Os 6 princípios das empresas sustentáveis

Os 6 princípios das empresas sustentáveis

Para que uma instituição possa se considerar sustentável, precisa seguir alguns preceitos. A Plataforma Liderança com Valores listou 6 princípios que considera essenciais para as empresas sustentáveis.
Os apoiadores da Plataforma Liderança com Valores, por exemplo, comprometem-se com esses princípios, demonstrando o alinhamento de suas estratégias com os valores do movimento.
Entre os meios de atuação das empresas para incorporar esses princípios em seu cotidiano e cultura organizacional estão:

  • – superação das ações pontuais de sustentabilidade;
  • – inserção do tema no core business;
  • – criação de canais de diálogo com os colaboradores;
  • – educação contínua de seus líderes.

dedo de um homem de negócios apontando para um círculo

Princípio 1

Superar constantemente o seu atual modelo, baseando-se em ações, projetos e iniciativas pontuais de sustentabilidade. As empresas sustentáveis estão sempre buscando inovação e melhorias.
O primeiro princípio também visa estabelecer uma política mercadológica ampla e abrangente. A intenção é alterar a lógica do negócio, no sentido de torná-lo mais sustentável. As instituições deverão minimizar – visando eliminar totalmente – todos impactos socioambientais de suas atividades.
A sustentabilidade deve ser tratada a partir da lógica da oportunidade. Por meio desta visão, incentiva-se a inovação em processos e produtos, de modo que oriente o dia a dia de todos os colaboradores, sejam eles estagiários, trainees, funcionários, gestores, fornecedores e parceiros.

Princípio 2

O segundo princípio consiste em cuidar para que a sustentabilidade esteja inserida no planejamento estratégico da instituição.
As empresas que exercem esse princípio integram a sustentabilidade em sua missão, visão e valores, mas também em todos os objetivos, compromissos, estratégias e metas. Além disso, deve-se condicionar a remuneração variável e a progressão na carreira dos funcionários aos resultados sociais e ambientais.

Princípio 3

No esforço de estabelecer uma política de sustentabilidade e de inserir o conceito no planejamento estratégico, os principais líderes devem lançar mão de estratégias de escuta ativa dos seus públicos de interesse. Isso significa que as ações serão definidas em sistemas de colaboração com funcionários, fornecedores, parceiros, comunidades e clientes.
Não apenas os grandes temas que integram a sustentabilidade e que são incidentes sobre o negócio deverão ser discutidos, mas também as medidas necessárias para construir soluções viáveis e efetivas.

Princípio 4

O quarto principio foca no desenvolvimento da cultura organizacional. O conceito de sustentabilidade deve integrar o cotidiano da empresa, estimulando melhores práticas e valorizando soluções inovadoras.
Essa metodologia, denominada Cultura de Sustentabilidade, possibilita à empresa minimizar os seus impactos socioambientais, visando eliminá-los completamente.
Educar todos os seus públicos de interesse também é uma ação do quarto princípio. Todos os envolvidos nas ações da empresa devem ser capazes de perceber o valor da sustentabilidade.

Princípio 5

As empresas sustentáveis precisam reconhecer que o desafio na construção de um modelo mais sustentável de negócio é uma tarefa indelegável de líderes.
O tema deve ser um instrumento de orientação na tomada de decisões, sobretudo, do presidente e da alta direção da organização.

Princípio 6

Educar seus líderes permanentemente é um dos valores das empresas sustentáveis. Os gestores devem compreender e valorizar a noção de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental.
Este conceito parte dos pressupostos de que tudo e todos estão interligados. Os interesses de lucro não podem agir contra os interesses da sociedade e do planeta.
As instituições precisam educar líderes com valores que sejam capazes de pautar suas escolhas e decisões a partir do respeito ao meio ambiente, ao outro e à diversidade, pela ética altruísta e também pela transparência na relação com todos os públicos de interesse da empresa.
Leia também: Educação subversiva para líderes com valores e propósito

Quer estar entre as maiores empresas sustentáveis?

Se sua empresa segue todos esses princípios ou gostaria de adotá-los, conheça a Plataforma Liderança com Valores.
É o maior movimento de sustentabilidade empresarial do Brasil, e reúne depoimentos das 160 principais lideranças envolvidas com o tema.
Lá, você encontra conteúdos ricos e relevantes sobre sustentabilidade e confere as ações das empresas sustentáveis que são apoiadoras do movimento.
 
Escrito por Marcos Cardinalli

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