Evento sobre sustentabilidade e liderança reúne 200 gestores em Goiânia

Cerca de 200 líderes locais: esse foi o público participante do primeiro encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável de 2013, ao longo da última quarta-feira (27/fev), em Goiânia. Depois da série de eventos focados na inspiração de jovens gestores para os desafios da sustentabilidade, a nova etapa aborda a efetiva formação de profissionais para a lida diária com o tema nas empresas. Como de costume, palestraram Ricardo Voltolini, idealizador do movimento, um líder de uma grande companhia – no caso, Andrea Alvares, presidente da Divisão de Bebidas da PepsiCo Brasil – e um local – Ivo Faria, diretor executivo da Pontal Engenharia.

Reunidos no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), os gestores empresariais da região Centro-Oeste contaram, no período da manhã, com três palestras. A primeira foi de Voltolini, que apresentou alguns dos principais resultados da Plataforma e insights de seu livro Conversas com Líderes Sustentáveis, e, em seguida, Andrea Alvares e Ivo Faria falaram mais especificamente sobre a educação de lideranças para a sustentabilidade.

“Foi uma honra participar”, disse Andrea, que desafiou a plateia a agir cada vez mais com transparência e apresentou o conceito de Performance com Propósito, ou seja, gerar crescimento humano, ambiental e de talentos para construir um futuro mais saudável para as pessoas e o planeta. A primeira mulher a assumir o comando de uma área de negócios da PepsiCo no país falou, ainda, sobre a dificuldade de fazer seus funcionários considerarem a sustentabilidade em todas as ações. “Pensando nisso, criamos um cubo com questões sobre o tema imprescindíveis a qualquer tomada de decisão para ficar na mesa de cada colaborador”, contou.

Já Faria comentou sobre a mudança da Pontal Engenharia em 2007, quando se estendeu o conceito de qualidade da companhia às cinco partes envolvidas no processo produtivo: empresa; cliente e produto; colaboradores e fornecedores; comunidade e poder público; e meio ambiente. A insistência e influência de um líder pessoalmente engajado no tema foi essencial para a criação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da construtora, que busca equilibrar tantos interesses com vistas em um desenvolvimento sustentável.

Além das palestras, os participantes do encontro contaram, ainda, com um workshop na parte da tarde sobre Desafios de Sustentabilidade. Mais de 80 gestores compareceram e puderam discutir cases selecionados pela consultoria Ideia Sustentável e atuar em dinâmicas de grupo voltadas para a conscientização da importância de se inserir o tema no negócio. O treinamento destacou o perfil do líder sustentável e os caminhos para sua formação.

“Foi um bom começo, sem dúvida. Grande parte dos líderes era composta por jovens realmente interessados em refletir sobre a inserção da sustentabilidade no negócio. No workshop, com mais interação, pude perceber melhor o envolvimento e as dúvidas deles em relação ao tema”, comemorou Voltolini, que também vai com a Plataforma a Joinville (06/mar), Curitiba (12/mar), Fortaleza (22/mai), Manaus (28/mai) e Porto Alegre (26/jun).

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

O movimento Plataforma Liderança Sustentável iniciou-se em junho de 2011, a partir do lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac/SP), do consultor Ricardo Voltolini. O livro relata a experiência de 10 presidentes de grandes empresas engajados no tema da sustentabilidade, além de analisar as características comuns a esse tipo de líder, como agem, pensam e em que valores acreditam. Em agosto de 2012, foi lançada a segunda etapa do movimento, com a adesão de 10 novas lideranças empresariais, desta vez abordando a temática: Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade. Para saber mais sobre a Plataforma Liderança Sustentável e assistir às minipalestras dos 20 líderes participantes, acesse: www.ideiasustentavel.com.br/lideres.




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros