Líder 2030 Talks 2019 – Negócios com causas

O que aprender com empresas que estão melhorando o mundo

No primeiro semestre de cada ano, a Plataforma Liderança com Valores organiza o Líder 2030 Talks, evento que reúne executivos e diretores para discutir ações empresariais em sustentabilidade. Na edição de 2019, que acontece em 26 de junho, no Auditório Philip Kotler da ESPM, São Paulo, o evento conta com o tema “Negócios com causas: o que aprender com empresas que estão melhorando o mundo”.

Todos os cases apresentados no evento serão gravados, disseminados nas redes sociais e disponibilizados no site da Plataforma.

 

 

Nesta edição, a Plataforma apresentará cases de grandes empresas brasileiras que estão fazendo a diferença. Foram selecionados, analisados e avaliados, pela equipe técnica da Ideia Sustentável, projetos e ações de empresas, patrocinadoras ou não, que impactam positivamente a sociedade. E, além disso, todos os cases estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A ideia é apresentar histórias de organizações que têm se destacado com projetos e ações que contribuem com a sociedade e/ou o meio ambiente.

A equipe técnica da Ideia Sustentável avaliou minuciosamente cada case selecionado, após uma entrevista dos consultores e seguindo alguns critérios previamente estabelecidos. Depois da análise, os projetos são enviados a um comitê de especialistas.

O objetivo do Líder 2030 Talks é apresentar experiências bem-sucedidas, provocar reflexões e incentivar outras companhias e organizações a identificar suas causas e compartilhar sua prosperidade com a sociedade.

Todos os conhecimentos gerados no encontro, contudo, serão registrados e divulgados em vídeo-palestras no site da Plataforma Liderança com Valores. E você poderá acompanhar tudo na íntegra!

Leia também: 11 motivos para a sua empresa defender uma causa

Cases selecionados

1. Vivo: Inovação Educativa

Empresa global de telecomunicação, a Vivo resolveu transformar milhões de crianças, jovens e educadores brasileiros em cidadãos protagonistas, por meio da educação digital. Quem apresentará essa causa é Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Essa causa está alinhada com o ODS 4 (educação de qualidade) e ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

 

2. Braskem: Economia Circular para o Plástico

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Em meio a toda a atual discussão sobre o uso do plástico, a empresa tem defendido a economia circular do material, reduzindo o seu descarte incorreto no meio ambiente. Quem apresentará essa causa é Fabiana Quiroga, diretora de Reciclagem e Economia Circular da Braskem.

Essa causa está alinhada com o ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 12 (consumo e produção sustentáveis).

 

3. Ambev: Projeto VOA

A Cervejaria Ambev, uma empresa de bebidas, resolveu apoiar a #gestão de ONGs por meio da mentoria voluntaria realizada por seus funcionários. Os voluntários ajudam as ONGs selecionadas em temas como gestão de orçamento, gerenciamento de projetos, planos de carreira, elaboração de metas e outros temas e assuntos essenciais em gestão. Quem apresentará essa causa é Carlos Pignatari, head de Impacto Social da Ambev.

Essa causa está alinhada com o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 8 (emprego digno e crescimento econômico), ODS 10 (redução das desigualdades) e ODS 17 (parcerias em prol das metas).

4. Sodexo: Stop Hunger

A Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida para o mundo corporativo, atua no combate à fome e à má nutrição. Por meio do Instituto Stop Hunger, uma organização independente sem fins lucrativos, a empresa envolve os seus stakeholders (colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores) e membros da sociedade em geral para a realização de ações e campanhas sociais. Quem apresentará essa causa é Davi Barreto, líder de Sustentabilidade na Sodexo e superintendente do Instituto Stop Hunger Brasil.

Essa causa está alinhada com o ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável).

5. Schneider Electric: Acesso à Energia

Com quase dois séculos inovando no segmento de energia, a Schneider Electric decidiu levar o acesso à energia às regiões mais remotas do mundo. A empresa promove capacitação em eletricidade, tecnologias inovadoras e ações de estímulo ao empreendedorismo. Quem apresentará essa causa é João Carlos Salgueiro de Souza, gerente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Inovação na Schneider Electric.

Essa causa está alinhada com o ODS 4 (educação de qualidade) e ODS 7 (energia acessível e limpa).

 

6. Coca-Cola: Água + Acesso

A Coca-Cola, maior empresa de bebidas do mundo, resolveu ajudar comunidades rurais brasileiras a terem acesso à água potável. A aliança Água + Acesso uniu diferentes instituições e já beneficiou mais de 50 mil pessoas em 180 comunidades por todo o Brasil. Quem apresentará essa causa é Rodrigo Brito, gerente de Acesso à Água no Instituto Coca-Cola.

Essa causa está alinhada com o ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 6 (água potável e saneamento) e ODS 17 (parcerias em prol das metas).

 

7. Itaú Unibanco: Mobilidade Urbana

O maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco – distribuiu bicicletas pelas capitais do país. É o setor bancário investindo na mobilidade urbana e na redução da emissão de CO2 ao incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Quem apresentará essa causa é Luciana Schneider, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.

Essa causa está alinhada com o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

 

8. Nestlé: Por Crianças Mais Saudáveis

Considerada a maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé surgiu com a proposta de acabar com a desnutrição infantil. Hoje, ela retoma sua primeira vocação e lança um programa para incentivar uma alimentação infantil mais saudável. Quem apresentará essa causa é Sara Rios, líder do Programa Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis no Brasil.

Essa causa está alinhada com o ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 4 (educação de qualidade).

 

9. Microsoft: AI for Good

A Microsoft é a maior produtora de softwares do mundo e uma das empresas mais valiosas. A corporação tem utilizado a sua expertise em tecnologias e inteligência artificial para realizar iniciativas que promovam o acesso às habilidades digitais, principalmente para jovens em situação de risco, e no uso da tecnologia para proteger o planeta. Quem apresentará essa causa é Elias Abdala Neto, diretor de Políticas Públicas e Filantropia na Microsoft Brasil.

Essa causa está alinhada com o ODS 4 (educação de qualidade), ODS 8 (trabalho descente e crescimento econômico), ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) e ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

 

10. McDonald’s: McDia Feliz

O McDonald’s, uma das maiores redes de fast-food do mundo, criou, há 30 anos, o McDia Feliz. Durante um dia do ano, todo o lucro obtido com a venda do lanche Big Mac é destinado a instituições que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Além disso, a campanha fomenta saúde e educação. Quem apresentará essa causa é Rozália Del Gáudio, diretora de Comunicação Corporativa na Arcos Dorados.

Essa causa está alinhada com o ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 4 (educação de qualidade).

 

11. Instituto Iguá: Inovação e Educação para o Saneamento

Instituto Iguá foi criado pela empresa Iguá Saneamento, com a intenção de torná-lo um hub de mudanças no setor, ampliando o seu impacto social positivo. Além de promover acesso à água tratada e esgoto para comunidades em condições de vulnerabilidade socioambiental, o instituto fomenta a inovação na área de saneamento e promove ações educativas – para acelerar as mudanças necessárias por meio de novas soluções. Quem apresentará essa causa é Renata Moraes, diretora-presidente do Instituto Iguá.

Essa causa está alinhada com o ODS 6 (água potável e saneamento) e ODS 17 (parcerias e meios de implementação).

 

 




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros