Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Lançamento da linha Nutrella VIVA – Bimbo Brasil

    A Nutrella, marca de pães especiais do Grupo Bimbo – líder mundial em panificados, apresenta com pioneirismo ao mercado brasileiro sua nova linha de pães Nutrella Viva, produzida com farinhas de grãos germinados e seguindo o conceito de Clean Label. A novidade chega às gôndolas em três versões: “Frutificando”, pão integral com frutas, “Diversificando”, pão integral multigrãos e […]

  • RH: um parceiro indispensável

    Se pensarmos em uma empresa como uma grande locomotiva que leva desenvolvimento por onde passa, e os colaboradores como seu maquinista, sem dúvida, o RH é o trilho. Cabe à área de Recursos Humanos contratar os melhores profissionais para dirigir esse trem. Eles são os responsáveis por gerenciar competências, disponibilizando conhecimento, treinando habilidades e cobrando […]

  • Ecofuturo lança livro de sua história na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

    Publicação celebra a trajetória da organização e conta com recursos de realidade virtual e aumentada O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, lançou nesta terça-feira, 7, a publicação “Ecofuturo: a vida que a gente quer”, durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra conta a trajetória do Ecofuturo […]

  • Que tal uma nova série pra assistir? (Líder 2030 Talks)

    Vem aí uma série inédita e imperdível. Mas não trata de ficção, aventura, nem de comédia, muito menos de mistério. São histórias reais que falam de um tema essencial e complexo: pessoas. Pessoas e seus desafios de construir relações transparentes e abertas às diferenças. De fazer negócios de forma ética e sem prejuízos à sociedade […]

  • Cervejaria Ambev anuncia 10 desafios de aceleradora que vai impulsionar ao menos 20 projetos ambientais

    Temas vão desde o futuro da produção de cerveja até soluções para o desperdício de água e para garantir a reciclagem do lixo; Interessados devem inscrever as propostas até 14 de setembro São Paulo, agosto de 2018 – A aceleradora de soluções ambientais da Cervejaria Ambev, que conta com novo apoio institucional do Pacto Global […]

  • Sustentabilidade empresarial: e a lei com isso?

    Por Alice Marcondes, da Envolverde Sozinhas ações empresariais pelo desenvolvimento sustentável são importantes. Se alinhadas a políticas públicas e traçadas de forma a potencializá-las, podem ser transformadoras. Vigora no Brasil desde 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A robustez e grandes avanços do texto são reconhecidos por especialistas, com destaque para a responsabilidade […]

  • Líder 2030 Talks: Receitas simples, resultados surpreendentes

    Uma sociedade sustentável exige equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo com ênfase em lidar de forma ética, transparente e justa com clientes, fornecedores, colaboradores e meio ambiente Para o escritor Nelson Rodrigues, qualquer ideia dita uma só vez permanece inédita. Assim parece ser o entendimento do papel central das pessoas para a sustentabilidade. […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parceiros