Dia da Terra: o que significa essa data?

Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril. Entretanto, a data já era celebrada popularmente há alguns anos. O objetivo da ONU em oficializar a data é sensibilizar pessoas e instituições sobre a responsabilidade coletiva para promover a harmonia entre economia, sociedade e meio ambiente, através do uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

Leia também: Sustentabilidade é discutida na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente

A história do Dia da Terra

A primeira vez em que se celebrou o Dia da Terra foi em 1970, em meio ao movimento hippie. Havia, sobretudo na sociedade americana, um confronto entre os jovens engajados na preservação ambiental e o crescimento do consumo de automóveis e da produção industrial poluente, e um grande vazamento de óleo na Califórnia, no ano anterior, 1969, foi o que levou à articulação de um movimento para protestar contra a degradação do meio ambiente.

Surgiu, assim, a ideia de se instaurar uma data que representasse uma luta a favor do meio ambiente. No ano seguinte ao vazamento, no dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas saíram às ruas nos Estados Unidos para protestar por um planeta sustentável e saudável.

A manifestação contou com ações de milhares de escolas e universidades, além de grupos ambientalistas. Democratas e republicanos – partidos rivais – se uniram em um momento histórico a favor da preservação do planeta.

O Dia da Terra tornou-se uma data importante, pois lembra o compromisso de empresas e instituições com a preservação do meio ambiente, em um caminho rumo a uma produção mais sustentável com uso consciente dos recursos naturais do Planeta Terra em toda a sua cadeia produtiva.

Hino da Terra

Como forma de potencializar a mensagem do Dia da Terra, o poeta e diplomata indiano Abhay K. compôs o Hino da Terra, que muito fala da diversidade no planeta:

“O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
Todos os continentes e oceanos do mundo
Juntos flora e fauna juntos espécies tudos
Preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar

O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
Todos os povos e todas as nações do mundo
Todos por um, um por todos
Juntos desenrolamos a bandeira azul
preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar”.

 

Quer abordar essa temática na sua empresa mas não sabe como? Então deixe a Ideia Sustentável ajudar.

Além de palestras, treinamentos e workshops, oferecemos pílulas teatrais. Este serviço utiliza da linguagem lúdica e bem humorada do teatro para promover discussões importantes no ambiente corporativo. É um modo diferente e dinâmico para envolver toda a sua equipe.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores.



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros