Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) discute sobre ODS

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) discute sobre ODS

Realizado pelo Instituto Envolverde e pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental – CBJA 2019 aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, na Unibes Cultural, na cidade de São Paulo. Nesta edição, o CBJA discutiu sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como paradigma e vetor para a construção de pautas.

Durante o evento, os jornalistas e comunicadores que atuam na área de meio ambiente e sustentabilidade dialogaram sobre as principais demandas da profissão, e também sobre suas perspectivas em um cenário de transição política, econômica e de paradigmas da governança ambiental.

Além disso, o evento também abordou o aspecto da transformação tecnológica e migração do consumo de informações para as plataformas digitais. Essa nova realidade, de acordo com os organizadores, caracteriza uma das mais profundas rupturas já vividas por um campo profissional. No jornalismo, isso se reflete, também, nos seus modelos de negócio, e não apenas nas formas de se consumir notícias.

Entre os convidados, o CBJA contou com cerca de 50 palestrantes e profissionais que estiveram nas diversas mesas e paineis de discussões do evento. Entre eles, jornalistas e comunicadores de importante atuação na mídia, imprensa e, também, em empresas e ONGs.

A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e o CBJA

A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) surgiu em 1998, formada por jornalistas decididos a continuar as discussões sobre meio ambiente incentivadas pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Brasil em 1992.

Mobilizados a cobrir o evento – que trouxe à cidade do Rio de Janeiro representantes de 172 países -, os jornalistas se envolveram ativamente nas discussões sobre a temática ambiental e sobre como a mídia aborda o assunto.

Sua formatação atual consiste em uma rede de e-mails a fim de articular os jornalistas interessados na temática ambiental. A participação ocorre por meio de importantes discussões, trocas de informações, conteúdos e experiências profissionais, e observação e análise de como a mídia tem abordado o assunto e da qualidade do jornalismo ambiental brasileiro. A partir disso, a Rede passou a organizar o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, no qual todo o trabalho realizado ganha forma e estrutura.

A importância dos ODS na criação de pautas

O tema da edição de 2019 do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é a utilização dos ODS para orientar a criação e desenvolvimento de pautas socioambientais.

Instituídos pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012, que também ocorreu no Rio de Janeiro, os ODS são um conjunto de metas e objetivos a fim de conduzir os governos, empresas e sociedades na criação de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Eles servem como uma orientação para os países superarem os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes.

Saiba mais: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Da mesma forma, os ODS também podem contribuir para o desenvolvimento do jornalismo ambiental, ajudando na criação de pautas, matérias, reportagens e outros conteúdos socioambientais.
 
Escrito por Marcos Cardinalli

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?