Blog

PARA PENSAR FORA DA CAIXA

BLOG SITE

Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

Confira seus textos, deixe seus comentários, compartilhe em suas redes.

  • A lição deixada por Prahalad

    O indiano propôs botar o fator sustentabilidade no centro da discussão sobre competitividade

  • Quem é quem

    Sobre as listas de empresas mais ou menos sustentáveis

  • Informação faz diferença em consumo consciente

    Comportamento socioambiental da empresa tem peso de 9% na decisão de compra

  • Consumo consciente

    Pesquisa revela que há 21% de brasileiros informados sobre comportamento socioambiental de empresas

  • Madonna, carnaval e investimento social privado

    O Carnaval passou, sobraram as suas lembranças. Como esta não é uma coluna de variedades, mas de sustentabilidade, o fato em questão ocorreu nos bastidores da grande folia e só veio a público por conta do trabalho jornalístico de Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo. Sua interessante coluna de 21 de fevereiro, no Caderno […]

  • GoodGuide, uma revolução no consumo consciente

    Ferramenta permite checagem de dados socioambientais referentes à composição de produtos

  • Uma pequena fábula para a comunicação consciente

    Para explicar o que acho que seja comunicação consciente, ou uma ideia próxima disso, ocorreu-me lançar mão de uma pequena fábula contemporânea de final infeliz. Dessas que têm alguns personagens malvados e outros ingênuos, tramas mirabolantes, mentiras, enganos, enganadores e enganados, lições de moral e ensinamentos de ética elementar. Até dezembro de 2008, Bern era, […]


Vídeo em destaque

 

twitter

Parceiros