Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Promoção: ODS e Plataforma Liderança Sustentável

    A promoção “ODS e Plataforma Liderança Sustentável” premiará quem acompanha os projetos da Plataforma Liderança Sustentável. Essa é uma maneira que a Plataforma encontrou para agradecer seus seguidores que utilizam e compartilham nossos conteúdos. Início das inscrições: 05 de fevereiro Data do sorteio: 05 de março Regulamento  1) Datas da Promoção – Os participantes devem […]

  • Duratex inaugura Casa Uni Duni Tex

    Com o propósito de oferecer aos seus clientes e consumidores Soluções para Melhor Viver, a Duratex inaugurou, na cidade de São Paulo, a Casa Uni Duni Tex. Instalado na unidade do Morumbi da Leroy Merlin, o espaço apresenta ao público, de maneira divertida, as diferentes soluções sustentáveis e inovadoras que a companhia oferece ao mercado por meio das marcas Duratex, Durafloor, Deca, Hydra e Ceusa. Para […]

  • Sanepar faz balanço do primeiro mês de Operação Verão

    Os serviços de coleta de lixo, duchas, cadeiras anfíbias e Ecoexpresso foram muito usados pela população Crédito: Divulgação (Sanepar) A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez um balanço dos primeiros 30 dias da Operação Verão Paraná. Além de manter os sistemas de água e de esgoto para os veranistas, a Companhia ofereceu outros serviços, […]

  • Campanha no Sistema Unimed bate recorde e acumula doação de mais de 400 itens de acessibilidade

    Aquisição de cadeiras de rodas e outros recursos é realizada a partir da arrecadação e venda de lacres de latinhas. Em 2017, as cooperativas Unimed acumularam mais de 50 milhões de lacres de alumínio A Unimed do Brasil – que representa institucionalmente as cooperativas e sociedades auxiliares que atuam sob a marca Unimed – encerrou […]

  • Coca-Cola Brasil anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão para novo compromisso de embalagens

    A The Coca-Cola Company anunciou sua nova política de embalagens, com um objetivo ambicioso: ajudar a recolher o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030. O compromisso é o mesmo para todos os países onde atua. Aqui no Brasil, a empresa vai chegar ao fim de cinco anos (2016-2020) com investimento […]

  • Estudo da UFRJ, a pedido da Braskem, mostra que plásticos reduzem emissões de gases de efeito estufa

    Levantamento feito nos setores automotivo, de construção civil e têxtil comparou o impacto ambiental de polímeros ao substituírem outros materiais Um estudo inédito no Brasil revelou os benefícios dos plásticos para o meio ambiente quando são utilizados em setores industriais estratégicos para a economia brasileira: automotivo, construção civil e têxtil. Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas […]

  • Programa Territórios Sustentáveis – MRN

    Com 12 milhões de hectares (o equivalente ao território de Portugal), a área de abrangência do programa envolve três municípios e uma população total de 88 mil pessoas, incluindo a população urbana, agricultores, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse território são a coleta de castanha-do-pará, agricultura de subsistência, pesca, retirada […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parceiros