Organizações Sustentáveis e o Papel da Política de Diversidade

Alguns temas vêm ganhando bastante destaque nas empresas: diversidade e sustentabilidade são dois assuntos que se relacionam com as questões sociais voltadas à cidadania e a princípios voltados a inclusão dentro das organizações.

Mas não se trata apenas da inclusão de pessoas com culturas, etnias, religiões, hábitos e nacionalidade diferentes, a diversidade é um dos pilares para que uma empresa possa ter um desenvolvimento sustentável.

Sociedade plural

A sustentabilidade não envolve só questões de cunho ambiental, mas, também, questões econômicas, sociais e culturais que possam oferecer aporte sobre questões voltadas às relações humanas dentro das organizações.

A valorização da diversidade é um tema que deve ser ligado à criação de um negócio sustentável, porque a base da sustentabilidade é integrar a pluralidade de diferentes vozes. Se pararmos para pensar, ao incluir certos temas que antes eram excluídos, como as questões de vulnerabilidade ou desvantagens, por exemplo, poderia haver uma melhora significativa nas condições de trabalho.

Em um momento em que as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo transformam-se constantemente, é importante incluir profissionais de diferentes personalidades, raça, gênero, entre outros aspectos nas organizações que realmente desejam ser sustentáveis.

Política de diversidade

A política de diversidade chegou ao Brasil em 1990 e diz respeito não só sobre cotas, mas a inclusão de profissionais com conhecimentos distintos e culturas diferentes. Ou seja, trata-se da interação em prol de um aumento de produtividade com o aspecto de cada colaborador, o que amplia a visão de mundo da organização.

Diversidade e o papel do RH

A equipe de RH pode contribuir muito para a integração e implantação da diversidade nas organizações, afinal, não basta só apoiá-la, é preciso que a diversidade faça parte da cultura da empresa e sejam desempenhadas práticas que demonstrem essa integração da diversidade na cultura organizacional de qualquer organização.

Benefícios da diversidade

É importante lembrarmos que a diversidade impulsiona ao crescimento organizacional tendo como ponto de partida os colaboradores. Ao adotar a política de diversidade é possível transformar, inovar, melhorar a qualidade de vida e trazer harmonia às organizações.

Reconhecer seus colaboradores é o que faz com que eles se sintam mais motivados, e adotando essa política de diversidade, a organização torna-se mais competitiva também.

Saiba mais, em nosso evento, sobre o papel da diversidade e como podemos inová-la nas organizações, inscreva-se: goo.gl/eeXwnq




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros