Blog

PARA PENSAR FORA DA CAIXA

BLOG SITE

Com passagens no início da carreira por Editora Abril, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo, ex-comentarista de Responsabilidade Social da TV Cultura e ex-consultor do programa Ação da TV Globo, Ricardo Voltolini foi articulista do jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos. É autor dos livros Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP/2004), Conversas com Líderes Sustentáveis (SENAC-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier/2013), Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa (Ideia Sustentável/2014) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015)

Há 15 anos escreve a coluna Pensamento Sustentável para a revista e o portal Ideia Sustentável. Em seus artigos, relata experiências vividas no dia a dia da prática de consultor, professor e conferencista, aponta e analisa tendências, apresenta e reflete sobre cases de empresas, convida o leitor a experiências de autoconhecimento e, principalmente, tentar provoca-lo a pensar fora da caixa.

Quando perguntado sobre por que escreve, Voltolini costuma lembrar uma passagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal. Tal faço eu, à medida que me vai lembrando e convindo à construção ou reconstrução de mim mesmo.”

Confira seus textos, deixe seus comentários, compartilhe em suas redes.

  • Eco-relações, profissão do futuro

    O movimento ascendente do conceito de sustentabilidade nos negócios levará à criação de novas carreiras profissionais até 2020, algumas delas com nomes estranhos, como, por exemplo, gerente de eco-relações. Essa é uma das conclusões da pesquisa Carreiras do Futuro, realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA). Baseado na […]

  • Moratória para o investimento social privado

    Com a crise econômica mundial, muitas empresas brasileiras glosaram seus investimentos sociais. Não há –é claro—números “oficiais.”, até porque este é um assunto sobre o qual não se gosta de falar. Mas analistas consultados por esta coluna estimam uma redução média entre 30% e 40% dos recursos aplicados em projetos sociais e ações de institutos […]

  • Natureza do negócio – A energia dos emergentes

    Há consenso entre os especialistas. A crise econômica gerada a partir do núcleo central do capital financeiro vai acelerar o processo de reformulação do mapa geopolítico. Nesse novo desenho, os chamados países emergentes conquistarão status de nações-líderes e passarão a fazer parte, com direito a voz e voto, dos maiores fóruns de decisão do planeta. […]

  • O papel do Brasil na redução de emissões

    Quarto maior emissor mundial, com 5% da cota planetária, o Brasil joga um papel importante na medida em que tem potencial para diminuir em 70%, até 2030, suas emissões de gases de efeito estufa com medidas de custos relativamente baixos. Esta é a principal conclusão de estudo apresentado, na semana passada, pela McKinsey & Company, […]

  • A difícil arte de listar as mais sustentáveis

    Boa parte dos leitores que acessaram esta coluna nos últimos seis meses o fizeram para solicitar a divulgação de rankings de empresas mais ou menos sustentáveis. Deixando de lado o interesse às vezes confesso –e compreensivelmente humano – de apenas confirmar os seus julgamentos ruins sobre empresas que lhes são antipáticas, o aumento do interesse […]

  • Os quatro agentes da mudança sustentável

    Com base no conceito de “campeões da responsabilidade socioambiental”, Wayne Visser, autor do livro Making a Diference (ainda sem tradução no Brasil), estabeleceu quatro categorias para definir os profissionais que atuam em sustentabilidade nas empresas. Eles podem ser especialistas, facilitadores, catalisadores e ativistas. Para chegar a essa classificação, o professor da Universidade de Mannheimm (Alemanha) […]

  • Crise de significados

    Artigo publicado há pouco na revista inglesa Ethical Corporation resgata, com dados interessantes, uma abordagem quase sempre esquecida no contexto dos supostos benefícios da responsabilidade socioambiental para uma empresa: o seu impacto na gestão de recursos humanos. Sobre isso, o máximo de conclusão a que se tem chegado –vale dizer, sem nenhum suporte de pesquisa […]


Vídeo em destaque

 

twitter

Parceiros