ONU convida universidades brasileiras para iniciativa Impacto Acadêmico

A ONU, através do Departamento de Comunicação Global, convida as universidades brasileiras – e demais instituições envolvidas com o ensino superior e com a produção de conhecimento – a ingressarem na iniciativa Impacto Acadêmico (UNAI). O projeto consiste em uma associação das instituições de ensino com a ONU, formando uma rede de compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e soluções pautados em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU.

O objetivo do UNAI é estimular a produção e a disseminação de conhecimentos, através de uma rede de cientistas, pesquisadores, alunos e professores. A intenção é engajar, nas instituições de ensino, os dilemas e desafios enfrentados pela ONU, além de promover soluções criativas e inovadoras para se alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Lançamento da estratégia “Juventude 2030” da ONU, em setembro de 2018. Foto: ONU

Sobre o Impacto Acadêmico

Para participar do UNAI, as universidades devem estar credenciadas pelo órgão governamental responsável pelo ensino no país. A participação também se estende para instituições de pesquisa e think tanks que realizam pesquisas científicas e que tenham seus trabalhos publicados em revistas especializadas ou fóruns revisados por especialistas.

A associação na iniciativa não demanda pagamentos. A única exigência é que as instituições demostrem seu apoio através da realização de eventos e atividades pelo menos uma vez por ano. Entre essas atividades estão as publicações sobre os princípios da iniciativa.

O trabalho das universidades e instituições é fundamental para se alcançar os ODS, pois atuam como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os desafios globais. O UNAI torna-se, então, um elo para que a comunidade internacional aproveite a energia, inovação e criatividade dos jovens pesquisadores e da comunidade acadêmica a serviço da humanidade.

Princípios do UNAI

As instituições afiliadas se comprometem, assim, a produzir conteúdos, desenvolver conhecimentos e pesquisas, promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os dez princípios do UNAI:

  • – Erradicação da Pobreza: enfrentar os problemas da pobreza pela educação;
  • – Construção de Capacidades: construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;
  • – Educação para todas e todos: oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia;
  • – Cidadania Global: encorajar a cidadania global através da educação;
  • – Acesso à Educação Superior: oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;
  • – Direitos Humanos: compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;
  • – Diálogo Intercultural: promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação;
  • – Paz e Resolução de Conflitos: promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;
  • – Sustentabilidade: promover a sustentabilidade pela educação;
  • A Carta das Nações Unidas: compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

 

Para se tornar membro do UNAI, a instituição de ensino deve realizar sua inscrição através deste link. O formulário deverá ser preenchido ou autorizado pelo reitor, presidente ou equivalente da respectiva instituição.

Eventos sobre sustentabilidade

Se a sua instituição de ensino deseja promover eventos sobre sustentabilidade ou desenvolver e capacitar seus profissionais, conte com a Ideia Sustentável, a consultoria número 1 em sustentabilidade. Já somamos mais de mil palestras em nosso portfólio e também desenvolvemos treinamentos, workshops e outros serviços e soluções em sustentabilidade.

Conheça os nossos serviços e soluções



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros