Notícias

noticias

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que dissemina conteúdos sobre sustentabilidade empresarial pelo país, realizando eventos regionais e nacionais, palestras, workshops, cursos e programas educativos. Acompanhe neste espaço nossas novidades e o nosso itinerário!

  • Líder 2030 Talks muda o ângulo da visão de sustentabilidade nas empresas

    Por Dal Marcondes Gestão de pessoas é a área responsável pela busca por talentos e pela capacitação dos profissionais para o exercício cotidiano da missão das empresas Profissionais de Recursos Humanos, uma área normalmente tida como “de apoio” em grande parte das organizações, ganharam no Líder 2030 Talks, projeto da Plataforma Liderança Sustentável, um espaço […]

  • Líder Geração P – Nosso programa educacional

    Para fortalecer seu propósito de inspirar novas lideranças para os valores da sustentabilidade, Ideia Sustentável desenvolveu mais um programa educacional: O Líder Geração P (de Propósito).

  • Fornecedora da Leão, ervateira de Santa Catarina é pioneira no uso de energia solar na América Latina

    (crédito: Fábio Seixo) Ervateira Gheno tornou-se a primeira (e única) da América Latina a utilizar energia solar em todos os processos de produção Uma das lembranças mais antigas e preciosas de Gilnei Gheno é do dia em que levou água para o pai, seu João, que estava na roça debaixo do sol forte confeccionando um […]

  • CEOs e executivos de grandes empresas discutem papel do RH no avanço da sustentabilidade no Líder 2030 Talks

    Evento acontece no dia 29 de junho, no auditório da FGV, em São Paulo Como o RH pode participar mais ativamente da criação de cultura de sustentabilidade nas empresas? No dia 29 de junho, mais de 10 líderes de grandes companhias respondem essa pergunta no Líder 2030 Talks, o próximo evento da Plataforma Liderança Sustentável, […]

  • Vivo lança Relatório de Sustentabilidade

    Plataforma Dialogando, que aborda o uso consciente e seguro da internet e dos dispositivos eletrônicos, é um dos destaques no Relatório de Sustentabilidade da empresa, lançado esta semana   Iniciativa pioneira da Vivo para estimular o uso consciente das tecnologias e da internet, o portal Dialogando (dialogando.com.br) chega a 2,5 milhões de visitantes neste mês […]

  • Braskem lança plataforma Bluevision

    Com linguagem multimídia e recursos modernos de navegabilidade, canal disponibiliza conteúdo sobre sustentabilidade e inovação Para contribuir com o debate e o desenvolvimento de soluções sustentáveis, a Braskem lança a plataforma global de conteúdo Bluevision ( www.bluevisionbraskem.com ). O objetivo é produzir um conteúdo relevante que leve as pessoas à reflexão e também a uma nova forma […]

  • Itaú Unibanco lança relatório anual e traz avaliação de impacto de seus financiamentos

    O Itaú Unibanco lança nesta sexta-feira, dia 27, seu Relatório Anual Consolidado e Relato Integrado de 2017. Os materiais, disponíveis no site http://www.itau.com.br/relatorio-anual, trazem informações sobre desempenho financeiro e não financeiro, estrutura, atividades, operações e estratégia de geração de valor aos diversos stakeholders da instituição. Os relatórios conectaram seus principais temas com a agenda global […]


É um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. É ainda um conjunto de ferramentas – livros, portal, videopalestras, eventos educativos regionais e nacionais, cursos e conteúdos de apoio à educação de líderes – que se presta a apoiar empresas, associações classistas, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Não. Embora relate histórias de presidentes de companhias, a Plataforma se destina a todo profissional que exerce algum tipo de liderança. O líder não está sentado apenas na cadeira de presidente. Pode estar nos diferentes escalões de uma empresa. Pode estar à frente de um departamento, de uma pequena empresa, de um empreendimento ou de algum processo.

Storytelling é a base metodológica da Plataforma Liderança Sustentável. São muitas as definições. A que utilizamos é a seguinte: usar a narrativa empresarial como meio para inspirar e educar pessoas. Bons líderes têm, entre as suas habilidades, a arte de contar histórias e envolver pessoas. Em vez de business cases, o que fazemos é estruturar narrativas que mostram como pensam, agem, tomam decisões e em que valores acreditam líderes sustentáveis. Essas narrativas, que combinam fatos empresariais e pessoais, estabelecem proximidade, proporcionam maior identificação, humanizam o discurso da sustentabilidade e, assim, ajudam a fazer a gestão do conhecimento para a mudança.

Não é um conceito, mas um nome que criamos para designar um tipo de líder que lidera com valores e pela sustentabilidade. Este perfil de liderança tem sido crescentemente mencionado em documentos internacionais, como os Princípios da Educação Empresarial Responsável e a Agenda 50+20, por organizações como o Pacto Global da ONU e o Pnuma e em eventos internacionais relevantes, como o Fórum de Davos e a Rio+20.

Não, não é necessário, desde que o material não seja usado para fins de lucro. Qualquer pessoa interessada em adotar os conteúdos da Plataforma poderá fazê-lo, bastando acessar o vídeo diretamente nos portais do Vimeo e do YouTube, onde estão arquivados. Recomendamos que, feita a utilização do material, o interessado envie depois por e-mail (plataforma@ideiasustentavel.com.br) um breve relato dos resultados e impactos em sala de aula, em palestras ou treinamentos.

Primeiro, ouvimos  entre 70 e 80 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião) para elaborar uma lista inicial de indicações. As empresas mais indicadas são, posteriormente, estudadas pela equipe Ideia Sustentável (mediante análise de relatórios e entrevistas) para verificar se – e o quanto – estão adequadas ao tema do ano. Só, então, depois desse procedimento, são convidadas a participar. Em 2011, o tema foi o estado da arte da liderança sustentável. Em 2012, como as empresas estão educando os seus líderes para o tema. Em 2013, estratégia. Em 2014 e 2015, serão, respectivamente, inovação e comunicação.

Em 2011, com o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP). Observando que as histórias dos personagens do livro impactavam os ouvintes, e que um livro, por melhor que fosse, atingiria um público limitado, o autor, Ricardo Voltolini, convidou alguns dos presidentes a compor um movimento com o propósito inicial de realizar encontros empresariais pelo país. O livro foi consequência de pesquisa feita por Ideia Sustentável, em 2008, que apontou a liderança como a variável de sucesso mais importante para a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão e na cultura dos negócios.

Com receita advinda do patrocínio de empresas apoiadoras que se identificam, institucional e ideologicamente, com a missão da Plataforma de inspirar e educar jovens líderes para a sustentabilidade. Os recursos destinam-se integralmente ao pagamento dos profissionais envolvidos na execução das atividades, pesquisa e produção de conhecimento, criação de videos inspiracionais/educacionais, organização de eventos (nacional e regionais) e  manutenção do portal.

Sim. Mas o apoio não é uma condição para integrar o conjunto de cases. O processo de seleção – já mencionado – obedece a critérios técnicos. E desse princípio Ideia Sustentável não abre mão sob pena de comprometer a qualidade das ideias e legitimidade das ações. Há empresas que integram o movimento e não o apoiam. Para apoiar, a empresa precisa se comprometer com os seis princípios da Plataforma. Ideia Sustentável se reserva o direito de não aceitar o apoio de empresas fabricantes de cigarros, de armas e envolvidas em negócios controversos, cujos impactos socioambientais sejam contestados pela maioria da sociedade.

Não, ela não é nem um prêmio nem um selo. É uma iniciativa de gestão de conhecimento que visa tão somente mostrar como as empresas e os seus líderes estão enfrentando os dilemas da inserção da sustentabilidade nos negócios. Não conferimos notas e avaliações a empresas, não transformamos líderes em gurus, não idolatramos pessoas e marcas, não atestamos idoneidade ética e moral nem oferecemos nenhum tipo de aval de que uma companhia é mais ou menos sustentável. Também não julgamos, por princípio, empresas e pessoas.

Parceiros