Demissões de CEOs por falta de valores atingem índice recorde

Demissão de CEOs e executivos do alto escalão atinge o índice recorde de 18% em 2018. E a falta de valores da sustentabilidade – como ética, respeito e transparência – foi o principal motivo.

As empresas e companhias, de forma global, têm apresentado uma mudança de comportamento em sua cultura organizacional. Essas mudanças, influenciadas tanto pelo consumidor e cliente quanto pelo público interno, tem feito com que líderes e executivos do alto escalão sejam demitidos.

O fenômeno acontece pela exigência que o público tem feito quanto aos valores defendidos pelas organizações. As discussões acerca da sustentabilidade tornam a sociedade mais consciente e, além disso, a crescente evolução das mídias digitais facilita o acesso a informações e o seu compartilhamento, repercutindo notícias e opiniões, especialmente quando referem-se à práticas empresariais de caráter negativo.

Uma repercussão negativa sobre o líder de uma empresa prejudica a imagem e reputação da corporação e, consequentemente, suas estratégias de negócio.

Aumento da demissão de CEOs por falta de valores

No último ano, empresas de grande porte demitiram diversos CEOs e executivos. Enquanto alguns renunciaram, outros foram forçados a sair. Essa rotatividade de lideranças e no comando das companhias, somada às mudanças na cultura organizacional, tornou os últimos meses bem movimentados no universo corporativo.

Dica de leitura: Valores definem uma carreira de valor

Segundo um estudo da PwC, houve um recorde de 18%, em 2018, de demissões de presidentes, diretores e executivos do alto escalão de empresas. Entre os motivos, a falta de valores – como ética e transparência – pesa mais que um baixo desempenho ou desentendimento com o conselho administrativo.

O estudo aborda o índice de rotatividade entre as 2500 maiores corporações globais de capital aberto. E foi a primeira vez, nos 19 anos de pesquisa, que a falta de ética liderou os motivos de demissões de CEOs. Dos executivos demitidos, 39% foram acusados de falta de ética, aponta o estudo.

Valores da sustentabilidade

De acordo com Ricardo Voltolini, CEO da consultoria Ideia Sustentável e um dos principais especialistas em sustentabilidade empresarial:

“Um líder com valores é alguém que toma decisões orientado por ética, transparência, integridade, valorização da diversidade, respeito ao outro e cuidado com o meio ambiente. Nesta definição, encontram-se as dimensões do ESG (Environmental, Social and Governance) que definem mais modernamente o conceito de sustentabilidade aplicada a negócios”.

Enquanto a sustentabilidade, há alguns anos, era um diferencial para as empresas, atualmente é indispensável para o sucesso dos negócios. Além da imagem e reputação, adotar os valores da sustentabilidade – ética, transparência, integridade, respeito ao outro e ao meio ambiente – gera inúmeras vantagens à uma corporação. “São valores que geram valor”, afirma Voltolini.

Leia também: 5 benefícios da diversidade para as empresas

Para Ricardo, a sustentabilidade se consolidou como um diferencial competitivo de reputação, inovação e engajamento, e passou a ser considerada como fonte de benefícios. Segundo o especialista, empresas sustentáveis são menos suscetíveis a riscos de operação, reduzem desperdícios, melhoram sua eficiência, acessam crédito com mais facilidade, atraem investidores e retêm talentos que se conectam aos valores da organização.

Para evitar a perda de reputação, o prejuízo da imagem e a demissão de líderes – e converter estes riscos em oportunidades e garantir as vantagens citadas acima -, se torna fundamental que as empresas integrem a sustentabilidade em seu planejamento estratégico. Para as que ainda precisam inserir o tema em suas discussões e educar seus líderes para compreender a importância da sustentabilidade, treinamentos e workshops são soluções necessárias.

O que achou do artigo? Ideia Sustentável possui palestras, workshop e consultoria para ajudar sua empresa com sustentabilidade



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros