Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Braskem é única brasileira avaliada como “nota A” na gestão de riscos ambientais

    Companhia figura em ranking global sobre emissão de gases poluentes e consumo de água, desenvolvido pelo Carbon Disclosure Program A gestão e os investimentos da Braskem na área da sustentabilidade foram reconhecidos, mais uma vez, pelo CDP (Carbon Disclosure Program), organização sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto no mundo em […]

  • Desenvolver-se é inversamente proporcional a salvar o planeta?

    Ambientalista e diretor da Sanepar alerta que o pouco comprometimento das empresas de saneamento podem agravar, e muito, a quantidade de gases emitidos no Brasil. Dados do Programa Brasileiro GHG Protocol revelados em agosto deste ano, informam que as companhias brasileiras têm avançado na gestão de emissão de carbono. Segundo o projeto, 142 empresas divulgaram seus […]

  • Líder Geração P: Jovens ensinando jovens com as competências da liderança sustentável

    Jovens ensinando outros jovens a trilharem novos caminhos com a inspiração dos valores de uma liderança sustentável. O Líder Geração P (de Propósito) reuniu histórias de quem está começando sua vida profissional, mas já tem experiência suficiente para compartilhar com o público. O evento começou com Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável, apresentando o Líder […]

  • O mundo precisa de CEOs com propósito – Liliane Rocha

    por Liliane Rocha, especial para a parceria Ideia Sustentável/Envolverde –  “Empreender é devolver para a sociedade aquilo que lhe foi tirado” está foi certamente uma das melhores frases que escutei nos últimos tempos, e também uma das mais conscientes que foi dita em um evento de Sustentabilidade. O evento “CEO com propósito” realizado hoje em São […]

  • CEO com Propósito: empreendedores focados em mudar o mundo

    Uma reunião de 19 líderes, orientados por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e com apenas um propósito: mudar o mundo. Esse foi o tom do CEO com Propósito, o mais novo evento da Plataforma Liderança Sustentável, que aconteceu em São Paulo, no dia 24 de outubro, no Teatro Vivo. Nove empresas patrocinadoras da Plataforma (Santander, […]

  • Ambev e Coca-Cola Brasil lançam juntas novo programa de reciclagem

    Parceria entre as concorrentes visa aumentar investimentos destinados a cooperativas de catadores e contribuir com meta de reduzir ao menos 22% das embalagens em aterros até 2018 Crédito: Túlio Vidal São Paulo, outubro de 2017 – A Coca-Cola Brasil e a cervejaria Ambev anunciam hoje (04/10) o lançamento de um programa conjunto de reciclagem. Nomeada […]

  • Schneider Electric é reconhecida como pioneira nos ODS em 2017

    Presidente da Companhia foi reconhecida por gerenciamento de energia e sustentabilidade Na próxima quinta-feira, 21 de setembro, o Summit Global de Líderes 2017 para o Pacto Global da Organização das Nações Unidas irá reconhecer 10 Pioneiros nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – indivíduos de todo o mundo que estão defendendo a sustentabilidade em suas […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parcerias