A distribuição verde da HEINEKEN

A extensão geográfica do país e as deficiências na infraestrutura impõem alguns desafios significativos para uma empresa como a HEINEKEN Brasil, que precisa manter um conjunto de operações logísticas altamente eficientes e de alcance nacional. Ao mesmo tempo, a companhia assume compromissos em sua estratégia de sustentabilidade global, o que torna necessário encontrar soluções criativas e ousadas para que o transporte de seus produtos produza o menor impacto ambiental possível.

A partir de 2011, a HEINEKEN Brasil respondeu a esse desafio por meio de uma solução “verde”, com visão de longo prazo. A companhia implantou um programa de frota compartilhada que envolveu cinco grandes empresas, em uma parceria destinada a aproveitar mutuamente o retorno de caminhões que viajariam vazios. O número de viagens compartilhadas tem crescido, chegando a mais de mil por ano por estradas de estados como Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo.

Entre os resultados positivos, reduziram-se o custo de distribuição, as emissões de CO2 e o tempo de espera e houve avanços no nível dos serviços, na utilização da frota e na agilidade das entregas, com benefícios para todos os envolvidos, entre os quais os consumidores. A redução do número de quilômetros percorridos por caminhões de entrega significa menos combustível consumido e muito menos carbono na atmosfera.

A distribuição verde da HEINEKEN no modal rodoviário foi complementada por um programa-piloto de transporte ferroviário que testou a alternativa com bons resultados, o que criou a perspectiva de ampliação da participação das ferrovias na rede de logística da companhia.

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