A relação entre Diversidade e Sustentabilidade

Alguns temas vêm ganhando bastante destaque nas empresas: diversidade e sustentabilidade. São dois assuntos associados a valores como cidadania, ética e respeito ao meio ambiente e às pessoas. Mas qual a relação entre esses dois conceitos?

A sustentabilidade não envolve só questões de cunho ambiental. Ela integra, também, questões econômicas, sociais e culturais que possam oferecer aporte sobre questões voltadas às relações humanas dentro das organizações. Ou seja, a diversidade é parte integrante do pilar social e cultural da sustentabilidade.

A valorização da diversidade é um tema assimilado por um negócio sustentável. A base da sustentabilidade é integrar a pluralidade de diferentes vozes.

Diversidade nas empresas

Em um momento em que as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo transformam-se constantemente, é importante incluir profissionais de diferentes culturas, etnias, gêneros, orientações sexuais, condições físicas, e tantos outros aspectos nas organizações que realmente desejam ser sustentáveis.

Porém, tornar uma empresa favorável à diversidade não se trata apenas da contratação de diferentes pessoas com características apontadas acima. É preciso adotar uma política de diversidade, capaz de transformar a cultura organizacional. Todos os colaboradores e stakeholders precisam compreender a importância de se valorizar as diferenças, e isso deve fazer parte da estratégia do negócio.

Benefícios da diversidade

A diversidade impulsiona o crescimento organizacional, tomando como ponto de partida os colaboradores. Ao adotar uma política de diversidade, é possível transformar e inovar o negócio e as ações estratégicas da empresa.

Reconhecer seus colaboradores e respeitar e valorizar suas diferenças – que os torna únicos – é o que faz com que eles se sintam mais motivados. Além disso, a organização torna-se mais competitiva.

Vozes diferentes agregam valor à empresa. São diferentes opiniões e visões de mundo trabalhando para atender, da melhor forma, as necessidades dos clientes e consumidores, buscando soluções criativas e inovadoras.

O papel do RH

A equipe de RH pode contribuir muito para a integração e implantação da diversidade nas organizações. Afinal, não basta apenas apoiá-la, mas é preciso que a diversidade faça parte da cultura da empresa, e que sejam desempenhadas práticas que demonstrem a integração da diversidade no cotidiano da instituição.

Quer saber mais sobre como o RH pode contribuir para tornar sua empresa muito mais sustentável? Então adquira, gratuitamente, o nosso Guia Sustentabilidade para RH: 10 desafios.

 

Política de diversidade

Para que uma empresa se torne realmente sustentável, uma de suas ações deve ser a criação de uma Política de Diversidade e Inclusão. Esta, consiste em um documento formal da corporação, que organiza e formaliza os principais compromissos e práticas da empresa em relação à diversidade e inclusão. O RH de uma empresa costuma ser o articulador do documento, mas todos os outros setores também devem colaborar.

Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas

Assuntos como diversidade e sustentabilidade são temas complexos e que ainda geram muitas dúvidas e desafios para os gestores que desejam implantar ou aprimorar o desenvolvimento de ações voltadas para diversidade e inclusão em suas empresas.

Para ajudar, a Plataforma Liderança com Valores publicou o Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas, escrito por Ricardo Voltolini com o aporte de uma intensa pesquisa, análise e observação das melhores práticas adotadas por empresas sustentáveis. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre esse rico material.




Compartilhar:
Tags:

 

twitter

Parceiros