Conversas com líderes sustentáveis

Quem são os líderes de sustentabilidade, como agem e pensam, em que valores acreditam? Foi tentando responder a essas perguntas que o jornalista e consultor Ricardo Voltolini escreveu o livro Conversas com Líderes Sustentáveis – O que aprender com que fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade, lançado em São Paulo, no dia 2 de junho, pela editora Senac-SP.

Além de fazer um apanhado teórico da discussão da liderança, contextualizando-a a partir dos desafios atuais da sustentabilidade e com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser, Voltolini entrevistou 10 presidentes de empresas já consagrados no tema.

Foram retratados no livro Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñez (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Light). “São presidentes que acreditam no conceito e trabalham cotidianamente para inseri-lo no coração de seus negócios e na cultura das empresas que dirigem. Mais do que isso, são líderes que formam líderes. O livro não se propõe a contar histórias lineares de sucesso. Mas a mostrar como esses líderes pensam, fazem suas escolhas, tomam decisões, enfrentam obstáculos e valorizam o conceito. A intenção é que as narrativas inspirem jovens líderes a adotar a sustentabilidade como driver de suas vidas profissionais”, afirma Ricardo Voltolini.

Estudo desenvolvido pela consultoria Ideia Sustentável apontou cinco pontos comuns nas empresas em que o conceito avançou mais.  A presença de um líder que acredita apaixonadamente no tema é o principal deles.  A prevalência da noção de oportunidade, a inserção na estratégia de negócio, a capacidade de envolver e educar as partes interessadas e a de comunicar constituem as outras quatro características.

Conversas com Líderes Sustentáveis foi estruturado em três partes. A primeira utiliza como eixo ideias exploradas pelo autor em artigos escritos entre 2008 e 2010 para a coluna semanal sobre sustentabilidade que manteve no extinto jornal Gazeta Mercantil. São textos não datados, ainda muito atuais, elaborados sob a inspiração de livros e autores internacionais que tratam, direta ou indiretamente, da liderança para a sustentabilidade e os seus desafios. Neles, Voltolini apresenta exemplos de pioneirismo em sustentabilidade no mundo dos negócios, como os da InterfaceFlor e The Body Shop, e define quatro categorias de profissionais nas empresas: especialistas, facilitadores, catalisadores e ativistas.

A segunda parte apresenta os perfis dos dez líderes. Segundo o autor, os textos, propositalmente, se apoiam nas crenças e experiências dos personagens, mais do que em fatos pontuais.

O terceiro bloco, organizado em forma de respostas a perguntas sobre o tema, é um bônus ao leitor, já que mostra também o pensamento de diversos executivos de grandes empresas, além dos entrevistados, com igual contribuição para a reflexão sobre os caminhos da sustentabilidade. ”Acompanho Voltolini há pelo menos uma década. Nesse espaço de tempo, poucos jornalistas tornam-se bons autores. Menor ainda é o número de bons autores que escrevem com propriedade sobre sustentabilidade. Voltolini, com perspicácia, não só nos situa no olho do furacão como dá indícios claros de para onde ele vai. Com este livro, ele compõe o melhor painel referencial das qualidades, habilidades, conhecimento e sabedoria que este admirável mundo novo requer”, escreveu Ricardo Young na orelha do livro.

Conversas com Líderes Sustentáveis é leitura recomendável para todos os que desejam conhecer melhor os desafios da sustentabilidade nas empresas.

Conversas com Líderes Sustentáveis – O que aprender com fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade
Autor: Ricardo Voltolini
Editora: SENAC-SP
Páginas: 250
Preço: R$ 50,00
Onde encontrar: nas principais livrarias e sites de vendas de livro do País




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros