Blog

PARA PENSAR FORA DA CAIXA

BLOG SITE

Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

Confira seus textos, deixe seus comentários, compartilhe em suas redes.

  • Em quem o brasileiro confia

    Mídia está entre as cinco instituições mais confiáveis, segundo levantamento do Ibope Ineligência

  • Tributação verde

    Lester Brown prega realocação tributária para estimular uso de fontes renováveis de energia.

  • Plano B para salvar a civilização

    Acabo de viver a rica experiência de editar o Plano B 4.0– Mobilização para Salvar a Civilização, o importante livro de Lester Brown, um dos mais notáveis pensadores mundiais da sustentabilidade.

  • Pensamento Sustentável – O impacto da sustentabilidade na percepção das marcas

    Contra fatos não há argumentos. Segundo o estudo Monitor de Responsabilidade Social de 2009, realizado pela Market Analysis, quase seis entre 10 consumidores da América do Norte (56%) e da Oceania (54%) admitem ter recompensado uma empresa por causa de práticas socioambientais, comprando os seus produtos ou falando bem deles para outros. Na Europa, esse número […]

  • Sustentabilidade, marca e consumo consciente

    Contra fatos não há argumentos. Segundo o estudo Monitor de Responsabilidade Social de 2009, realizado pela Market Analysis, quase seis entre 10 consumidores da América do Norte (56%) e da Oceania (54%) admitem ter recompensado uma empresa por causa de práticas socioambientais, comprando os seus produtos ou falando bem deles para outros. Na Europa, esse […]

  • Diesel, de novo.

    Na contramão da história Há dias em que me ufano  das recentes conquistas do País. E não me refiro às do futebol, mas às socioambientais, como, por exemplo, o controle momentâneo (aguardemos as próximas medições!) do desflorestamento da Amazônia. Há dias em que a fé na tão propalada vocação para País do futuro sofre abalos […]

  • 80 heróis que estão mudando o mundo

    Cada geração escolhe os seus heróis corporativos conforme os valores de seu tempo. Quem tem mais de 30 anos, certamente vai se lembrar dos yuppies, jovens executivos de Wall Street transformados em ícones profissionais dos anos 1980, filhos dos tempos dos governos Ronald Reagan (EUA) e Margareth Tatcher (Inglaterra). Em oposição aos libertários hippies dos […]


Vídeo em destaque

 

twitter

Parceiros