11 motivos para a sua empresa defender uma causa

No mundo corporativo, adotar e defender uma causa faz parte da responsabilidade social de uma empresa. Contudo, é uma ação que vai além dos negócios e de sua atuação no mercado. A causa impacta positivamente a sociedade e o planeta, e oferece à corporação uma oportunidade para melhorar o mundo.

A responsabilidade social corporativa se resume na busca das empresas em agir com ética, transparência e levando em conta aspectos culturais, ambientais, da saúde, da educação e da economia. Entretanto, muitas instituições aplicam esse conceito apenas na realização de suas atividades empresariais e naquilo que já realizam no dia a dia, cumprindo o mínimo socialmente exigido.

Leia também: 5 benefícios da diversidade para as empresas

O que é uma causa?

De acordo com o dicionário, entre os significados de causa estão:

  • – Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça;
  • – O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa, motivo;
  • – Interesse coletivo a partir do qual um grupo se rege.

Ou seja, causa é uma meta para o bem comum, da sociedade e do planeta. É o que move uma entidade, seja ela física ou jurídica, a agir com um propósito, a fim de conquistar um objetivo comum.

Defender uma causa, de modo genuíno, leva a organização a atuar fora de seu segmento de mercado e de seus negócios, passando a atuar com propósitos. A causa não acarreta ganhos financeiros para a empresa, mas gera muito valor.

Dica de leitura: Educação subversiva para líderes com valores e propósito

Motivos para defender uma causa

Confira 11 benefícios de se defender uma causa e como essa ação pode gerar valores para a sua empresa:

1. Uma causa é um compromisso para além dos negócios: uma corporação que defende uma causa se expande. Sai do local comum de atuação e torna-se uma entidade mais comprometida com o planeta e com a sociedade, ganhando relevância e potencial transformador.

2. Uma causa mobiliza energia dentro e fora da empresa: defender uma causa faz com que a empresa se transforme de dentro para fora e de fora para dentro. Torna-se mais dinâmica e mobiliza toda a sua cadeia de valor.

3. Uma causa aumenta o senso de pertencimento dos colaboradores: os funcionários sentem-se parte de algo maior e instrumentos para, junto com a corporação, transformar o mundo.

4. Uma causa cria relações saudáveis com comunidades: principalmente com as comunidades ao entorno, a relação torna-se mais saudável e transformadora. As comunidades têm muito a contribuir com a empresa e a troca de conhecimentos e experiências se fortalece. A empresa ganha aliados.

5. Uma causa fortalece os valores de uma empresa: os valores geram valor para uma empresa, e defender uma causa fortalece e potencializa esses valores.

6. Uma causa contribui para o propósito de uma empresa: quando uma empresa tem um propósito, a causa adotada contribui com sua atuação e suas metas para se alcançar esse propósito. A causa passa a ser uma diretriz para a corporação.

7. Uma causa gera novo significado para os colaboradores: os funcionários e colaboradores passam a enxergar um propósito no seu trabalho para a empresa. Suas atividades ganham um novo significado, pois não geram apenas lucro para as empresas, mas retorno para toda a sociedade.

8. Uma causa engaja colaboradores, clientes e comunidades: todos são afetados, de modo positivo, quando uma empresa passa a defender uma causa. E isso cria um engajamento entre os stakeholders, colaboradores e as comunidades envolvidas.

9. Uma causa ajuda a atrair e reter talentos: a nova geração de profissionais procuram empresas com valores com os quais se identifiquem. Quando se tem uma causa, a corporação atrai esses profissionais, que estão preocupados com as questões sociais e ambientais e que, geralmente, são os melhores talentos para a realidade da empresa.

10. Uma causa melhora a reputação de uma empresa: a imagem pública de uma instituição é fundamental para sua sobrevivência no mercado, uma vez que os clientes estão cada vez mais conscientes das questões que afetam o planeta e exigem comprometimento das empresas.

11. Uma causa faz bem à alma de uma empresa e de seus públicos: defender uma causa a apoiar projetos transformadores faz bem não só para a sociedade de modo geral, mas também para a empresa e públicos interessados. Cria uma boa energia na corporação, envolvendo todo seu público interno.

Líder 2030 Talks: negócios que melhoram o mundo

Pensando nas causas que transformam o planeta, a Plataforma Liderança com Valores, na edição de 2019 do evento Líder 2030 Talks, apresenta empresas que tem melhorado o mundo através das causas que defendem. Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o evento:

 




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros