Dia da Sobrecarga da Terra atinge data mais adiantada da História

Dia da Sobrecarga da Terra atinge data mais adiantada da História

O Dia de Sobrecarga da Terra marca a data em que a demanda da sociedade por recursos – como alimentos, fibras, madeira e absorção de carbono – excede a capacidade dos ecossistemas de renovarem esses recursos em um período de um ano. Em termos mais técnicos, é quando a Pegada Ecológica global é maior que a Biocapacidade do planeta.

Em 2019, o Dia da Sobrecarga da Terra cai em 29 de julho, a data mais adiantada da História de acordo com a Global Footprint Network, organização internacional de sustentabilidade que mede a Pegada Ecológica. Esse adiantamento indica que o planeta está consumindo ainda mais recursos que a capacidade de renová-los, em comparação com anos anteriores – um déficit ecológico de quatro meses. Ou seja, a humanidade está utilizando recursos biológicos 1,75 vezes mais do que o planeta gera, e caso não haja uma melhora nessa situação, em um determinado momento do futuro os recursos se esgotarão. Só as emissões de carbono representam 60% do total da Pegada Ecológica.

Biocapacidade e Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica é um indicador ambiental que permite avaliar a demanda da sociedade por recursos naturais, considerando a Biocapacidade do planeta. A Pegada Ecológica pode ser segmentada por pessoa, empresa, cidade, região ou país, e corresponde ao tamanho das áreas produtivas, de terra e mar, necessárias para gerar recursos, produtos, bens e serviços consumidos.

Essa metodologia calcula a quantidade de recursos biológicos renováveis – como grãos, vegetais, madeira, energia renovável, carne, peixes etc. – que a humanidade utiliza para manter seu modo de vida. Para realizar o cálculo, somam-se as áreas necessárias tanto para fornecer os recursos renováveis utilizados quanto para absorção de resíduos. A unidade de medida utilizada é o hectare global (gha), que consiste na média mundial de áreas produtivas em um ano.

O mundo entrou em overshoot ecológico“, isto é, em que o consumo de recursos passou a exceder a capacidade do planeta de renová-los, no início dos anos 1970, e desde 2000 a data tem surgido cada vez mais cedo. Após uma recente e leve desaceleração, o ritmo de adiantamento do Dia de Sobrecarga da Terra aumentou novamente nos últimos anos, como é possível observar no gráfico abaixo:

Evolução do Dia da Sobrecarga da Terra de 1970 até 2019

Leia também: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Dia da Sobrecarga da Terra e a campanha #MoveTheDate

Para reverter a situação, a Global Footprint Network em parceria com empresas, instituições e com a sociedade, lançou a campanha #MoveTheDate.

A campanha visa conscientizar o público geral, as lideranças empresariais e os governos sobre o Dia da Sobrecarga da Terra. A proposta é incentivar ações de consumo, produção e políticas públicas que sejam mais sustentáveis e responsáveis, a fim de adiar o Dia da Sobrecarga da Terra para no mínimo 31 de dezembro – data em que o consumo de recursos se tornaria equivalente à capacidade regenerativa do planeta e zeraria o déficit ambiental. A campanha está alinhada com o conceito de Desenvolvimento Sustentável, de se suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

 
Escrito por Marcos Cardinalli

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?