Blog

PARA PENSAR FORA DA CAIXA

BLOG SITE

Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

Confira seus textos, deixe seus comentários, compartilhe em suas redes.

  • Líderes com valores: como pensam e agem, e em quê acreditam

    RICARDO VOLTOLINI Todos temos um ano de turning point na vida profissional. Considero que o meu tenha se dado em 2008. Foi a partir desse ano que iniciei um processo de reinvenção de propósitos que culminaria, três anos depois, na elaboração do livro Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac-SP/2011) e, logo em seguida, no lançamento da Plataforma Liderança […]

  • Porter, valor compartilhado e sustentabilidade

    Por: Ricardo Voltolini Sob a provocação de um cliente, decidi revisitar o famoso artigo de Michael Porter, Estratégia e Sociedade, escrito a quatro mãos com Mark Kramer e publicado na edição de dezembro de 2006 da Harvard Business Review. À época, esse paper botou lenha nova na fogueira do debate da responsabilidade social empresarial, até então ainda muito marcado por […]

  • Voluntariado sim, mas com profissionalismo e amor à camisa

    POR: RICARDO VOLTOLINI Quando na segunda metade dos anos 1990, surgiram os primeiros programas de voluntariado empresarial, os incrédulos de plantão sentenciaram que eles eram uma moda fugaz exatamente como o movimento de responsabilidade social no qual haviam nascido. O tempo provou que não eram. Hoje pouca gente duvida de que vieram para ficar. E […]

  • Negócios com valores, carreiras com valores

    RICARDO VOLTOLINI Já se vão 25 anos e a advertência do meu primeiro empregador ainda ressoa bastante fresca na minha memória: “Você é competente, tem boa formação, responsividade e criatividade. Mas muito idealista. Para ter sucesso na empresa terá de deixar a bagagem dos seus valores na porta de entrada.” À época, entendi o alerta […]

  • Não existe cultura de sustentabilidade sem o protagonismo do RH

    Minha experiência com a implantação de sustentabilidade em empresas brasileiras mostra que, na condução desse tema, o profissional de RH segue sendo coadjuvante, mero observador ou executor de ações pontuais. E isso ocorre, em grande medida, ou porque a sustentabilidade está compartimentalizada numa caixa sem interface com RH ou porque nem a sustentabilidade nem a […]

  • O que ainda se ouve nas empresas quando o assunto é sustentabilidade

    Confira a lista de Ricardo Voltolini com algumas “pérolas” recolhidas ao longo de 20 anos como consultor em sustentabilidade empresarial

  • Impactos da (in)sustentabilidade na reputação das empresas

    riscos tendem a ser menores quanto mais a sustentabilidade deixar de ser vista como um “conjunto de iniciativas pontuais, marginais e acessórias”


Vídeo em destaque

 

twitter

Parceiros