Encontro Regional – Vitória (Plataforma Liderança Sustentável)

Cerca de 120 pessoas participaram do segundo encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável, em Vitória (ES), entre representantes de empresas de pequeno, médio e grande porte — inclusive, alguns presidentes.

Depois de passar por Brasília, o projeto seguiu viagem rumo à capital capixaba com o objetivo de identificar, inspirar e conectar jovens lideranças espalhadas pelo país. O evento contou com palestra de Ricardo Voltolini, autor de Conversas com Líderes Sustentáveis, videoconferência de José Luciano Penido, presidente da Fibria, e um módulo presencial do programa Caminhos e Desafios, do Santander.

“Houve forte participação e envolvimento do público. Muitas pessoas me procuraram para propor que a Plataforma volte ao estado mais vezes e com mais tempo para trabalhar produtos educacionais de desenvolvimento de lideranças em sustentabilidade”, conta Ricardo Voltolini, idealizador do projeto.

Em sua palestra, o consultor selecionou os principais achados de seu livro e traçou um perfil do líder em sustentabilidade, o qual se diferencia, principalmente, pela crença firme em valores e princípios, coerência, envolvimento no trabalho, visão holística, fascínio pelo que faz e boa vontade para aprender e ensinar.

Já José Luciano Penido, cujo voo foi desviado para Belo Horizonte (MG) devido a um temporal em Vitória — fato que provocou o fechamento do aeroporto durante todo o período da manhã e impediu sua participação ao vivo no evento — conversou com o público por meio de uma videoconferência on-line. Em sua fala, o empresário contou como descobriu a importância da harmonia entre os investimentos corporativos e o todo social, pontuou a questão do “lucro admirado” e também insistiu na crença em princípios para a formação dos novos líderes: “Eles nunca irão errar se agirem de acordo com os seus valores”, disse Penido, em entrevista ao final de sua participação.

“A despeito dos problemas meteorológicos, que impossibilitaram a presença física do líder da Fibria, o depoimento de Penido foi bastante aplaudido, as pessoas entenderam o espírito da Plataforma e demonstraram muita disposição em participar”, comemora Voltolini.

Durante a tarde, Laura Oltramare e Linda Murasawa, ambas superintendentes executivas de Desenvolvimento Sustentável do banco Santander, coordenaram o Caminhos e Desafios, curso que já capacitou mais de 3.600 profissionais de 2.121 organizações. Valores como prática de gestão, engajamento de stakeholders e inserção da sustentabilidade nos negócios foram alguns dos temas trabalhados com os jovens líderes participantes.




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros