5 benefícios da diversidade para as empresas

Adotar uma política de diversidade e inclusão, além de uma questão ética e de ser muito bom para as pessoas, é excelente para as empresas. Por isso, a diversidade deve ser vista, pelos líderes e gestores, também como uma estratégia de negócio. Confira, neste artigo, alguns dos principais benefícios da diversidade para as organizações e como ela pode transformar seus resultados.

Mas o que é diversidade?

Ricardo Voltolini, no Guia Diversidade Para Empresas & Boas Práticas, explica: “Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo o seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade ou deficiência. É uma questão de fundo ético. Diz respeito à inclusão, dignidade, equidade, liberdade”.

No Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas, você encontra um conteúdo rico e completo sobre diversidade e inclusão nas empresas. Além de dados e informações de instituições sérias de pesquisa, o Guia apresenta cases de sucesso de diferentes organizações que implantaram a diversidade em seu cotidiano e indica ações estratégicas para criar uma política de diversidade efetiva.

Os benefícios da diversidade

A seguir, são destacados cinco benefícios empresarias favorecidos pela diversidade e inclusão. Eles são reconhecidos por estudos e pesquisas de diferentes fontes.

Leia também: Os 7 desafios da diversidade na empresa

1. Empresas mais lucrativas e competitivas

As instituições que investem em diversidade tem mais chances de obter resultados positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica apresentam 33% mais chances de sucesso, e as com diversidade de gênero costumam ser 21% mais lucrativas.

Segundo a McKinsey, isso ocorre por que as empresas que investem na diversidade atraem os melhores profissionais, além de focar na experiência do cliente, devido à identificação entre consumidor e colaborador. Além disso, geram uma maior satisfação dos funcionários, melhoram os processos de tomada de decisões e conseguem uma melhor comunicação com diferentes perfis de clientes.

2. Funcionários mais engajados e colaborativos

Em empresas onde se desenvolvem ações de diversidade, os colaboradores se mostram 17% mais dispostos, enquanto a ocorrência de conflitos é 50% menor. Esses dados são apresentados em um estudo da Harvard Business Review, de 2016.

De acordo com a instituição, na medida em que uma instituição valoriza as diferenças, o seu público interno se sente mais à vontade para dialogar, aprender e compartilhar suas experiências, abrindo mais espaço para a cooperação.

Dica de leitura: Como envolver os colaboradores na política de sustentabilidade?

3. Maior senso de pertencimento

Quando uma empresa ‘abre as portas’ para a diversidade, ela valoriza a criatividade e estimula as trocas de conhecimentos e experiências. Desse modo, cria-se um ambiente de maior aprendizado e engajamento, além de torná-los mais leves e acolhedores. As consequências positivas são diversas, entre as quais se destacam:

  • – melhora o clima organizacional;
  • – diminui a rotatividade;
  • – gera maior flexibilidade entre as equipes;
  • – gera menor resistência às mudanças.

Nas instituições preocupadas com a diversidade, os colaboradores se sentem pertencentes a elas e têm prazer em ‘vestir a camisa’ da corporação. Nessas empresas, 76% dos colaboradores admitem ter espaço para expor novas ideias e inovar no trabalho, conforme aponta um estudo de 2015 da Hay Group.

4. Mais criatividade e inovação

Empresas mais diversas registram o dobro de patentes do que as empresas sem políticas e práticas de diversidade, de acordo com estudo publicado em 2018 pela revista Financial Management. A diversidade é, portanto, um fator estratégico e um diferencial no mercado.

A união entre diversas culturas, origens e visões de mundo aumenta a probabilidade de se desenvolver soluções melhores e mais simples para desafios complexos. São diferentes experiências e vivências somadas para a resolução de desafios e, aqui, o confronto de opiniões divergentes é um mecanismo saudável e importante para o desenvolvimento do negócio.

5. Atração e retenção de talentos

Um estudo de 2015 da Randstad, uma multinacional holandesa de Recursos Humanos, mostra que 87% dos profissionais de todo o mundo valorizam o tema da diversidade. No Brasil, esse percentual chega a 91% das pessoas. Isso, por que a diversidade está relacionada com respeito, bem-estar, produtividade e relações de melhor qualidade.

A imagem pública projetada por empresas que promovem a diversidade reflete um maior compromisso da instituição com valores e responsabilidade social. Esses aspectos são muito valorizados tanto pelos consumidores quanto por jovens talentos e investidores. Nos processos de recrutamento e seleção, essa imagem atrai profissionais talentosos e que aspiram trabalhar em empresas que tenham afinidade com seus valores pessoais.

Diversidade e inclusão na sua empresa

Depois de conhecer todos esses benefícios apresentados, está mais do que na hora de sua empresa implementar – ou aprimorar – a política de diversidade e inclusão.

A Ideia Sustentável, sob direção de Ricardo Voltolini, é uma consultoria especializada em treinamento e workshop na área. Também desenvolveu o Diversidade em Pílulas, uma forma de levar a discussão sobre diversidade e inclusão de forma leve e bem-humorada para as empresas, através do teatro.

Para conhecer melhor sobre a atuação da Ideia Sustentável e como ela pode ajudar a sua empresa, contate um de nossos consultores, de forma totalmente gratuita. Temos a melhor solução para a necessidade de sua instituição.



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros