Veja uma nova etapa do Líder Geração P

A Plataforma Liderança Sustentável, representada por Andree De Ridder Vieira e Monica Simons, chegou a Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, para realizar a formação de jovens líderes para os valores da sustentabilidade, através do Programa Líder Geração P. A iniciativa, que tem o apoio da OCT, está disseminando conhecimento e a metodologia do programa para três turmas de jovens da Casa Familiar Rural da cidade.

OLíder Geração P é um programa que visa capacitar jovens para atuar como agentes de mudança, através da vivência e prática de cinco competências do Jovem Líder Sustentável:

Viver valores

Apoiar os jovens na identificação de seus valores, a partir de exposição dialogada seguida da dinâmica reflexiva, para que compreendam como estes valores estão refletidos em suas ações e decisões. Os líderes sustentáveis inspiram e envolvem pessoas porque agem em consonância com seus valores, fortalecendo seu caráter.

Ser pessoalmente a mudança

Inspirar os jovens, tornando-os convictos de que eles podem se tornar agentes de mudanças positivas no mundo. Esta habilidade servirá de guia para que os participantes, a partir de seus valores, possam caminhar para a solução de suas inquietações.

Escutar, envolver, dialogar

Ajudar os jovens a ter mais consciência acerca da relevância do trabalho em conjunto, tornando-os mais aptos a enfrentar dificuldades de convivência ao saber trabalhar sua inteligência emocional. Por meio da exposição dialogada e da dinâmica lúdica, os jovens serão convidados a se entregarem com paixão e foco às atividades do dia a dia.

Praticar a interdependência

Com a realização de dinâmicas de reflexão, apoiadas pela apresentação guiada de vídeos e exemplos capazes de mostrar uma visão sistêmica, os jovens serão provocados a refletir sobre relações de interdependência. A correlação entre atitudes de nosso dia a dia e seu impacto no planeta será colocada de forma dinâmica, contribuindo com o processo de aprendizagem dos participantes.

Inovar para a sustentabilidade

Desmistificar o conceito de inovação, ampliando  a percepção de que ações impulsionadas pela inquietude em um processo estruturado de busca por soluções, pode conduzi-los à inovação em sustentabilidade. Ao consolidar as outras 4 reflexões apresentadas pelo programa, o exercício de busca por alternativas que quebrem paradigmas permitirá que os jovens estejam mais preparados para conduzir processos de inovação.




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É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

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