Rede Cidadã e Plataforma Liderança Sustentável formam líderes sustentáveis na base da pirâmide

Jovem aprendiz 700

Foto: Rede Cidadã

No próximo dia 15 de setembro, cerca de 5700 jovens da base da pirâmide chegarão ao mercado de trabalho com um diferencial único para quem está em situação de aprendiz ou de primeiro emprego: a formação em liderança sustentável. Graças a uma parceria entre a Rede Cidadã e a Plataforma Liderança Sustentável, este grupo, distribuído em diferentes lugares do Brasil, terá acesso aos conteúdos de um programa inédito que visa preparar jovens para os valores da sustentabilidade.

“Há quatro anos temos aplicado, com sucesso, os conteúdos da Plataforma para o desenvolvimento de estagiários e trainees de empresas. Com a parceria da Rede Cidadã, que considero a mais importante organização brasileira especializada em aprendizagem profissional, damos um importante passo à frente, alcançando jovens normalmente excluídos das melhores oportunidades de formação”, afirma Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e idealizador da Plataforma Liderança Sustentável.

“A ideia inicial era atender 5 mil jovens. Mas subimos a nossa meta para 5.700. Não tenho dúvida de que vamos aplicar o melhor programa de formação de jovens em sustentabilidade”, festeja, Fernando Alves, diretor-presidente da Rede Cidadã, organização que ficou 124 lugar entre as ONGs mais confiáveis do mundo, segundo a suíça NGO Advisor.

A Plataforma Liderança Sustentável foi criada em 2011, após a publicação do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP), de Ricardo Voltolini. É um movimento que reúne as histórias de 70 importantes líderes empresariais com o objetivo de inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade. Nessa tarefa, utiliza-se de um conjunto de ferramentas (livros, portal, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdo de apoio á educação) para apoiar  empresas, associações classistas, organizações sem fins lucrativos, escolas de negócio e universidades na gestão de conhecimento para a sustentabilidade.

Com cinco livros editados, 70 vídeopalestras (que já foram vistas por mais de 1,8 milhão), e 80 mil jovens atendidos em mais de 290 encontros, a Plataforma Liderança Sustentável é um movimento sem similar no mundo.

A Rede Cidadã é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão realizar a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor. Uma das primeiras organizações a investir no trabalho social em rede, desde 2002 reúne sociedade civil, empresas e órgãos públicos na construção de soluções para geração de trabalho e renda. Com unidades espalhadas em todo o Brasil, atua em três frentes: aprendizagem profissional, empregabilidade e empreendedorismo.

É justamente no âmbito da aprendizagem profissional que será oferecido o  Programa Jovem Aprendiz Sustentável, em parceria com a Plataforma Liderança Sustentável. Além de receber os conteúdos básicos necessários para ir bem no primeiro emprego, os jovens passarão por três workshops de quatro horas, ao longo dos quais desenvolverão as cinco competências do líder sustentável: (1) Viver os Valores; (2) Ser pessoalmente a mudança; (3) Escutar, dialogar e cooperar; (4) Praticar a Interdependência; (5) Inovar sob a perspectiva da sustentabilidade.

Com metodologia inovadora, o programa se propõe a fazer uma conexão dos jovens com os grandes temas e desafios de negócio ligados à sustentabilidade. Os 104 educadores da organização receberam treinamento específico para aplicá-lo aos grupos de aprendizes. “Estou feliz com a adaptação feita pelos técnicos da Rede Cidadã do nosso programa Jovem Líder Sustentável. A oferta desses conteúdos amplia a missão social da Plataforma. E também difunde os seus valores e princípios num momento em que sustentabilidade tem sido tratada como importante orientador na mudança de cultura dos negócios e empresas. Alegra-me a ideia de ajudar a formar líderes melhores, mais íntegros e responsáveis, mais preparados para colocar valores no centro das decisões de negócio”, diz Voltolini.



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:

 

twitter

Parceiros