Home  |  Quem somos  |  Nossa missão  |  O que fazemos  |  Contatos  | 
Matérias
Conheça a íntegra da declaração da Iniciativa de Sustentabilidade da Educação Superior
 
Em junho 21 , 2012 às 5:50 pm | Comente aqui.

Cerca de 300 instituições de ensino superior assinaram, no Riocentro, durante a Rio+20, uma declaração de apoio ao desenvolvimento sustentável, com o compromisso de inserção do tema no cerne de suas faculdades de dos currículos universitários.

A iniciativa é convocada pela agência da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Universidade das Nações Unidas, o Pacto Global, com apoio dos Princípios para a Gestão da Educação Responsável das Nações Unidas (PRME) e do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).

Para obter uma lista completa de universidades e faculdades participantes do chamado “Grupo do Rio” de instituições de ensino, acesse: www.uncsd2012.org/HEI.

Conheça, abaixo, a íntegra da declaração.

Declaração da Iniciativa de Sustentabilidade da Educação Superior

Como chanceleres, presidentes, reitores, decanos e dirigentes de instituições de Ensino Superior e organizações afins, que reconhecem a responsabilidade que têm na busca internacional do desenvolvimento sustentável. Por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012, concordamos em apoiar as seguintes ações:

- Ensinar conceitos de desenvolvimento sustentável, garantindo que eles façam parte do currículo básico em todas as disciplinas para que os futuros diplomados do ensino superior desenvolvam habilidades necessárias ao desenvolvimento sustentável e tenham um entendimento explícito de como alcançar uma sociedade que valoriza as pessoas, o planeta e os lucros de uma maneira que respeite os limites de recursos finitos do planeta. Instituições de Ensino Superior também são encorajadas a proporcionar formação em sustentabilidade para os profissionais e funcionários.

- Incentivar a investigação sobre questões de desenvolvimento sustentável, para melhorar a compreensão científica por meio do intercâmbio de conhecimentos científicos e tecnológicos, intensificando o desenvolvimento, adaptação, difusão e transferência de conhecimentos, incluindo tecnologias novas e inovadoras.

- Tornar nossos campi mais “verdes” por: i) reduzir o impacto ambiental através de eficiências de água, energia e recursos materiais em nossos edifícios e instalações; ii) a adoção de práticas sustentáveis ​​de contratos em nossas cadeias de fornecimento e serviços de abastecimento; iii) fornecer opções de mobilidade sustentável para os alunos e professores; iv) adoção de programas eficazes para a minimização de resíduos, reciclagem e reutilização; e v) incentivar estilos de vida mais sustentáveis.

- Apoiar os esforços de sustentabilidade nas comunidades onde estamos instalados, trabalhando com as autoridades locais e a sociedade civil, tornando-as mais habitáveis e ecoeficientes, socialmente inclusivas e com baixa pegada ambiental.

- Comprometer-nos com o compartilhamento de resultados e ações por meio de quadros internacionais, como a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pela UNESCO, a Universidade das Nações Unidas, o Pacto Global, com apoio dos Princípios para a Gestão da Educação Responsável das Nações Unidas e do Programa de Educação Ambiental do das Nações Unidas, iniciativas de educação e formação, a fim de trocar conhecimentos e experiências e informar regularmente sobre os progressos e desafios.

Share and Enjoy:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Twitter



Postar um comentário
Nome *
   
E-mail *
   

 
 

Comentar
 
Começando o Dia – Rádio Cultura FM

Ricardo Voltolini apresenta seu mais recente trabalho em bate-papo com Alexandre Machado

Planeta Eldorado – Rádio Eldorado

Paulina Chamorro conversa com Ricardo Voltolini sobre seu recém-lançado livro


PARCEIROS INSTITUCIONAIS
 

 



© 2014 Ideia Sustentável - Todos os direitos reservados.