Ponto de vista – Consumo sustentável e responsabilidade social

Ponto de vista – Consumo sustentável e responsabilidade social

Consumidor: o planeta está em apuros, outro mundo é possível (?), mas a mudança também depende de você!
Se todas as pessoas no planeta consumissem nos mesmos níveis que se consome nos países ricos hoje, o planeta suportaria apenas 1,8 bilhão de pessoas e não a população atual de 6,5 bilhões, que deve chegar a 8,9 bilhões em 2050 (Worldwatch Institute, Vital Signs 2006-2007). A afirmação da Agenda 21 em 1992 continua atual: a principal causa dos problemas ambientais são os atuais padrões de produção e consumo.
A última edição (2006) da pesquisa nacional realizada pelo ISER e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) comprova que a consciência ambiental cresce em todo o País. Porém ainda não relacionamos os problemas ambientais, entre eles, a perda da biodiversidade, com os nossos hábitos de consumo, ou seja, com os produtos que consumimos cotidianamente. Lembrado como organização que trabalha pela proteção do meio ambiente na pesquisa, o Idec –Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor acredita que, além de economizar água e energia e separar o lixo, é preciso que os consumidores sejam conscientes de que quando fazem compras estão, de fato, exercendo uma responsabilidade social, ambiental e política, que vai além de seus interesses pessoais.
Na prática, o consumidor precisa:
-refletir sobre o quequanto está comprando;
-buscar informações sobre ondecomopor quem e em que condições os produtos e serviços são produzidos;
-e usar o seu poder de escolha para privilegiar ou boicotar empresas que não são responsáveis nas práticas relativas ao seu negócio, em relação aos seus trabalhadores, fornecedores, consumidores ou ao meio ambiente.
O objetivo do Idec é contribuir para a promoção da mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos, por meio da sensibilização e capacitação de professores das escolas públicas de ensino fundamental, assim como educadores e multiplicadores.
A publicação do Idec e do MMA “Consumo Sustentável: Manual de Educação” vai ao encontro desse objetivo. Pretende ser uma ferramenta para auxiliar professores do ensino fundamental a estimular formas responsáveis de consumo em crianças e adolescentes. A publicação analisa os problemas socioambientais associados aos atuais padrões de produção e consumo, apresentando alternativas para a mudança de hábitos de consumo.
Lançada a primeira edição em 2002, 32 mil exemplares foram distribuídos para professores de redes públicas de ensino, para educadores ambientais, organizações ambientalistas, diversas ONGs e movimentos sociais.
Em 2003, o Idec e o MMA fizeram seu primeiro projeto piloto de formação de professores em consumo sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP). Outra iniciativa do Idec com o Ministério do Meio Ambiente foi a “Campanha de Rádio Consumo Sustentável”, lançada na comemoração do Dia Internacional do Consumidor. A parceria produziu dez spots, de 30 segundos cada, com informações e dicas para que todos sejam consumidores responsáveis. Os áudios são cedidos gratuitamente e podem ser veiculados por emissoras de rádio interessadas.
Cada ator, incluindo os meios de comunicação, deve assumir a sua responsabilidade social, contribuindo para a conscientização dos brasileiros sobre os impactos sociais e ambientais dos atuais padrões de consumo e sobre alternativas para construção de hábitos de consumo sustentáveis.
A publicação “Consumo Sustentável: Manual de Educação” passou a ser utilizada, em 2004, no Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, desenvolvido pelo MEC, que atingiu cerca de 30 mil professores em 4.400 municípios brasileiros. Para essa ação, foi feita uma segunda edição, que inclui mais um capítulo sobre consumo, a sustentabilidade socioambiental e a cidadania.
Em 2004, o Idec e o MMA levaram o conteúdo da publicação para ser disseminada pela TV e com o Canal Futura fizeram 5 programas sobre consumo sustentável (água, energia, alimentos, biodiversidade e lixo) da série Nota 10, voltada para professores.
Com o apoio do Fundo dos Direitos Difusos, em 2005, o Idec estabeleceu parcerias com os municípios de Curitiba (PR) e de Santo André (SP) para o desenvolvimento de atividades de formação de professores das redes públicas de ensino em educação para o consumo sustentável.
 
Lisa Gunn é socióloga pelo IFHC/Unicamp, mestre em Ciência Ambiental e gerente de informação do IDEC, associação sem fins lucrativos fundada em 1987
 
 
 

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