilizando os hóspedes sobre o respeito ao meio ambiente
• Os hotéis ibis informam aos seus hóspedes sobre como respeitar o meio ambiente durante sua estada, colocando nos quartos materiais de leitura que os estimulam a se comportar de uma maneira responsável em termos ecológicos.
 
FATO: Índia: Funcionários do ibis Gurgaon e do escritório sede do Accor plantaram 300 árvores frutíferas em um espaço público muito árido na cidade de Gurgaon, prometendo cuidar delas durante o ano todo.
 
4. ISO 14001: Certificação acima de dúvidas
 
Um pioneiro em declarar seu foco ambiental já em 1974, o ibis definiu para si mesmo como meta o maior nível de certificação, ISO 14001, como um meio de tornar seu ambientalismo real e duradouro. A ISO 14001 é uma conquista que vem em um processo de longo prazo e exige esforços consideráveis. A certificação é concedida pelo Bureau Veritas Certification, uma empresa independente do Grupo Accor e líder mundial de certificação que, após uma auditoria escrupulosa, são avaliados o atendimento às exigências da ISO 14001 e o compromisso ambiental de cada hotel e seguindo atualizações nas regulamentações ambientais de cada país.
 
Dia a dia da ISO 14001
 
Os hotéis ibis certificados com ISO 14001 adotam planos de ação para reduzir seu impacto ambiental, além de monitorar e analisar seu desempenho continuamente. Eles também provam às autoridades competentes que estão cumprindo as regulamentações ambientais, nacionais e locais relacionadas a operações de hotéis e restaurantes.
 
ISO 14001- Hotéis certificados até 1º de janeiro de 2009
 
•         Argentina                      2
•         Bélgica                         4
•         Brasil                           47
•         Espanha                       4
•         França                         149
•         Hungria                        6
•         Luxemburgo                  1
•         Holanda                        11
•         Portugal                       13
•         Eslováquia                    1
•         Suíça                           8
•         Uruguai                        1
Portanto, essa certificação não é um fim, mas um meio dos hotéis ibis progredirem a cada dia em seu desempenho ambiental. Para complementar as etapas já tomadas para cumprir regulamentações ambientais, o ISO 14001 certifica que aquilo que o ibis faz em termos de seus quatro pilares de compromisso é real, eficaz e contínuo:
•         Reduzir o uso de água
•         Reduzir o consumo de energia e promover a energia renovável
•         Fazer coleta seletiva de resíduos
•         Treinar e informar colaboradores e fornecedores sobre o meio ambiente e a necessidade de realizar ações concretas no dia a dia, e aumentar o nível de sensibilização ambiental dos hóspedes durante sua estada. 244 hotéis ibis em 12 países, ou 30% da rede, são agora certificados.
Cada hotel ibis, observando a ISO 14001, envolve-se em um processo de longo prazo de eco-cidadania.  Para os hóspedes, esse é um desenvolvimento bem-vindo que oferece a eles uma garantia de que eles são parte de um movimento global, preservando o planeta e a comunidade local, e de que o dinheiro que estão gastando, mesmo que por apenas uma noite, está suportando uma empresa responsável. E com o ibis, sem nenhum custo extra.
 
DADO: 75% dos hotéis ibis terão certificado ISO 14001 até o final de 2010.
 
Entrevista com Philippe Lanternier, Vice-Presidente Sênior, Diretor de certificação do Bureau Veritas para Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE)
 
1. Qual a diferença entre a ISO 14001 e outros padrões ambientais?
A ISO 14001 é a norma internacional mais reconhecida para avaliar e certificar o bom gerenciamento ambiental de uma empresa.  Essa norma foi estabelecida pela ISO (Organização Internacional de Padronização) em 1996 em estreita colaboração com organizações nacionais de padronização com base no trabalho de um comitê técnico criado durante a Rio Eco-92.              Até hoje, foram concedidas no mundo cerca de 180.000 certificações ISO 14001.
 
2. Como vocês avaliam candidatos a certificação?
A ISO 14001 avalia os procedimentos escritos e as ações empregadas para minimizar o impacto negativo de uma empresa no meio ambiente e para verificar se o aprimoramento nessa área é contínuo. Nas áreas-chave – economia de energia e água, ou coleta seletiva e reciclagem de resíduo – a ISO 14001 exige a definição de critérios para a criação de uma política ambiental, determinando o impacto de atividades e definindo objetivos mensuráveis.
 
3. É fácil obter essa certificação na indústria hoteleira?
É um investimento longo e contínuo que demanda um compromisso genuíno por parte das empresas.  Não só faz com que cada estabelecimento em uma cadeia de hotel como o ibis tenha que ser certificado individualmente, como também exige que sejam auditados todo ano para garantir sua compatibilidade com o certificado e os esforços efetivos de melhoria.  Para tal, cada estabelecimento precisa cumprir as leis e regulamentações ambientais locais.
5. Inovação Contínua pelo bem do meio ambiente
De gel de banho a painéis solares, o ibis tem mostrado como a inovação ajuda a preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que aprimora a qualidade do serviço. A inovação do ibis afeta cada elo da cadeia, utilizando soluções pragmáticas para atender às expectativas dos consumidores ao mesmo tempo em que cumpre seu compromisso com o meio ambiente, em uma rede mundial de 814 hotéis.  Além do projeto do quarto, o ibis lançou como parte de seu programa “eu me importo, o ibis se importa” uma nova etiqueta Ecolabel para produtos de toalete. Essa etiqueta certifica que o produto tem um impacto reduzido no meio ambiente durante seu ciclo de vida. Ao projetar os quartos, o ibis escolhe mobília e piso de madeira certificada pelo Forest Stewardship Council. Dessa forma, mais de 60% do material no quarto é certificado como material que não prejudica o meio ambiente. Estes processos estão em fase de teste para implantação nos hotéis da rede na América do Sul.
FATO: 20 hotéis equipados com captadores solares termais para produção de água quente na França, Espanha, Brasil, China e Marrocos
 
Trabalhando juntamente com a marca, o departamento de inovação e projeto teve que mostrar sua imaginação e utilizar tecnologias ambientalmente avançadas, materiais reciclados, pacotes e produtos recicláveis, e métodos que desperdicem menos energia ou água e que façam sentido corporativo.
 
Entrevista com Michel Gicquel, Diretor do Departamento de Inovação e Projeto do Accor.
 
 
1. Como a inovação reconcilia meio ambiente e negócios?
Centrando cada ação na expectativa dos clientes. Quando lançamos novos produtos e serviços, analisamos o comportamento dos consumidores para prever tendências sólidas. De acordo com essas expectativas, podemos identificar conceitos inovadores consistentes com o compromisso ambiental e tamanho da rede ibis.
 
2. Quais são as tendências para 2010?
Uma das tendências mais visíveis é o Consumo Responsável.  Os consumidores esperam que as marcas façam as escolhas corretas em termos éticos e ambientais. O eco-conceito do quarto “Coquelicot” do ibis é um bom exemplo de como enfrentamos o desafio.  Para atender às expectativas dos clientes, o quarto de alta qualidade é equipado com lâmpadas fluorescentes compactas, armazenamento climático que permite filtrar melhor a luz do sol e o calor, aprimorando o controle de temperatura nos quartos.  O ibis escolheu mobília e piso de madeira certificado pelo Forest Stewardship Council. Desse modo, a cadeira inteira possui madeira com origem ambientalmente correta.
 
Objetivos para 2010
 
As mudanças que vemos no comportamento de clientes do hotel de todos os lugares estão aqui para ficar. Observamos novas necessidades, novos padrões de consumo, novos tipos de viagens e novos estilos de vida. A resposta do ibis tem sido inovar para o bem do meio ambiente e para obter melhor serviço de atendimento ao cliente, e definir objetivos ambiciosos consistentes com a dinâmica econômica dos negócios de hotelaria:

  • Fonte elétrica solar instalada em três hotéis ibis na França a cada ano;
  • Critérios HEQ (Alta Qualidade Ambiental) aplicados a todos os projetos de renovação do ibis;
  • Gerenciamento do ciclo de vida de materiais.

 
FATO – Togo: O hotel ibis em Lomé instalou em seu telhado painéis solares que foram feitos com 80% de material reciclado.  A energia produzida por eles fornece água quente para a cozinha do hotel, e o esquema de montagem está disponível para funcionários que queiram reproduzi-lo em casa.
 
Para responder melhor às perguntas de seus clientes, o ibis lançou seu Web site especializado www.ibisenvironment.com (desativado), que ajuda a oferecer informações úteis aos viajantes e demonstra o compromisso global da marca ibis com o meio ambiente, através de ações e inovações.
ibis
Marca mundial de hotéis de categoria econômica do Grupo Accor, oferece acomodações e serviços de qualidade em todos os hotéis pela melhor relação serviço-qualidade-preço da região: com apartamentos bem-projetados e totalmente equipados, serviços disponíveis 24 horas, nos 7 dias da semana (24/7) e com variedade  de opções  de refeições e bebidas em seus restaurantes e bares. A qualidade do padrão ibis foi reconhecida pela certificação internacional ISO 9001 desde 1997. ibis também foi a primeira rede mundial de hotéis a demonstrar seu comprometimento com o meio ambiente, através da certificação ISO 14001, que já foi conquistada por aproximadamente 1/3 das unidades em todo o mundo.
Fundada em 1974, a Rede ibis é líder no mercado europeu e uma das primeiras redes de categoria econômica do mundo, com aproximadamente 94 000 apartamentos e 814 hotéis em 40 países, incluindo 47 no Brasil.
Para mais informações, por favor acesse www.ibis.com.br
 
ACCOR Hospitality América Latina
Presente na América Latina desde 1977, a Accor Hospitality – unidade de negócios hoteleiros do Grupo Accor – detém a maior e mais completa oferta de hospedagem da região, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Juntos, os hotéis operados pela Accor Hospitality na América Latina somam 164 unidades com 26.500 quartos, sendo 143 no Brasil e 21 nos demais países latinos. Os hotéis são responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Oferecem, ainda, estrutura completa para a realização de eventos de grande, médio e pequenos portes. O Brasil é bastante estratégico para as operações da Accor Hospitality – é o quarto principal mercado da empresa no mundo, atrás somente de França, Alemanha e Estados Unidos. Para mais informações, por favor acesse www.accorhotels.com.br
 
[2] Estudo de Marketing 2006
[3] Associação da Indústria de Viagens – 2007
[4] A RISC International é uma empresa de consultoria que por mais de 20 anos se especializou em analisar tendências e o comportamento do consumidor em mais de 50 países
[5] STR – setembro de 2008
[6] Em 1º de janeiro de 2009

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