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INTELIGÊNCIA E COLABORAÇÃO

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Neste espaço, você encontra artigos elaborados pelos mais diferentes especialistas e profissionais do mundo, publicados nas revistas e no portal Ideia Sustentável ao longo de mais de 10 anos.

Os mais de 400 artigos tratam de temas como liderança, consumo consciente, planejamento, inovação, gestão, comunicação, reputação, mudanças climáticas, educação, energia, água, resíduos, relatórios, investimento social privado, diversidade, economia verde e economia circular.

Desde o final de 2015, este espaço abriga ainda as colaborações de uma rede de educadores/pensadores ligados à Plataforma Liderança Sustentável. Faça a sua imersão. Confira.

  • Ponto de vista – O papel do consumidor responsável frente a crise socioambiental contemporânea

    A crise socioambiental de nossos tempos tem se tornado assunto comum. Todos sabemos que algo não está bem, principalmente para a grande maioria da população. Entretanto, perceber esta crise na sua relação com os atuais padrões de produção e consumo parece ainda ser um grande desafio para homens e mulheres de todos os cantos do […]

  • Ponto de vista – Consumo sustentável e responsabilidade social

    Consumidor: o planeta está em apuros, outro mundo é possível (?), mas a mudança também depende de você! Se todas as pessoas no planeta consumissem nos mesmos níveis que se consome nos países ricos hoje, o planeta suportaria apenas 1,8 bilhão de pessoas e não a população atual de 6,5 bilhões, que deve chegar a […]

  • Cinema Social – Pelo fim do analfabetismo audiovisual

    O sistema educacional brasileiro mantém, em linhas gerais, a preocupação preponderante com a linguagem verbal. No ensino fundamental, a prioridade natural é a alfabetização das crianças. A produção de conhecimento, tanto ali quanto no ensino médio, privilegia as formas verbais de comunicação. Acredita-se, a julgar pela formação do educador brasileiro e pela construção das grades […]

  • O marketing social e as suas quatro versões

    Nesses tempos de crescente interesse de empresas pela atividade social, a expressão marketing social tem surgido com frequência nos discursos de líderes empresariais, governos e organizações de terceiro setor. Objeto de desconhecimento, ela produz reações diferentes. Para alguns, desperta rejeição instintiva, certamente em decorrência da idéia, grudada no imaginário social brasileiro, de que marketing é […]

  • Reflexão – Longevidade humana: um novo desafio

    “É muito mais difícil desaprender o aprendido do que aprender uma coisa nova. O aprendido se agarra na gente de uma forma terrível e é o aprendido que impede que eu aprenda uma coisa de maneira diferente. Então, é preciso desaprender o aprendido.. A longevidade humana é um novo desafio. Não só pelo número crescente […]

  • Ponto de vista – Eu consumo, tu consomes, ele consome.Nós conscientizamos, vós mobilizais, eles transformam

    Qual a importância de uma marca forte no campo das ações sociais? Numa análise fria e técnica, Marketing e Comunicação vendem causas sociais da mesma forma que vendem marcas e produtos comerciais. Vivemos um mercado livre, onde o cidadão escolhe sua atuação social da mesma forma que o consumidor faz suas decisões de compra. Afinal, […]

  • Ponto de vista – As marcas fortes trazem credibilidade e visibilidade também a área social

    Qual a importância de uma marca forte no campo das ações sociais?   A invasão do modelo “marketeiro” nas organizações sociais vem transformando o terceiro setor numa verdadeira arena de negócios. Entendo o lado produtivo desse processo para o campo das ações sociais, mas não ignoro as suas diferentes facetas. Às vezes sou procurado por […]


 

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