Folha lança festival de inovação social

De 2 a 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG), evento vai reunir empreendedores, investidores e empresas que atuam por impacto positivo

Líderes de organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas se reúnem no FIIS (Festival de Inovação e Impacto Social), entre 2 e 7 de novembro, em Poços de Caldas (MG).

Durante seis dias, a cidade mineira vai ser a capital da inovação social no Brasil. Em sua primeira edição, o evento agrega o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, com a participação de cerca de 400 dentistas voluntários; o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina, com a presença de cem ONGs da América Latina; além do encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, composta por cem líderes.

“O FIIS já nasce com força para se tornar a ‘Flip dos empreendedores sociais'”, diz Fábio Bibancos, fundador da Turma do Bem, integrante da Rede Folha e correalizadora desta primeira edição.

Ele se refere à festa literária que é sucesso em Paraty (RJ). “Poços de Caldas tem todos elementos para sediar um evento de transformação social. É uma cidade acolhedora, com boa infraestrutura e recursos turísticos.”

O festival será realizado no Palace Cassino, um complexo da belleépoque, que foi totalmente restaurado e é um das atrações turísticas do município conhecido por suas termas.

A expectativa é a de reunir um público em torno de mil empreendedores sociais, voluntários, especialistas e interessados no tema.

PROGRAMAÇÃO

O FIIS será vitrine para tecnologias sociais que geram mudança em áreas estruturais para o país. Para amarrar uma extensa programação com mais de 70 painéis, workshops, masterclasses, o festival elegeu seis ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU como temáticas centrais: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Igualdade de Gênero; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Saúde e Bem-Estar; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Água Limpa e Saneamento.

Além de estar alinhado com a Agenda 2030, o festival vai dar destaque para temas que interessam a todo o ecossistema de empreendedorismo social e negócios de impacto no Brasil, como captação, gestão, inovação e escala.

Agenda Pública, também integrante da Rede Folha, será outra protagonista desta edição, ao organizar a Programação Aberta, que irá reunir soluções inovadoras aos desafios complexos do país e que estejam implementadas há ao menos um ano.

​E para integrar todas as tribos presentes no festival, o tema inovação social vai aglutinar atores que querem promover mudança sistêmica no mundo.

“Oferecer aos nossos membros contato com conteúdo proporcionado pelos outros parceiros do festival irá ampliar o olhar desses líderes da saúde para o empreendedorismo social”, afirma Merula Stegall, da Abrale, uma das integrantes da Aliança Latina,

A rede internacional articulou a vinda do evento anual da entidade para o FIIS. “Vamos levar temas importantes para avançarmos com a agenda da saúde na América Latina, o que também mobilizará outros atores do festival que não estariam em nosso fórum.”

É com esse espírito de atuar em rede e de forma colaborativa que nasceu o FIIS e se desenrolou a curadoria do festival.

Além de empreendedores sociais como parceiros de conteúdo, a agência de turismo oficial do evento é uma empresa B liderada por Marianne Costa, integrante da Rede Folha. Como empreendedora, ela afirma que o festival cobre uma carência antiga. “Até hoje não existia um ponto de encontro para todo o ecossistema de ONGs, negócios sociais, empresas B.”

As inscrições podem ser feitas pelo site da Vivejar, onde também estão disponíveis as opções de pacote com hospedagem e alimentação, além das alternativas de transfer e opções de vivências de turismo sustentável por Poços de Caldas.

“A economia consciente gera empregos, capacitação de brasileiros, movimenta recursos e tem potencial de transformar o país pela inovação social”, afirma Marcelo Alonso, da Lunedi, consultoria de comunicação e sustentabilidade, que também é uma das parceiras do FIIS.

OUTROS PROTAGONISTAS

A Rede Folha estará presente também levando à população de Poços de Caldas durante o festival ações de saúde promovidas pelo Cies Global, com sua carreta de atendimento, e pela Renovatio, com um mutirão oftalmológico.

Está prevista uma intensa programação cultural durante os seis dias de festival, com festas temáticas, exibições de filmes e shows. As novidades do FIIS podem ser acompanhadas pela página do festival na Folha (folha.com/fiis).

Fonte




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros