Programa social da Mondelēz International expande atuação no país

Em parceria com a Inmed Para Crianças e o IEE,
Ação Saudável já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas

São Paulo, 30 de novembro de 2018 – A Mondelēz Brasil anuncia a expansão do programa Ação Saudável, que desde 2010 promove o incentivo à educação nutricional e à prática de atividades físicas na rede pública de ensino. Ao todo, já foram impactadas cerca de 14 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco, e agora, beneficiará também as crianças e a comunidade da cidade de Tucumã, no Pará. O programa tem como principal objetivo formar uma rede de conhecimento para estimular a saúde e educação nutricional, incentivar a prática de atividades físicas e facilitar o acesso à alimentos frescos. A iniciativa já investiu mais de R$ 14 milhões e beneficiou mais de 431 mil crianças.

Segundo Grazielle Parenti, diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil, a expansão reforça a sustentabilidade do programa, que segue vivo em todas as escolas por onde já passou e ganha ainda mais força nesta terceira fase. “O Ação Saudável contará ainda mais com a parceria do poder público, que vai intensificar sua participação e consequentemente beneficiar um número maior de pessoas”. O programa atuará junto à rede pública de ensino e também envolverá o governo municipal para potencializar a promoção do bem-estar na região, e pretende beneficiar cerca de seis mil crianças e outras 18 mil pessoas indiretamente, entre pais, professores e a comunidade em geral.

Em Tucumã, o Ação Saudável irá somar esforços com outra iniciativa global da Mondelēz International, o Cocoa Life, voltado aos produtores de cacau, com o objetivo de empoderar as comunidades agrícolas da região. “Os resultados da primeira e segunda fase do Ação Saudável mostram o êxito do programa e nossa expectativa é incorporar mais comunidades, instituições e inovações. Também vamos implementar o sistema de Aquaponia em algumas localidades, para aumentar a segurança alimentar e melhorar a nutrição ao mesmo tempo que protegemos o meio ambiente das mudanças climáticas. Essa é uma das novas abordagens que vamos levar aos professores e merendeiras da rede de ensino público”, revela Parenti.

Ao todo, mais de mil escolas já passaram pelo programa, e cerca de 15 mil professores da rede pública foram capacitados entre 2010 e 2017. E os benefícios não param por aí. O impacto nas crianças e suas famílias são expressivos: redução de 73% no nível de obesidade infantil; queda de 54% no comportamento sedentário; aumento de 28% no consumo de vegetais. “O programa se sustenta em uma série de ações impulsionadoras, como incentivo à prática de atividades físicas, inclusão de tópicos sobre nutrição nas aulas, influenciar a merenda escolar para um cardápio mais equilibrado, acesso a alimentos frescos por meio de hortas em escolas. Com o engajamento das famílias e comunidades, alcançamos resultados excepcionais. Os impactos foram significativos na melhoria da qualidade de vida de milhares brasileiros”, ressalta Grazielle Parenti.

“Nós estamos muito orgulhosos do que realizamos nas comunidades, em parceria com a Mondelēz International Foundation. É gratificante escalar os impactos positivos do programa Ação Saudável, sobretudo no norte e nordeste do país”, diz Dra. Linda Pfeiffer, fundadora e CEO da INMED Partnerships for Children. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos por meio de hortas escolares e educação, a INMED e o time do Para Crianças estão com os olhares voltados para a implementação da Aquaponia, um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional com a hidroponia.

Durante 5 anos, o IEE trabalhou com 12 cidades dos 3 estados participantes, com o desenvolvimento de profissionais para impulsionar a prática de atividades físicas e o esporte para os alunos. Foram 347 escolas, 969 professores e gestores que participaram de 1.600 horas de formação presencial, impactando diretamente centenas de milhares de crianças e jovens. Com o engajamento das escolas da rede de ensino pública, os alunos foram estimulados a serem mais ativos. “Durante este período também realizamos grandes eventos, como a Caravana do Esporte e das Artes, que atendeu cerca de 20 mil pessoas entre alunos e comunidade, ajudando a integrar os diferentes parceiros e ações do Programa Ação Saudável, ampliando também a visibilidade do programa em cada localidade”, revela Ana Moser, Presidente Instituto Esporte & Educação.

Para ler um resumo rápido, visite https://bit.ly/2Lcqh9R

Para o relatório completo https://bit.ly/2PmUlD3

E para um infográfico detalhando o progresso, visite https://bit.ly/2vZZJUN

Sobre Ação Saudável

O programa Ação Saudável existe desde 2010 e atua na promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas, e engajamento da comunidade. As ações fazem parte de um movimento mundial pelo fortalecimento de comunidades para diminuir os índices de obesidade e desnutrição infantil, estabelecendo a escola como o centro da educação para a sustentabilidade. O programa conta com duas reconhecidas instituições parceiras para sua execução: a Inmed Para Crianças e o Instituto Esporte & Educação (IEE).

Sobre a Mondelēz International no Brasil

A Mondelēz International, Inc. (NASDAQ: MDLZ) empodera as pessoas a escolherem snacks do jeito certo em aproximadamente 160 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 26 bilhões em 2017, a MDLZ está liderando o futuro dos snacks com marcas globais e locais icônicas, como biscoitos Oreo, belVita e LU; Cadbury Dairy Milk, chocolate Milka e Toblerone; Sour Patch Kids e gomas Trident. No Brasil, a empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International se orgulha de ser membro da Standard and Poor’s 500, da Nasdaq 100 e do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Visite www.mondelezinternational.com/br

 




Compartilhar:

 

twitter

Parceiros