Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Coca-Cola Brasil anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão para novo compromisso de embalagens

    A The Coca-Cola Company anunciou sua nova política de embalagens, com um objetivo ambicioso: ajudar a recolher o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030. O compromisso é o mesmo para todos os países onde atua. Aqui no Brasil, a empresa vai chegar ao fim de cinco anos (2016-2020) com investimento […]

  • Estudo da UFRJ, a pedido da Braskem, mostra que plásticos reduzem emissões de gases de efeito estufa

    Levantamento feito nos setores automotivo, de construção civil e têxtil comparou o impacto ambiental de polímeros ao substituírem outros materiais Um estudo inédito no Brasil revelou os benefícios dos plásticos para o meio ambiente quando são utilizados em setores industriais estratégicos para a economia brasileira: automotivo, construção civil e têxtil. Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas […]

  • Instituto AES celebra seu primeiro ano e traz primeiros resultados de suas ações

    O Instituto AES comemora seu primeiro aniversário com ótimas histórias para contar. Criado com o propósito de contribuir com o desenvolvimento sustentável nas regiões atendidas pelas empresas do Grupo AES, o Instituto vem trabalhando com estratégias sociais inovadoras e projetos que promovem mudanças significativas nos hábitos de consumo de energia, assim como soluções criativas e […]

  • Conheça a primeira turma do Líder Geração P

    A Plataforma Liderança Sustentável realizou, no dia 24 de novembro, a aplicação dos conteúdos do Programa Líder Geração P para a primeira turma de jovens líderes. O treinamento, aplicado por Andree De Ridder Vieira, parceira no desenvolvimento do programa, com o apoio do educador Roberto Marcondes, aconteceu em Sete Lagoas (MG), na fábrica da Ambev, em […]

  • Itaú Unibanco e BID Invest anunciam parceria de US$ 100 milhões para financiar empreendedorismo feminino no Brasil

    Iniciativa, que visa ampliar o acesso ao crédito para empresas comandadas por mulheres, celebra também o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino O Itaú Unibanco e o BID Invest (do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento), membro do Inter-American Development Bank Group (IDB Group), anunciam nesta segunda-feira (27) parceria em prol do desenvolvimento de empreendedoras brasileiras. A […]

  • Ambev investe R$ 1 bilhão para atingir metas ambientais

    Em linha com seu compromisso por um mundo melhor, a Ambev chega ao final de 2017 atingindo seis das sete metas ambientais estabelecidas pela AB InBev, grupo do qual faz parte, para todos os 25 países onde o grupo global atua. Nos últimos cinco anos, a cervejaria investiu cerca de R$ 1 bilhão em diversas […]

  • Braskem é única brasileira avaliada como “nota A” na gestão de riscos ambientais

    Companhia figura em ranking global sobre emissão de gases poluentes e consumo de água, desenvolvido pelo Carbon Disclosure Program A gestão e os investimentos da Braskem na área da sustentabilidade foram reconhecidos, mais uma vez, pelo CDP (Carbon Disclosure Program), organização sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto no mundo em […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parceiros