Franklin Feder – Perfil Liderança com Valor

Franklin Feder é, atualmente, membro do conselho do Instituto Ethos e um dos primeiros líderes da Plataforma Liderança com Valores. Graduou-se em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e fez MBA pela IMD de Lausanne, na Suíça. O líder é um exemplo de como é possível que os gestores e executivos voltem sua atenção para as questões de sustentabilidade. De 2005 a 2014, Franklin foi presidente da Alcoa América Latina, com sede em São Paulo.

Vídeo-palestra de Franklin Feder

Confira um depoimento de Franklin Feder, de 2011, para a Plataforma Liderança com Valores. O líder conta sobre seu envolvimento com a sustentabilidade, mesmo tendo uma resistência inicial.

Trajetória na sustentabilidade

Franklin L. Feder foi nomeado, em dezembro de 2004, presidente da Alcoa América Latina. Ele supervisiona os negócios da corporação na América do Sul, além de coordenar as atividades de crescimento da empresa na região. Também trabalhava em conjunto com o governo e comunidades, com objetivo de melhorar o posicionamento da Alcoa no Brasil.

Apesar de uma resistência inicial para com as questões relacionadas à sustentabilidade, Feder acabou mudando sua visão. Essa conversão aconteceu em em 1994, enquanto Franklin era diretor financeiro da Alcoa. O insight para sustentabilidade se deu durante a construção de um parque ambiental na maior fábrica da empresa em território brasileiro, mais especificamente em São Luís do Maranhão.

No ano de 1999, Feder foi transferido para os Estados Unidos, onde trabalhou no grupo de Desenvolvimento Corporativo da Alcoa. No ano de 2001, foi nomeado vice-presidente de Análise e Planejamento da empresa, em Nova York.

Hoje, Feder reconhece a necessidade de se implantar a sustentabilidade nas empresas e defende que toda a organização deve estar integrada com a Política de Sustentabilidade, para que de fato ela aconteça. Atua no Instituto Ethos desde 2010 e é um dos principais líderes que atuam pela sustentabilidade.

“Não basta ser um líder que fala e pratica a sustentabilidade. Toda a organização deve acreditar na importância dos conceitos básicos e, efetivamente, praticar esses conceitos. É fundamental que desde os dirigentes até os operadores entendam a importância da responsabilidade socioambiental da empresa”

 




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros