Parceria Votorantim pela Educação será ampliada para mais de 50 municípios brasileiros em 2017

Programa que acelera em 38% a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II nos municípios já atingiu 700 mil alunos em 8 anos

Parceria Votorantim

O Instituto Votorantim realizou entre os dias 22 e 24 de março, a “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017” com secretários de educação de 52 municípios que farão parte do programa neste ano. Em 2017, o número de cidades com atuação do PVE triplicou, o que vai beneficiar, em média, 190 mil alunos, entre 6 e 14 anos, em 16 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.

O PVE contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é, de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade.

“Temos a convicção de que uma educação sólida é a base para a formação de uma sociedade próspera. Por isso, muito antes do conceito de valor compartilhado ganhar a dimensão que tem hoje, a Votorantim já investia em ações em prol do desenvolvimento social das comunidades onde atua”, declarou João Miranda, diretor-presidente da Votorantim S.A..

O encontro teve como objetivo debater com secretários de educação e técnicos das prefeituras sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e a importância da participação da família e alunos na educação. Além disso, foram apresentados os resultados já conquistados – melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, nos municípios em que o PVE já foi implementado, se comparado a municípios que não receberam o programa.

A iniciativa, realizada há oito anos, tem acumulado resultados positivos. Estudo comparativo entre os municípios que aderiram ao PVE e um grupo-controle indicou que, no período de 2008 a 2015, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II. Durante todo o período em que o programa está em vigor já foram beneficiados, aproximadamente, 700 mil alunos de 795 escolas.

“Nós acreditamos que as empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para todos. Também acreditamos que os gestores públicos são os principais agentes de desenvolvimento das comunidades que nos hospedam. Por isso o Instituto, respeitando seu DNA de sempre investir na causa da educação, promove há oito anos parcerias com as gestões municipais para mobilização da sociedade e melhoria da gestão educacional dos municípios onde atuamos”, disse Cloves Otávio Nunes de Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.




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É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

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