Projetos da Ultragaz levam cultura e educação para crianças e jovens de comunidades menos favorecidas

Com foco na sua Missão de Sustentabilidade, a Ultragaz apoia uma série de projetos ligados à educação. Os programas são voltados a crianças e jovens de baixa renda de locais próximos às unidades da companhia.

Uma das mais importantes iniciativas nesta área é o programa Ultragaz Cultural, criado e mantido pela empresa. Por meio de carretas itinerantes e estruturas montadas em espaços públicos, o projeto leva todos os anos a crianças e jovens espetáculos teatrais, cinema e eventos educativos que promovem e disseminam a cultura. O Ultragaz Cultural é apoiado pelo Mistério da Cultura e por secretarias municipais de Educação e Cultura e prefeituras das cidades nas quais se apresenta. Entre 2008 e 2015, levou cinema e teatro a cerca de 150 mil pessoas em 22 estados brasileiros. ” O acesso democrático à cultura enriquece a visão de mundo de crianças e adolescentes e aumenta o repertório de conhecimento que eles acumulam, gerando impactos positivos para a vida toda”, diz Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, responsável pelos projetos educativos e culturais da companhia.

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Seguindo os investimentos voltados à educação, para contribuir com a qualidade do ensino no Brasil, a companhia iniciou em 2015 a segunda edição do Nossa Escola é 10. O programa, realizado em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o Instituto Avisa lá e as secretarias estaduais de Educação, leva benefícios estruturais e educacionais para escolas públicas de diversos municípios do país. Nesta edição, cinco escolas do Maranhão receberão obras e trabalho de apoio didático, e estima-se que as melhorias, orçadas em cerca de R$ 1 milhão, estejam concluídas no início de 2017.

Além das próprias iniciativas no setor, a Ultragaz patrocina e desenvolve projetos que proporcionam melhorias na educação em parceria com organizações não governamentais (ONGs) como a Pluga Cuca, uma plataforma online de aulas de reforço escolar, reconhecida e aprovada pelo MEC (Ministério da Educação), que pode ser acessada de qualquer lugar com internet. Em 2015, a companhia apoiou inúmeras iniciativas mantidas por outras instituições como a Associação Santo Agostinho (ASA), Recriarte/CARE e Vocação.

Como forma de engajar seus colaboradores nas causas sociais, a Ultragaz desenvolveu o Portal do Voluntariado Ultragaz, uma ferramenta voltada para a difusão e gestão de ações de voluntariado e projetos de sustentabilidade. Mantido em parceria com a Junior Achievement, uma das entidades mais tradicionais do mundo dedicada à educação prática em economia e negócios para jovens e crianças, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens participantes ao mercado de trabalho. Em 2015, 221 voluntários da Ultragaz, de 13 estados brasileiros participaram da iniciativa, que beneficiou cerca de 300 mil adolescentes.

Sobre a Ultragaz

Primeira empresa de Gás LP engarrafado, e pioneira na venda a granel, a Companhia Ultragaz possui 17 bases de engarrafamento e outras 21 de estocagem e distribuição espalhadas por todo o Brasil, responsáveis pelo fornecimento de mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 50 mil clientes empresariais. Sua rede de Revendedores conta com cerca de 5 mil lojas.

Texto retirado do Portal Terra: https://noticias.terra.com.br/dino/projetos-da-ultragaz-levam-cultura-e-educacao-para-criancas-e-jovens-de-comunidades-menos-favorecidas,f8515cf6db2ad90a1418e74f92232f97xnuu430g.html




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É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

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