Instituto Saúde e Sustentabilidade divulga pesquisa inédita sobre poluição do ar

Instituto Saúde e Sustentabilidade divulga pesquisa inédita sobre poluição do ar

Nesta segunda-feira (23/09), o Instituto Saúde e Sustentabilidade apresentará os resultados do impacto da poluição no Estado de São de Paulo em mortes, adoecimento e gastos públicos. O estudo será lançado durante o seminário “Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde”, evento que integra a programação da Virada da Mobilidade.

A pesquisa foi realizada pela médica, diretora executiva do Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, com apoio de especialistas da Universidade de São Paulo (USP). “Este é um momento bastante propício para a divulgação dos dados, uma vez que na cidade, os veículos são os responsáveis por 90% da emissão de poluentes. Desta forma, acarretam adoecimento e mortes. Um desses poluentes é o MP´”. O material particulado é um conjunto de poluentes que inclui material sólido e líquido. “No corpo humano, essa partícula tem efeitos causadores de doenças respiratórias, isquêmicas cardiovasculares e cerebrovasculares e câncer de pulmão”, alerta Evangelina.

O número de mortes por poluição na cidade São Paulo (4.655) representa o triplo das mortes por acidentes (1.556). Considerando o período de avaliação do estudo (2006 a 2011), no Estado de São Paulo, temos cerca de 100 mil mortes atribuíveis à poluição.

Seminário

Durante o seminário, após a apresentação da pesquisa, o consultor Gabriel Branco fará uma análise sobre o Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores (PROCONVE). E, na sequência, o vereador Gilberto Natalini, aponta os retrocessos que o novo modelo de inspeção ambiental veicular trará para a saúde da população. Com base em números oficiais do programa de inspeção, Natalini analisará os impactos negativos que a isenção para carros com até três anos de uso e a inspeção bianual para veículos de 4 a 9 anos trarão para a qualidade do ar. “Morrem quatro mil pessoas por ano na cidade com problemas respiratórios e cardíacos em razão da poluição. A inspeção veicular deve ser aperfeiçoada, não flexibilizada”, defende o vereador. “A questão é de saúde pública, não de política e, muito menos, econômica”, completa.

Por fim, Ronaldo Tonobohn apresentará as perspectivas para o transporte público sobre rodas e professor da Faculdade de Medicina, Paulo Saldiva encerra o evento fazendo a mediação de um painel de debates com participação de especialistas da Cetesb e do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental.

O seminário “Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde” é aberto ao público e acontecerá no dia 23 de setembro, das 17h30 às 20h, no Salão Nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista – São Paulo – SP). Não é necessário fazer inscrição prévia.

PROGRAMA PRELIMINAR

17h30 Credenciamento
18h00 Solenidade de Abertura
> David Uip – Secretário de Estado da Saúde
> Bruno Covas – Secretário de Estado do Meio Ambiente e Presidente do CONSEMA
> Ronaldo Tonobohn –Superintendente de Planejamento da CET
> Gilberto Natalini – Vereador da Câmara Municipal de São Paulo
> Evangelina Vormittag – Diretora Executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade
18h10 Novos Dados de Poluição Atmosférica sob a visão da Saúde no Estado de SP
> Evangelina Vormittag – Diretora Executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade
18h30 Análise crítica do PROCONVE
> Gabriel Branco – Engenheiro e Consultor Ambiental
18h50 A inspeção Veicular no Município de S. Paulo – os riscos do retrocesso
> Gilberto Natalini – Vereador da Câmara Municipal de São Paulo
19h10 Perspectivas para o Transporte Público sobre Rodas
> Ronaldo Tonobohn – Superintendente de Planejamento da CET
19h30 Debate
Mediador: Prof. Titular da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva
Debatedores
> Carlos Bocuhy – Presidente do PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental e Conselheiro do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente
> Carlos Eduardo Komatsu – Gerente do Departamento de Qualidade Ambiental da CETESB
> Vanderlei Borsari  – Gerente da Divisão de Homologação e Fiscalização Veicular da CETESB
> Volf Steinbaum – Especialista em Gestão Ambiental

Sobre o Instituto Saúde e Sustentabilidade

O Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma organização que detém a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), idealizado em 2008 pela médica Evangelina da Motta Vormittag. Tem como objetivo propiciar a melhoria da saúde humana e o viver nas grandes cidades por meio da transformação do conhecimento científico em informação clara e acessível, do incentivo à mobilização social e da construção de políticas públicas.O Instituto tem sede em São Paulo e conta com o apoio de 65 fundadores, entre médicos e profissionais de diversas áreas. Saiba mais: www.saudeesustentabilidade.org.br.

Mais informações:

(11) 3368-1110 | 4113-1110 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?