Líder Geração P – Nosso programa educacional

A consultoria Ideia Sustentável desenvolve programas de formação em sustentabilidade para diversos públicos, com base no conhecimento consolidado em mais de 20 anos de atuação no mercado, especialmente com a Plataforma Liderança com Valores, movimento que gerou mais de 100 cases, com depoimentos de líderes empresariais registrados em nove livros e vídeo-palestras com mais de três milhões de visualizações. E para fortalecer seu propósito de inspirar novas lideranças para os valores da sustentabilidade, a Ideia Sustentável desenvolveu mais um programa educacional: O Líder Geração P (de Propósito).

O que é?

Trata-se de um programa que visa capacitar jovens para atuar como agentes de mudança, através da vivência e prática de cinco competências do Jovem Líder Sustentável:

  1. Viver valores

Apoiar os jovens na identificação de seus valores, a partir de exposição dialogada seguida da dinâmica reflexiva, para que compreendam como estes valores estão refletidos em suas ações e decisões. Os líderes sustentáveis inspiram e envolvem pessoas porque agem em consonância com seus valores, fortalecendo seu caráter.

  2. Ser pessoalmente a mudança

Inspirar os jovens, tornando-os convictos de que eles podem se tornar agentes de mudanças positivas no mundo. Esta habilidade servirá de guia para que os participantes, a partir de seus valores, possam caminhar para a solução de suas inquietações.

  3. Escutar, envolver, dialogar

Ajudar os jovens a ter mais consciência acerca da relevância do trabalho em conjunto, tornando-os mais aptos a enfrentar dificuldades de convivência ao saber trabalhar sua inteligência emocional. Por meio da exposição dialogada e da dinâmica lúdica, os jovens serão convidados a se entregarem com paixão e foco às atividades do dia a dia.

  4. Praticar a interdependência

Com a realização de dinâmicas de reflexão, apoiadas pela apresentação guiada de vídeos e exemplos capazes de mostrar uma visão sistêmica, os jovens serão provocados a refletir sobre relações de interdependência. A correlação entre atitudes de nosso dia a dia e seu impacto no planeta será colocada de forma dinâmica, contribuindo com o processo de aprendizagem dos participantes.

  5. Inovar para a sustentabilidade

Desmistificar o conceito de inovação, ampliando  a percepção de que ações impulsionadas pela inquietude em um processo estruturado de busca por soluções, pode conduzi-los à inovação em sustentabilidade. Ao consolidar as outras 4 reflexões apresentadas pelo programa, o exercício de busca por alternativas que quebrem paradigmas permitirá que os jovens estejam mais preparados para conduzir processos de inovação.

Formato

O Programa Líder Geração P pode ser aplicado em diferentes formatos, de acordo com o contexto e formação dos participantes:

   Treinamento Corporativo

Programa de desenvolvimento de trainees e estagiários.  Objetiva prepará-los para responder aos desafios da sustentabilidade nos diversos âmbitos da empresa.

   Investimento Social Privado

Programa de formação de jovens empreendedores locais. Busca prepará-los e transformá-los em agentes de mudança para o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

  Instituições Acadêmicas

Programa suplementar para escolas de negócio, universidades e ensino médio. Visa fortalecer os valores de sustentabilidade e a aplicação de atividades acadêmicas como fonte de inovação.

Idealmente, o programa deve ser realizado em três dias (24 horas/aula). Pode ser aplicado em 2 dias (16 horas/aula) em detrimento dos módulos complementares.

Resultados esperados

Com a aplicação deste programa, espera-se formar indivíduos capazes de entender os desafios da sustentabilidade e suas relações de interdependência.

Com o projeto, formam-se jovens inspirados para vivenciar pessoalmente a mudança que gostariam de ver no mundo e capazes de colocar em prática os conceitos de desenvolvimento sustentável, tornando-se agentes transformadores e empreendedores socioambientais.

Líder Geração P na sua empresa

Quer saber como aplicar este programa na sua empresa? Clique aqui e converse com um de nossos consultores

 




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros