Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Braskem divulga seu relatório anual de 2018 com foco em sustentabilidade

    Com destaque para a sustentabilidade, a Braskem, que ocupa a posição de sexta maior produtora de resinas plásticas do mundo e líder mundial na produção de biopolímeros, divulgou o seu relatório anual com dados e informações de 2018.

  • Itaú Unibanco incentiva financiamento de carros elétricos e híbridos

    O Itaú Unibanco passa a oferecer taxas menores para quem deseja financiar veículos elétricos e híbridos. A iniciativa do banco é estimular a transição do modelo econômico brasileiro para uma economia de baixo carbono, buscando cumprir seu compromisso com a sustentabilidade.

  • Coca-Cola investe em campanha para uso de embalagens retornáveis

    “Viva mais retornável” é a atual campanha da Coca-Cola em prol da sustentabilidade. A empresa utiliza, pela primeira vez, a força da bebida Coca-Cola, sua principal marca, para estimular o uso de embalagens retornáveis por seus clientes. 

  • Ultragaz aplica programa educativo para jovens de Salvador

    Em trabalho conjunto com a consultoria Ideia Sustentável, a Ultragaz promoveu, durante o mês de julho, um programa educativo e de capacitação para jovens de comunidades de Salvador/BA. Foram mais de 80 jovens que participaram das atividades.

  • Revista 2030 – Negócios com Causas

    Durante a edição de 2019 do Líder 2030 Talks, encontro da Plataforma Liderança com Valores, a Ideia Sustentável lançou a Revista 2030. Esta primeira edição aborda o tema do Líder 2030 Talks: “Negócios com Causas”.

  • Líder 2030 Talks: 11 empresas que estão melhorando o mundo

    Confira, a seguir, quais foram os cases apresentados na edição de 2019 do evento Líder 2030 Talks, promovido pela Plataforma Liderança com Valores. O encontro ocorreu no dia 26 de junho, no auditório Philip Kotler da ESPM, em São Paulo.

  • Negócios com causas: confira como foi o Líder 2030 Talks

    No dia 26 de junho, no Auditório Philip Kotler da ESPM, em São Paulo, aconteceu mais um evento da Plataforma Liderança com Valores. O Líder 2030 Talks reuniu lideranças, executivos e especialistas para discutir “negócios com causas” e os seus impactos na sociedade e meio ambiente. Foram mais de 300 participantes que prestigiaram o evento. […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parceiros