Home  |  Quem somos  |  Nossa missão  |  O que fazemos  |  Contatos  | 
Conversas com Líderes Sustentáveis
Conversas com líderes sustentáveis
 
Em junho 2 , 2011 às 5:52 pm | Comente aqui.

Ideia Sustentável: O que vai acontecer no evento do dia 02 de junho?
Ricardo Voltolini: A noite de dois de junho tem tudo para ser especial. Queremos que seja marcante para o debate da sustentabilidade empresarial. Faremos o lançamento de “Conversas com Líderes Sustentáveis” (editora Senac-SP), livro que escrevi nos últimos dois anos, e também a apresentação de um novo projeto, no qual Ideia Sustentável vem trabalhando ao longo do mesmo período. Trata-se da Plataforma Liderança Sustentável.

IS: O que é a Plataforma Liderança Sustentável?
RV: Durante a produção do livro, conversando com dezenas de líderes, constatei que a sustentabilidade sempre avança mais em empresas em que há líderes pessoalmente  comprometidos com o conceito, de preferência sentados na cadeira de CEO. Líderes que incorporam os princípios e valores. E tomam decisões ou fazem escolhas orientados por essa consciência. Isso não é por acaso. Há estudos importantes que estabelecem correlação entre a evolução do conceito no negócio e o modelo mental da liderança.
Assim, pensando justamente na importância da liderança para a sustentabilidade, resolvemos criar uma Plataforma cujo objetivo será identificar, mobilizar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabilidade pelo Brasil. Nossa convicção é que esses jovens líderes podem fazer enorme diferença.

IS: E como a Plataforma vai atuar?
RV: Tudo começa no dia 02 de junho. Nessa noite, em evento que lembrará muito a dinâmica do TEDx, os presidentes entrevistados no livro farão uma série de palestras curtas e inspiracionais. Essas palestras serão gravadas com linguagem de cinema e depois disponibilizadas num portal que está sendo criado com a finalidade de servir de ponto de encontro aos líderes interessados no tema. Os filmes também serão disseminados nas redes sociais. Na seqüência, prevemos cinco encontros regionais em capitais brasileiras, com apoio do CNI-SESI, nos quais pretendemos reunir jovens líderes para conversar com os líderes já consagrados e perfilados no livro. Toda a experiência será documentada e alimentará o portal que, além de vídeo-depoimentos de líderes, publicará estudos, pesquisas, informações e perfis sobre o tema liderança para a sustentabilidade. Prevemos também a criação de um curso no formato e-learning. A Plataforma quer educar, mobilizar e conectar.
Ao tomar contato com as histórias inspiradoras, queremos que esses jovens líderes comecem a contar suas próprias histórias. E mais do que isso, compreendam e incorporem os benefícios de inserir a sustentabilidade na gestão das empresas onde trabalham ou das empresas nas quais querem empreender.

IS: Quem são os líderes entrevistados no livro?
RV: Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (Grupo Boticário), Héctor Núñes (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Ligth).
São presidentes consagrados no tema, já reconhecidos pelo mercado, que acreditam no conceito e trabalham cotidianamente para inseri-lo no coração de seus negócios e na cultura das empresas que dirigem.

IS: E o que você pode adiantar sobre o livro?
RV:
A experiência de elaborar esse livro me deixou muito feliz. Tive a oportunidade de conviver por algumas horas com líderes que sempre admirei pelo compromisso e ousadia no tratamento conferido ao tema da sustentabilidade. Foi interessante ver como agem e pensam, como fazem suas escolhas e em que valores acreditam.
Não são histórias de super-homens infalíveis. Mas de indivíduos especiais que acreditam no valor da sustentabilidade e atuam a favor dele.
Além de fazer um apanhado teórico da discussão da liderança para a sustentabilidade, a partir de artigos que escrevi, entre 2008 e 2010 para a Gazeta Mercantil,  com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Howard Gardner, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser, tive a oportunidade de aprofundar minha análise confrontando teses com insigths interessantes extraídos das narrativas dos entrevistados.
Os entrevistados foram generosos nas entrevistas. Acho que os leitores vão apreciar o resultado final.

IS: Quem são os apoiadores da Plataforma?
RV: A Plataforma Liderança Sustentável tem o apoio, nessa primeira etapa, de Tetra Pak, Santander, AES Brasil, Fibria, Natura, Alcoa, Promon e Ambev. São empresas líderes que acreditam no tema.
A CNI/SESI é a principal parceira de articulação regional. Conta ainda com os apoios institucionais do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidades Social, do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) da ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças), e de seu programa New Earth Leaders.

Para comprar um exemplar do livro “Conversas com Líderes Sustentáveisclique aqui.

Share and Enjoy:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Twitter



Postar um comentário
Nome *
   
E-mail *
   

 
 

Comentar
 
Começando o Dia – Rádio Cultura FM

Ricardo Voltolini apresenta seu mais recente trabalho em bate-papo com Alexandre Machado

Planeta Eldorado – Rádio Eldorado

Paulina Chamorro conversa com Ricardo Voltolini sobre seu recém-lançado livro


PARCEIROS
 



© 2014 Ideia Sustentável - Todos os direitos reservados.