10 filmes para os anos 2000

10 filmes para os anos 2000

Por Sérgio Rizzo

Inúmeros longas-metragens de ficção realizados nos últimos dez anos vêm se aproveitando de temas no campo da sustentabilidade para contar as suas histórias. Nesta edição, uma lista com dez títulos, relacionados em ordem alfabética, que permitem ampliar a compreensão desse universo e promover debates voltados a um público mais amplo do que o formado apenas por especialistas.

Avatar (2009)

O faroeste intergaláctico de James Cameron tornou-se a maior bilheteria na história do cinema, com US$ 2,78 bilhões arrecadados em todo o mundo, e difundiu em ampla escala um compêndio de temas-chave do nosso tempo, como a exploração predatória de recursos naturais e a estratégia cega do capital.

Em Busca da Vida (Still Life/Sanxia Haoren, 2006)

Enquanto era construída a gigantesca hidrelétrica de Três Gargantas, o chinês Jia Zhang Ke registrou o impacto da água que subia sobre centenas de milhares de pessoas que viviam nas cidades afetadas.

Filhos da Esperança (Children of Men, 2006)

Baseado em romance da inglesa P.D. James, o mexicano Alfonso Cuarón realizou uma impressionante distopia ambientada na Inglaterra de 2027, quando todas as mulheres do planeta perderam a fertilidade.

Gomorra (2008)

O corajoso livro-reportagem do jornalista italiano Roberto Saviano e o filme baseado nele, com direção de Matteo Garrone, expõem as conexões econômicas, ambientais e humanas que regulam o mundo atual.

O Hospedeiro (The Host/Gwoemul, 2006)

O sul-coreano Bong Joon-ho fez um popular filme-catástrofe, sobre um monstro que surge das águas em Seul, a partir de um argumento mordaz que sugere desequilíbrios ambientais patrocinados pelos EUA.

Neste Mundo (In This World, 2002)

Em abordagem semidocumental, o inglês Michael Winterbottom procura entender o que gera processos migratórios ao recriar a jornada de dois refugiados afegãos que procuram chegar clandestinamente a Londres.

Nossa Música (Notre Musique, 2004)

No estilo ensaístico que marca a fase recente de sua carreira, o diretor franco-suíço Jean-Luc Godard faz um balanço do século 20 com base nos conceitos de inferno, purgatório e paraíso.

A Questão Humana (La Question Humaine, 2007)

As raízes de uma corporação determinam a cultura que se desenvolve ali, de acordo com o que descobre um psicólogo da área de Recursos Humanos nesse filme perturbador do francês Nicolas Klotz.

Segunda-feira ao Sol (Los Lunes al Sol, 2002)

O espanhol Fernando León de Aranoa aborda o desequilíbrio social provocado pelo desemprego, sobretudo em virtude de inovações tecnológicas e da recessão econômica, entre homens maduros na Galícia.

WALL-E (2008)

Outra distopia sobre o futuro da Terra, desta vez em tempo indeterminado e mais afastado, em animação da Pixar sobre um pequeno robô encarregado de gerenciar um planeta repleto de lixo.

Sérgio Rizzo é jornalista, crítico de cinema e professor
www.sergiorizzo.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?