Grupo JCPM é liderança sustentável no Nordeste

Com ampla atuação em sustentabilidade, o Grupo JCPM é destaque no Nordeste brasileiro. Composto por um sistema de comunicação, uma rede de shoppings e empreendimentos imobiliários, o grupo ainda conta com o Instituto JCPM e com a Fundação Pedro Paes Mendonça. Confira, a seguir, as ações em sustentabilidade que o Grupo JCPM tem desenvolvido.

Leia também: Os 6 princípios das empresas sustentáveis

Manifesto de Sustentabilidade

Em junho de 2018, o Grupo JCPM lançou um Manifesto de Sustentabilidade. Com empreendimentos que são referência na aplicação de tecnologias e iniciativas ambientalmente responsáveis, o objetivo do Grupo com o manifesto é estimular o engajamento da sociedade, pois acredita que a discussão e o envolvimento de todos são necessários para a construção de um mundo sustentável.

Responsabilidade Social do Grupo JCPM

Através do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (Instituto JCPM), o grupo atua no entorno de suas unidades de negócio. O Instituto é voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de 16 a 24 anos.

Por meio dos programas de formação e capacitação oferecidos pelo Instituto, esses jovens encontram novas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o desenvolvimento da escolaridade é um papel importante do Instituto, pois, além de preparar os jovens para o vestibular, agrega à educação valores associados à posturas condizentes com o universo corporativo.

Já por meio da Fundação Pedro Paes Mendonça, o Grupo JCPM realiza um importante trabalho social na Serra do Machado, em Sergipe. Entre as atividades da Fundação, destacam-se:

  • – educação integral;
  • – atendimento médico;
  • – acolhimento aos idosos;
  • – apoio à qualificação profissional;
  • – desenvolvimento de ações culturais e esportivas;
  • – associação da comunidade em trabalhos de interesse da população.

 

Viva RioMar

O RioMar é uma rede de shoppings projetados a partir de premissas sustentáveis. A arquitetura privilegia a iluminação natural – e consequentemente a economia de energia – e os espaços de convivência, proporcionando uma sensação de bem-estar a seus clientes e visitantes.

Com destaque para o RioMar Recife, esta unidade é o maior centro de compras da Região Norte Nordeste. Conta com mais de 400 lojas, com grandes marcas e grifes, além de restaurantes, teatro, academia de ginástica, boliche e um complexo com 12 salas de cinema. O RioMar Recife encontra-se na Bacia do Pina, uma importante área às margens do encontro entre o rio e o mar.

Em seu compromisso socioambiental, o RioMar possui uma área verde implantada de 40 mil metros quadrados, além de um sistema de monitoramento do ar, economia de energia devido à iluminação natural, economia de 50% na utilização da água e a destinação de 70% de seus resíduos à reciclagem e compostagem.

Dia a Dia Sustentável

O shopping RioMar Recife é palco de diversos eventos relacionados à sustentabilidade e meio ambiente, como palestras, exposições, oficinas e workshops, além de ações tanto da empresa quanto de parceiros.

No site do RioMar, através de seu portal de notícias, são divulgadas todas essas ações em sustentabilidade, e também informações importantes referentes ao tema.

Conexão Sustentável

Um dos principais eventos organizados pelo RioMar é o Conexão Sustentável, que acontece no Teatro RioMar Recife. O objetivo do evento é reunir líderes que realizam ações em favor da sustentabilidade e realizar uma discussão necessária sobre o tema.

Na edição de março de 2019, o convidado foi Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e um dos principais especialistas brasileiros em sustentabilidade empresarial.

Saiba mais: Ricardo Voltolini é atração em Recife, no evento Conexão Sustentável

“Hoje, estamos diante de um cenário em que o desenvolvimento sustentável exige líderes que não sejam bons apenas nos aspectos técnicos, mas, principalmente, interessados na qualidade de vida do entorno, das comunidades locais”, afirma Sérgio Maffioletti, gerente de desenvolvimento socioambiental do Grupo JCPM, durante o evento com Ricardo Voltolini.




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros