Duratex lança nova Estratégia de Sustentabilidade

Baseada em oito temas estratégicos, ela apresenta metas para o ano de 2025 que envolvem os principais públicos de relacionamento da empresa

Com o compromisso de atuar sempre antecipando as necessidades da sociedade, alicerçada em Valores perenes, a Duratex apresenta ao mercado sua nova Estratégia de Sustentabilidade nesta quarta-feira (15).

Revisitada após intenso processo colaborativo – que envolveu todas as áreas corporativas e de negócios da companhia e contou com entrevistas com formadores de opinião e pesquisas de benchmarking com empresas nacionais e estrangeiras de setores de atuação – a nova Estratégia está sendo apresentada no Relatório Anual 2016 da Duratex, que reúne os principais resultados e iniciativas da empresa no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016.

A Estratégia está estruturada em quatro pilares de atuação: Pessoas, Processos, Produtos e Serviços e Novos Modelos de Negócio. Para cada pilar foram definidos aspirações, temas, materiais e metas claras e objetivas a serem atingidas até o ano de 2025 por todas as áreas operacionais e administrativas da empresa. Ao todo, são 45 compromissos assumidos pela companhia, cujos status serão reportados anualmente ao mercado.

“A sustentabilidade faz parte do DNA da Duratex. Desde a fundação da companhia, nossos acionistas fazem questão de trazer o tema para nosso negócio, que se destaca no cenário brasileiro por possuir uma estrutura de governança sólida, que envolve a alta liderança nas tomadas de decisão sobre o assunto. Com a nova Estratégia, visamos reforçar cada vez mais nossa geração de valor a todos os públicos com os quais nos relacionamos, a partir do desenvolvimento e valorização das pessoas, da ampliação dos impactos positivos de nossos processos, da entrega de soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossos clientes e consumidores e do fomento a novos modelos de negócio alinhados à sustentabilidade”, afirma Luciana Alvarez, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex.

RELATÓRIO ANUAL

Publicado desde 2004 pela Duratex, o Relatório Anual apresenta ao mercado, de forma transparente e concisa, informações sobre governança, gestão de riscos e desempenho socioambiental da companhia, além de perspectivas dos negócios para o longo prazo, a fim de prestar contas a todos os públicos com os quais a companhia se relaciona.

O documento é elaborado, desde 2013, de acordo com a versão G4 da Global Reporting Initiative e segue as diretrizes do Relato Integrado, desenvolvido pelo Conselho Internacional para Relato Integrado, a fim de retratar, de forma mais objetiva, como a empresa gera valor no médio e longo prazo para a sociedade por meio de seus negócios.

Confira os principais resultados da Duratex em 2016

·         Redução de 39% no número de acidentes de trabalho*

·         Redução de 4% no consumo de energia*

·         Redução de 15% na destinação de resíduos para aterros*

·         Investimentos focados na manutenção das operações florestais e industriais, que totalizaram R$ 473,7 milhões

·         Crescimento da receita do mercado externo em 24,5%*

·         Redução de 8,5% nas despesas*

*Em comparação com o ano de 2015

Para conferir o Relatório Anual 2016 na íntegra, acesse: http://www.duratex.com.br/Relatorio-Anual-2016/




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É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

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