O Amanhã na Amazônia é Hoje – O novo evento do Santander

O Santander e a The Nature Conservancy realizam, em parceria, o evento O Amanhã na Amazônia é Hoje, no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento foi pensado para promover uma discussão sobre as formas de desenvolvimento econômico na região, conservando a maior reserva de recursos naturais do planeta.

O presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, e o head da TNC na América Latina, Joe Keenan, receberão convidados como o pensador Juan Carlos Castilla-Rubio, membro do Conselho Global de Recursos Naturais do Fórum Econômico Mundial; o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; e a presidente do Ibama, Sueli Araújo, para discutir temas como a avaliação dos custos social e ambiental dos projetos de infraestrutura, logística e agronegócio realizados na região e a responsabilidade de quem financia essas obras.

Na ocasião, a TNC apresentará um estudo inédito sobre a bacia do Rio Tapajós, nova fronteira de desenvolvimento da Amazônia, que propõe um avanço controlado do desenvolvimento econômico. A proposta é planejar o território, promovendo a manutenção ou a conservação de áreas com importância única pelas suas riquezas de biodiversidade, culturais ou, ainda, fluxos hídricos, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento de outras áreas aptas para a produção ou logística e infraestrutura, com eficiência e sustentabilidade.

Ainda na parte da tarde, um debate moderado por Izabella Teixeira, ex. ministra do meio ambiente, trará representantes de diferentes setores que estão diretamente ligados à região amazônica, como o de energia, o agronegócio, investidores, além de um representante das populações indígenas, para discutir como promover, agora, o desenvolvimento sustentável.

Data: 05 de setembro de 2017 das 9h às 17h

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Confirmação de presença: envie e-mail para marina.marques@tnc.org ou ligue para 11 3514-5510 informando seu nome, e-mail e telefone.

 

PROGRAMAÇÃO

09:00 Café da manhã e boas vindas

 

09:30 Abertura

           Sergio Rial, presidente, Santander

 

09:50 O desafio da proteção com desenvolvimento na Amazônia

           Suely Araújo, presidente, IBAMA

 

10:20 O amanhã da Amazônia na quarta revolução industrial

           Juan Carlos Castilla-Rubio, fundador, Space Time Ventures

 

10:50 Intervalo

 

11:10 Amazônia hoje, abraçando o desenvolvimento de forma sustentável

           Roberto Rodrigues, coordenador, GV Agro

 

11:40 Perguntas e respostas

           Mediação de Antonio Werneck, diretor executivo, TNC

 

12:15 Almoço e networking

 

13:30 Instrumentos para o desenvolvimento da Amazônia: Blueprint do Tapajós
Pedro Bara, gerente de Infraestrutura Inteligente, TNC Brasil

 

14:15 Amazônia agora: promovendo o desenvolvimento sustentável
Moderação de Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente

Participantes:

  • Alexandre De Marco, produtor rural, Grupo BDM
  • Arnaldo Eijsink, produtor rural, Grupo JD
  • Eduardo Bastos, diretor executivo, Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau
  • Gil Maranhão Neto, diretor, ENGIE Energia
  • Hector Gomez, country manager Brasil, IFC
  • Kleber Karipuna, liderança indígena de base, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira

16:00 Encerramento e coquetel




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É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

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