Líder Geração P: Jovens ensinando jovens com as competências da liderança sustentável

Jovens ensinando outros jovens a trilharem novos caminhos com a inspiração dos valores de uma liderança sustentável. O Líder Geração P (de Propósito) reuniu histórias de quem está começando sua vida profissional, mas já tem experiência suficiente para compartilhar com o público.

O evento começou com Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável, apresentando o Líder Geração P, um programa que visa capacitar jovens para atuar como agentes de mudança através da vivência e da prática das cinco competências do Jovem Líder Sustentável: 1 – Viver os valores na gestão (é preciso ser líder com alma, ou seja, ter paixão pelo que faz, crer no que prega e ter capacidade de mobilizar outras pessoas em torno dessa crença), 2 – Ser pessoalmente a mudança (o líder deve agir e influenciar as pessoas para que façam parte da mudança), 3 – Escutar, envolver e dialogar (a liderença precisa perceber as motivações para a mudança de atitude e propósito, identificando interessados e estabelecendo parcerias), 4 – Praticar a interdependência (é importante ser capaz de tomar decisões guiadas por valores, levando em consideração que ações individuais podem impactar o coletivo) e 5 – Inovar para a sustentabilidade (é preciso ser capaz de traduzir a visão de sustentabilidade em um programa de iniciativas com uma metodologia que priorize esforços, direcionando a organização do planejamento de seus negócios levando em consideração a sustentabilidade).

Em seguida, a ONG Rede Cidadã subiu ao palco para apresentar os resultados do programa Jovem Aprendiz Sustentável, que capacitou mais de 13 mil jovens, utilizando os conteúdos da consultoria Ideia Sustentável. Os jovens Fernando Miranda de Oliveira e Rodrigo Sousa Ramos da Silva contaram um pouco sobre diversos projetos que estão conduzindo, como a criação de uma horta sustentável, um biodigestor com o propósito de reduzir o consumo de eletricidade e oficinais sustentáveis para oferecer educação à comunidade.

No bloco de palestras do Líder Geração P, Paula Oliveira, Program Manager da Enactus, contou um pouco sobre sua trajetória profissional e como encontrou sua casa ao entrar em uma empresa com projetos que focam no desenvolvimento social de pessoas e comunidades.

Com a intenção de inspirar os jovens na plateia, Tatiana Mendizabal, do Sistema B, contou a história da organização e a importância de trabalhar com algo que esteja alinhado com nossos propósitos e valores.

Carolina Naomi, da Brasil Junior, explicou a vontade que tem de transformar as coisas ao seu redor e o mundo. Além disso, contou sobre as possibilidades de desenvolver habilidades de liderança em empresas junior.

Já Wellington Vitorino, do Instituto Four, falou sobre o principal projeto de sua organização, o Prolíder, além de detalhar como utilizou a competência “Praticar a visão sistêmica e a Interdependência” em seu negócio.

Por fim, Lucas Coelho, da Newatt, comentou os desafios que encontrou para estabelecer sua empresa e a importância de confiar na equipe e no propósito de seu trabalho.

Para encerrar com chave de ouro, Tania Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul, realizou contou uma palestra de 40 minutos sobre o desenvolvimento de sua trajetória profissional e a importância da sustentabilidade e seus dos valores na gestão dos negócios.




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros