Itaú Unibanco e BID Invest anunciam parceria de US$ 100 milhões para financiar empreendedorismo feminino no Brasil

Iniciativa, que visa ampliar o acesso ao crédito para empresas comandadas por mulheres, celebra também o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

O Itaú Unibanco e o BID Invest (do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento), membro do Inter-American Development Bank Group (IDB Group), anunciam nesta segunda-feira (27) parceria em prol do desenvolvimento de empreendedoras brasileiras. A instituição interamericana vai repassar ao banco brasileiro US$ 100 milhões – aproximadamente R$ 330 milhões. O valor será utilizado para ampliar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas que tenham mulheres como detentoras de pelo menos 51% do capital social. O foco são empresas estabelecidas no Brasil e que tenham faturamento anual de até R$ 8 milhões.

Essa é mais uma iniciativa em apoio ao fortalecimento das empresas comandadas, majoritariamente, por mulheres e celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro. Além disso, para dar ainda mais visibilidade à data e reconhecer o impacto positivo que esses negócios provocam no desenvolvimento da sociedade, o banco lançou em suas redes sociais uma série de publicações que dá protagonismo às histórias dessas mulheres. “Para nós, do Itaú Unibanco, investir em mulheres é investir no desenvolvimento econômico e social do País. Com essa parceria, queremos contribuir ainda mais para a expansão de crédito ao mercado de empreendedoras, bem como para o desenvolvimento de companhias lideradas por mulheres. Ações como essa estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo de número 5 é ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”, afirma Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos da instituição financeira.

O Itaú Unibanco complementará os recursos do empréstimo provenientes do BID Invest com serviços não financeiros, o que melhorará a proposta de valor que suas clientes empreendedoras recebem. A parceria do Itaú com o BID já existe há anos: desde 2010, essa é a sexta captação, porém, a primeira com foco no empreendedorismo feminino. A nova operação complementa o acordo de cooperação técnica firmado em 2013, dedicado a estudar a criação de políticas de crédito, produtos e serviços especificamente para mulheres empresárias. “O desembolso é parte de nosso programa bancário para empreendedorismo feminino (women entrepreneurship Banking – weB), que teve início em 2012, para apoiar instituições financeiras no lançamento ou aprimoramento de propostas de valor de atendimento global ao mercado feminino”, explica Gema Sacristan, Chief Investment Officer do IDB Invest. Em cinco anos, o programa aprovou empréstimos e/ou apoio técnico para 18 instituições financeiras em 11 países da América Latina e do Caribe. Essa nova transação representa um salto quantitativo para que o Grupo BID continue a apoiar empreendedoras por meio do weB, já que é a maior operação desde o lançamento do programa.

Foi a partir dessa parceria que surgiu o Itaú Mulher Empreendedora, iniciativa do Itaú Unibanco que, desde 2013, busca apoiar mulheres donas de empresas por meio de capacitação, inspiração e relacionamento. Atualmente, o programa conta com mais de 7,3 mil participantes de todo o Brasil, ligadas pela plataforma de conteúdo (https://imulherempreendedora.com.br/). Até hoje foram 280 horas de workshops de capacitação, cerca de 300 mulheres participando de rodadas de negócio, 1,7 mil envolvidas em encontros com mulheres inspiradoras, mentoria para cerca de 30 empreendedoras e programa de aceleração para outras 30.

Os resultados já são perceptíveis: as empreendedoras melhoraram a gestão de suas empresas, a organização financeira dos seus negócios e passaram a buscar mais capacitação e mentorias.

Sobre o Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, com mais de 90 anos de história, é o maior banco privado da América Latina. Presente em 19 países nas Américas, Europa e Ásia, a instituição conta com mais de 96 mil colaboradores. Com uma rede de atendimento ampliada, composta por mais de quatro mil agências e postos de atendimento e 46 mil caixas eletrônicos em todo o território nacional, atende clientes pessoa física e pessoa jurídica em todos os segmentos. Além disso, tem o objetivo de se tornar uma instituição cada vez mais digital – 73% de suas transações já ocorrem em canais digitais, sendo 50% delas em celulares.

O Itaú tem como visão ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes. Sua marca tem como propósito promover mudanças positivas na vida das pessoas e na sociedade. Orientado por suas causas, oferece produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes, refletindo o esforço contínuo em proporcionar a melhor experiência para todos aqueles que interagem com o banco no dia a dia.

O Itaú tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York e Buenos Aires, e faz parte do Dow Jones Sustainability World Index há 18 anos consecutivos.




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros